Imagem mostra empresário contábil acessando site contábil profissional

Site contábil: Como criar o melhor modelo para sua Contabilidade

Ter um site contábil é algo obrigatório para seu processo de atração de clientes.

Por mais que você tenha presença nas redes sociais ou até mesmo seja um escritório conhecido na sua região, é pelo site que o prospecto vai conhecer mais sobre sua Contabilidade.

Se você não tem um site ou se ele está muito mal feito, pode ter certeza que isso vai fazer sua Contabilidade perder vendas para outros concorrentes mais bem posicionados.

Mas o que é um site contábil bem feito? Como transformar esse site em uma ferramenta de vendas para seu escritório? Quais cuidados tomar ao desenvolver seu site?

Vou compartilhar com você a seguir o que mais tem funcionado para mim nos últimos anos e que ajudou a atrair mais de 3 mil clientes para a Tactus.

Os dois principais objetivos de um site contábil

Antes de entrarmos nos detalhes de como estruturar o seu site contábil, é importante entender quais são os dois principais objetivos do seu site:

1) Divulgação da sua marca

Se você está começando agora a atrair clientes contábeis e ainda não pode investir em tráfego pago, comece com um site simples apenas para divulgar sua marca.

Isso vai ajudar você no processo de vendas, pois lá vão constar mais informações sobre seu escritório, para que o prospecto possa acessar e ver o que sua empresa faz.

Você pode ter todas essas informações em uma única página, o que vai baratear o custo do seu site.

E depois, quando puder investir em marketing contábil, você vai acrescentando páginas e deixando seu site mais forte do ponto de vista comercial.

2) Conversão de clientes

Agora, se você quer de fato investir num processo comercial mais forte, seu site contábil vai ganhar uma importância especial na sua estratégia de vendas.

Neste caso, este site deverá ter páginas específicas para conversão, o que chamamos de landing pages.

Você pode criar landing pages focadas em algum serviço (abertura de empresas, por exemplo) ou segmentos e mostrar os diferenciais do seu escritório.

Pode também oferecer materiais como e-books, vídeos de orientação sobre determinado tema e solicitar o contato do prospecto para ele poder acessar estes conteúdos.

Assim você mostra que tem autoridade no seu segmento, gera valor para o prospecto e ainda pode entrar em contato com ele para vender seus serviços contábeis

A estrutura de um site contábil que vende

Para ficar mais claro como estruturar um site contábil para conversão, eu vou compartilhar aqui o que eu considero o modelo ideal e que recomendo para os meus mentorados da AH Mentoria.

1) Página principal (Home)

A página principal é a mais importante do seu site, pois é a que será mais acessada pelos usuários.

No topo da página, logo abaixo do menu, você precisa basicamente de três componentes essenciais:

  • Headline (Título)
  • Subheadline (Reforço do Título)
  • Chamada para ação

Veja como exemplo o site da Tactus:

Seção 1 do site contábil da Tactus

Dessa seção para baixo, você deve priorizar informações que sejam mais relevantes para o lead tomar a decisão de entrar em contato com você.

Essas seções intermediárias da Home devem conter, por exemplo:

  • Breve história da sua empresa;
  • Segmentos atendidos;
  • Números e elementos de autoridade;
  • Serviços prestados;
  • Diferenciais da sua empresa;
  • Depoimentos de clientes;
  • Chamadas para ação distribuídas na Home para entrar em contato pelo Whatsapp;
  • FAQ com as principais dúvidas sobre seus serviços;
  • Rodapé com links das principais páginas e, obrigatoriamente, CRC da empresa e do responsável técnico;
  • Etc.

2) Página de serviços

Seu site deve ter também uma página explicando sobre os principais serviços prestados pela sua Contabilidade, como abertura de empresa, DP, planejamento tributário etc.

Ou você pode optar também por fazer uma página específica de um serviço que gere demandas principais de novos clientes, como abertura de empresas.

Nessa landing page, procure mostrar os passos principais para abrir uma empresa, mostrando que é um processo muito simples e que pode ser feito rápido.

Isso vai ajudar a quebrar objeções e facilitar a decisão do prospecto entrar em contato com você.

3) Página de planos

Ter uma página de planos de serviços é essencial, principalmente para quem vende contabilidade digital. 

Nessa página, coloque três planos, do básico ao avançado, destacando as diferenças entre eles.

Mas não divulgue o preço, pois o objetivo é estimular o lead a entrar em contato para saber mais.

É assim que fazemos na Tactus:

Exemplo de plano de serviços no site contábil da Tactus

4) Página de segmentos atendidos

Mesmo que o seu escritório não seja segmentado, é importante você colocar os principais segmentos atendidos.

Isso gera identificação com o lead e mostra autoridade da sua Contabilidade nestes segmentos.

Você pode citar seis segmentos mais estratégicos e outros genéricos como comércio em geral e prestadores de serviços em geral, por exemplo.

Se não der certo, é só você trocar.

5) Página de parceiros

Tudo o que ajuda a dar informação para o lead no processo de vendas é válido colocar no site.

Então você pode ter uma página só mostrando os parceiros da sua Contabilidade, como empresas de conta digital, softwares, seguros etc.

Apenas se certifique de serem parceiros conhecidos e com autoridade no mercado, para que isso agregue valor aos seus serviços.

6) Materiais para baixar

Considere também ter uma página com conteúdos estratégicos que possam ser baixados, como e-books, planilhas, séries de vídeos e outros materiais.

Assim, o lead vai se sentir estimulado a informar os dados de contato dele (nome, email e Whatsapp) para ter acesso a esses materiais.

Aí é seu papel criar um funil de vendas de serviços contábeis para manter relação com esse lead e conduzi-lo naturalmente a agendar uma reunião para apresentação de proposta de serviços contábeis.

7) Página de blog

É importante ter um blog dentro de seu site contábil, desde que você crie conteúdos autorais para serem encontrados em buscas no Google.

Não adianta replicar conteúdo de terceiros, pois isso não vai ajudar no ranqueamento para buscas orgânicas.

Crie pelo menos um artigo por mês e depois vá aumentando, conforme os resultados forem surgindo.

8) Trabalhe conosco

Se você tem um grande fluxo de funcionários no seu escritório, faz sentido também ter uma página de “Trabalhe Conosco” para auxiliar o RH no recrutamento.

Nessa página você pode informar os diferenciais de trabalhar no seu escritório, benefícios, cultura da empresa e outras informações que sejam interessantes para futuros colaboradores.

9) Página de contato

Essa página é muito estratégica, embora poucas Contabilidade deem a devida atenção para ela.

Nela você pode colocar informações que ajudam a quebrar objeções do prospecto, como o endereço da sua empresa, fotos do escritório (se tiver boas imagens) e seu telefone de contato.

Pode colocar também o CRC da empresa e do responsável técnico. Tudo isso vai ajudar a mostrar sua credibilidade.

Como atrair visitantes para o seu site contábil

Você precisa pensar no seu site contábil como a loja de um shopping.

Depois que você deixou sua vitrine impecável com os passos acima, é hora de chamar as pessoas para visitarem seu site.

Para isso você vai usar:

  • Tráfego pago: Anúncios no Google Ads para palavras-chave estratégicas (Contabilidade em [sua cidade], por exemplo), Meta Ads (Instagram e Facebook) e TikTok Ads;
  • Tráfego orgânico: Perfil no Google Meu Negócio e conteúdos otimizados para ranquear no Google. 

O que você precisa saber sobre posicionamento orgânico no Google

É importante saber que em uma estratégia de posicionamento orgânico, por exemplo, você precisa de um prazo acima de 6 meses para os resultados aparecerem com consistência.

Além disso, tenha uma estratégia em que saiba quem são seus concorrentes e qual o posicionamento que eles se encontram.

Analisar o que os concorrentes estão fazendo permite criar ações que possibilitem se posicionar organicamente melhor.

Pontos importantes:

  • Não se esqueça de também pensar na velocidade do seu site e no tipo de servidor que vai utilizar, porque isso vai influenciar em vários aspectos.
  • segurança do seu site é indispensável.
  • Você precisa pensar nos termos que vai utilizar dentro do seu site e qual o termo principal que quer trabalhar no seu site.
  • Seu site precisa ter boa usabilidade no computador, celular e tablet.

Ou seja, trabalhar o posicionamento orgânico é algo muito mais complexo do que comprar tráfego no Google Ads, por exemplo.

Ferramentas de automação de marketing

Se você vai fazer uma captação de leads no seu site, é importante utilizar alguma ferramenta de automação de marketing para construir um funil de relacionamento com esse prospecto.

Normalmente você faz isso através de um serviço específico de marketing, podendo utilizar o Lead Lovers, RD Station, entre outros.

Já vimos muitas vezes as pessoas contratarem ferramentas caras sem necessidade, pois não usam o seu potencial e custam muito para a empresa mensalmente.

Você pode ter uma ferramenta que te entregue aquilo que precisa, e ainda ser de baixo custo e isso te ajuda muito, pois essas automações facilitam o seu trabalho.

Como criar estratégias digitais para trazer clientes e escalar seu negócio contábil

Ter um site contábil focado em conversão é apenas o básico dentro de uma estratégia digital capaz de trazer novos clientes todos os meses para seu negócio.

Para se aprofundar ainda mais, preparamos uma série de aulas práticas no AH Club, nossa plataforma digital com mais de 40 cursos para escalar seu escritório contábil.

Já na AH Mentoria você terá acesso direto a mim e ainda absorver a experiência de centenas de empresários contábeis que já estão tendo sucesso nos seus negócios.

Entre em contato com meu time e saiba quais requisitos você precisa para poder fazer parte da AH Mentoria.

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Hexagram symbol
25 minutos atrás

“I agree with your points, very insightful!”

Keith Casper
1 dia atrás

I wanted to take a moment to commend you on the outstanding quality of your blog. Your dedication to excellence is evident in every aspect of your writing. Truly impressive!.

6 meses atrás

Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

Fábio Henrique Silva
3 anos atrás

Anderson Hernandes, obrigado pelo conteúdo específico e difícil de encontrar nas redes …. Sou Fábio, atuo como Analista de TI em um escritório de Contabilidade, temos em média 80 funcionários e estou querendo apresentar este projeto de contabilidade digital. Inicialmente iria iniciar por alguns serviços ..migrando aos poucos e ampliando nosso território de cientes, para todo o território nacional, seria isso possível ? Temos recursos e somos uma empresa que está acompanhando a tecnologia.. temos e-book em nosso site .. temos plataformas de recebimentos e entregas de documentos, trabalhamos com robotização de processos e agora quero implantar a otimização de processos na empresa e ganhar aquela moral com o chefe ! o que você acha ?

AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

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