É possível ganhar mais dinheiro na contabilidade tendo uma unidade de negócio dentro do seu negócio contábil?
Vamos falar sobre as vantagens e problemas desse tema, acompanhe este conteúdo completo que preparamos para você!
O que é uma unidade de negócios?
A unidade de negócios pode ser chamada de subdivisão da empresa por segmento de atuação de mercado, linha de produto e etc.
Você sabe quando partir para uma unidade de negócios? Confira o artigo para conhecer alguns pontos que reforçam que a unidade de negócio contábil pode ser uma ótima ideia.
Força de tração diminui
Uma das situações em que isso pode ocorrer é quando você está em um mercado pequeno ou pelo tamanho do mercado dos segmentos que atende: às vezes o empreendedor está em uma cidade pequena e não consegue mais alavancar porque não tem mercado suficiente disponível, neste caso, ter uma outra unidade de negócios é uma opção.
Você pode vender gestão financeira para seus clientes e para outros que não são seus clientes, podendo ter por exemplo uma empresa que se dedique a área de treinamentos paralelamente, para poder treinar o seu cliente na parte de gestão.
Você também pode ter um small business, ou seja, atender empresas de porte maior, com uma concentração de receita maior, por exemplo, empresas de Lucro Real. Nesses casos você pode ter uma unidade de negócio, mas tem que estruturar sua empresa para isso.
Diversificação de fontes de receita
A cada dia mais podemos perceber que ter somente uma fonte de receita pode não ser interessante a longo prazo.
Olhando as movimentações de mercado pode perceber que não está conseguindo alavancar a sua receita, porque não tem essa diversificação de fontes de receita.
Isso também torna interessante para ter essa unidade de negócios.
Diminuição de risco
Existem mercados que estão mais sujeitos a ameaça.
Quem trabalha com empresas muito pequenas está sujeito a ameaça de uma simplificação tributária.
As empresas que trabalham com uma hipersegmentação voltada para atividades muito específicas, o seu negócio está focado somente naquele segmento e isso pode ser uma ameaça, caso houver alguma mudança dentro desse segmento.
Uma saída é ampliar um pouco isso, tendo uma unidade de negócios, sem perder a característica do negócio, criando uma unidade paralela – podendo ou não estar ligada à marca – fazendo isso começa a diminuir suas ameaças e se houver uma queda de um lado você tem outro lado que está tracionando e assim por diante.
Razões para não criar uma unidade de negócio contábil
Apresentamos acima três razões para criar uma unidade de negócios, porém, como o objetivo deste conteúdo é mostrar as duas vertentes, vamos falar sobre o que pode aparecer como “contra” para criar uma unidade de negócios. Confira!
Falta de estrutura e expertise
Vamos supor que sua atividade esteja vinculada diretamente a empresas do Simples Nacional, portanto, você está atendendo essencialmente PJ que são negócios muito pequenos.
Pensando em tracionar o seu negócio surge uma empresa maior de Lucro Real.
Essa empresa resultaria para o seu negócio um retorno que 20 empresas de Pessoas Jurídicas trazem, a princípio parece muito bom, mas será que essa é a realidade?
Para chegar a essa conclusão eu te pergunto:
- Você vai conseguir estruturar isso como uma unidade de negócio de fato?
- Você consegue efetivamente ter experiência para atender?
Muito cuidado! Às vezes o que pode parecer uma oportunidade imperdível, acaba virando um grande problema para o seu negócio.
Falta de “braços” para realizar o trabalho
A segunda razão é quando você não tem realmente braços e mão de obra para atendimento.
Você tem que pensar se consegue realmente atender essa unidade de negócios, se tem pessoas para tocar ou estrutura de pessoal para as coisas fluírem.
É como se tivesse uma outra empresa dentro da sua empresa, é uma unidade de negócios que precisa estruturar.
Se quer fazer algo que realmente possa dar resultados, tem que fazer uma estratégia assertiva em relação a isso.
Não dá para encarar isso de forma leviana, pegar um cliente que está totalmente fora da sua base comum pura e simplesmente por pegar e começar a oferecer o serviço de BPO Financeiro simplesmente porque é a moda.
Quando você não modela o negócio
Quando não tínhamos experiência para fazer BPO precisamos modelar isso. Eu e meu time fomos aprender com quem estava fazendo na prática e buscamos os atalhos com quem já tinha chegado aonde queríamos chegar.
Para que ficar quebrando a cabeça e apanhando sozinho, se eu posso pegar atalhos com pessoas que já fizeram isso e tiveram resultados?
Você tem que ter a estratégia de reconhecer que precisa aprender na prática e isso fará uma grande diferença para você.
Como estruturar uma unidade de negócios
Se você identificou que é vantajoso ter uma unidade de negócios, estamos no caminho certo! Neste momento vou explicar em três passos simples como estruturar uma unidade de negócios. Vamos nessa?
Estratégia
Dentro do marketing um dos conceitos mais antigos que nós temos é o conceito dos 4 “P”. Você já ouviu falar?
Preço
Praça
Promoção
Produto
Pensando neste conceito, você precisa definir uma estratégia na qual efetivamente possa trabalhar.
Qual o produto que vai entregar, o que vai fazer e como vai formatar esse produto para o mercado. Além disso, sempre pensando na visão que o seu cliente vai ter em relação a esse produto.
Um exemplo prático, se for vender serviços de BPO Financeiro.
A pequena empresa vai entender o que é isso de fato? Será que faz sentido para o cliente esse tipo de terminologia, para aplicar na sua empresa contábil?
Quando falamos em praça, estamos nos referindo a qual região que você vai atender. Ou seja, qual a segmentação de clientes que vai atender, onde pode levar o seu mercado para realmente ter resultados?
Pense até onde é possível atender com um serviço como esse ou qualquer outro.
Avalie sempre como essa unidade de negócio pode fazer uma estratégia de marketing para atender e até que região que seria factível, pelo investimento que você pode fazer.
Antes de mais nada, você deve definir o seu produto, a sua praça, sua estratégia de comunicação para promoção, ou seja , como vai vender e fazer para que esse produto seja aceito no mercado.
Se você não definir esses aspectos terá dificuldades, portanto, pense claramente que é necessário definir esses 4 “P” para começar.
Processos internos
Se você está lançando um produto e ele faz parte da sua marca principal, quais são os processos internos dentro deste produto?
É preciso definir como serão os processos, quais pessoas estão envolvidas, qual o tipo de tecnologia você vai utilizar, como vai fazer para que isso realmente seja entregue e como vai ser o sistema de suporte para este cliente.
Você tem que modelar seu negócio e buscar a experiência de quem já está fazendo, precisa ir para um caminho para fazer as coisas de fato acontecerem.
Validação de hipóteses e ajustes
Você não vai ter um produto perfeito, coloque isso na sua cabeça!
Se esperar o produto perfeito para lançar no mercado, vai lançar tarde demais e perder o timing desse produto.
É indispensável partir para validação de hipótese, definindo um produto mínimo depois você pode ir validando as hipóteses, para ver o que faz sentido.
Você deve avaliar:
- Se a ideia de suporte faz sentido;
- Se o preço que determinou faz sentido;
- Se a sua estratégia de comunicação está assertiva;
- Que tipo de ajuste precisa fazer para evoluir o seu produto com uma segunda versão e muito mais.
Ou seja, nós precisamos entender que conduzir uma estratégia como essa é parecido com o que fazem as empresas de tecnologia que vão evoluindo o seu produto e entregando melhorias, depois que ele já foi lançado no mercado.
Se tem problemas na entrega, as empresas corrigem numa entrega posterior e fazem correções constantes.
As empresas estão sempre evoluindo e se esperarem tudo estar perfeito para começar, acabam perdendo o timing do lançamento.
Entenda que errar faz parte do jogo e o próprio consumidor do seu produto te ajuda a construir um produto melhor, isso é estratégico e se aplica aos seus e aos nossos negócios.
Essa é a metodologia de unidade de negócios que criamos na nossa empresa.
Quer saber mais e ter resultados? Entre em contato conosco!
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