Há mais de 10 anos eu li o livro de Jack Trout e Al Ries, um clássico de marketing que é um best-seller chamado Posicionamento – A Batalha por sua Mente. Esse foi um dos maiores influenciadores do meu pensamento estratégico que ensina que um dos conceitos de posicionamento na mente do cliente é que você pode se destacar, dentre muitas maneiras, sendo o primeiro em sua categoria.
Essa premissa permeou minhas estratégias de estudo profissional e me ajudou a encontrar um nicho, até anos atrás, pouco explorado no mercado contábil. Quando comecei a investir meu tempo nos estudos de marketing contábil logo notei que faltava matéria de qualidade nesse nicho e em pouco tempo reuni muita informação e dicas de marketing para publicar o livro Marketing Contábil – Estratégias para Empresas de Contabilidade. Esse foi o começo para uma série de lançamentos de conteúdo direcionado para o mercado contábil e que permitiram muitas conquistas, dentre elas a de ser a maior referência no tema marketing contábil no Brasil.
De que forma um profissional pode se destacar no mercado e tornar-se referência em determinado nicho? Para isso, eu pessoalmente uso a estratégia, aprendida com Trout, de ser o primeiro nessa categoria. E tem dado muito certo.
Por exemplo, no tema marketing contábil sou o primeiro nas buscas do Google, fui o primeiro a publicar dois livros sobre o tema, sendo que o segundo deles, Marketing Contábil 2.0 teve 5 mil downloads em 24 horas de lançamento. Também foi meu o primeiro artigo com o tema Marketing Contábil Digital, até então um termo desconhecido que já tem seguidores publicando matéria adicional sobre ele. Também criei a primeira página de vendas de serviços contábeis com vídeo, uma estratégia até então desconhecida no mercado contábil. O primeiro curso de Negociação para Escritórios de Contabilidade e o treinamento Como Abrir um Escritório de Contabilidade são também únicos no mercado. Alguns outros lançamentos que fiz provavelmente demorarão muito para ter produtos concorrentes a altura, face a curva de experiência no mercado. Desses posso citar o Workshop de Marketing Contábil, realizado com um dia de duração, também o curso online de Marketing Contábil 2.0 que possui dezenas de videos de conteúdo completo sobre o tema.
Ser o primeiro trás muitas vantagens sobre o ponto de vista de mercado. Por exemplo, recebo pelo menos uma solicitação de proposta de consultoria em marketing contábil por semana, mas por motivos de agenda só consigo atender cerca de 6 a 8 por ano. Todos os dias recebo perguntas, solicitações de informações adicionais, pedidos de ajuda, dúvidas de alunos, ou seja, uma vasta oportunidade de gerar ainda mais conteúdo que normalmente são alimentados em forma de vídeo no meu canal do YouTube. Em 2014 produzi mais de 400 vídeos entre conteúdo de cursos e YouTube.
Mas, não pense que ser o primeiro em uma categoria é uma posição fácil de se manter, pois não é. Por exemplo, exige-se um acompanhamento diário de tudo que acontece no mercado para aprender novos cases, estratégias que estão dando certo, possibilidades de novos produtos e também o monitoramento de conteúdo postado sobre o tema. Levo tão a sério isso que tenho um monitoramento automático sobre mais de 20 termos-chaves e recebo por e-mail qualquer publicação indexada na internet sobre eles. Paralelamente invisto grande parte do meu tempo aprendendo e como não tenho uma fonte de referencia no tema Marketing Contábil para me inspirar, busco materiais de referencias em outras áreas correlacionadas e aplico no o mercado contábil. Isso me permitiu por exemplo gerar novos cursos e produtos para esse nicho.
Mas e você como poderá ser a referência, o primeiro da lista no seu nicho de mercado? Vou dar algumas dicas:
1) Seja conteudista no nicho escolhido;
2) Escolha micro nichos pouco explorados e que estão mal referenciados, como fiz no marketing contábil;
3) Monitore tudo que se fala sobre o nicho escolhido;
4) Seja inovador, esteja a frente do mercado, surpreenda a todos com novidades;
5) Tire proveito dos resultados obtidos, mas não se esqueça de servir as pessoas;
6) Compartilhe muito conteúdo gratuito e dê o gosto para sua audiência do conteúdo pago;
7) Aprenda com áreas correlacionadas no mercado e aplique no seu nicho;
8) Seja audacioso, não faça o que os outros estão fazendo, faça diferente.
Se aplicar essas dicas com certeza aumentará sua referência no seu nicho de mercado e terá melhores condições de chegar ao topo e ser o primeiro. Sucesso!