Anderson Hernandes PROTAGONISTA DO SEU NEGÓCIO CONTÁBIL

PROTAGONISTA DO SEU NEGÓCIO CONTÁBIL

Se quer ter sucesso na sua empresa contábil existe um elemento que não pode desconsiderar: você precisa ser o protagonista do seu negócio contábil.

O que precisa fazer para assumir esse protagonismo? O que precisa evitar?

Mude sua visão em relação a você mesmo, suas ações e seus resultados. Confira o artigo que preparamos para você!

Assuma o seu papel

A primeira coisa que precisa entender é sobre esse papel do protagonismo.

O seu cliente não é dono do seu negócio contábil.

Isso pode soar um pouco exagerado, mas será mesmo que agimos sempre como donos do nosso negócio contábil?

imagem que represente pessoa autoritária
Quando você se coloca numa situação em que o cliente pode te dar ordens, quer seja para você ou para o seu time, está perdendo o papel de dono do seu negócio contábil

É óbvio que temos que prestar um excelente atendimento e ter uma relação de respeito com nosso cliente e precisamos atender aquilo que ele precisa de fato. Mas, existe uma diferença muito grande entre atender alguma coisa do seu cliente e cumprir uma ordem do seu cliente.

Quando o cliente está determinando que ele vai ser atendido como quiser simplesmente por “estar te pagando”, nesse caso, ele está dando ordens no seu negócio.

Ele se acha no direito, as vezes até inadimplente com as mensalidades, de te falar como fazer o seu trabalho.

imagem que represente aperto de mãos
É muito importante entender que uma relação profissional é uma relação bilateral

Existem obrigações para ambas as partes. Uma coisa importante que você precisa entender: quando você se coloca numa situação de aceitar aquilo que o cliente quer você coloca em risco o seu negócio contábil.

A importância das regras

Um cliente que acha que ele pode ser atendido da forma que ele quer, pode acabar sugando a energia do seu time ou a sua própria energia. O valor da prestação de serviços comparado a energia consumida por essa prestação, não é vantajosa.

imagem que represente pessoa com falta de ânimo no trabalho
Você começa a ter problemas até mesmo de motivação dentro da própria contabilidade

Tenha cuidado ao se colocar numa situação que não pode dizer “não” para um cliente, nem mesmo dispensá-lo e ter que aceitar aquilo que ele determina, as coisas não são assim!

As pessoas não agem num estabelecimento comercial como acham que podem agir, existem regras, e o seu negócio contábil também precisa de regras.

Você precisa ser capaz de impor essas regras. Caso se coloque numa posição de inferioridade, pelo fato de ser um prestador de serviços, terá problemas.

Não deixe isso acontecer! 

Alguns profissionais, por mais óbvio que seja, têm dificuldade de enxergar que existe uma relação bilateral.

Operação com resultados

O segundo aspecto é que nada substitui o lucro. Tratando especificamente dessa relação bilateral, para que essa relação seja sadia, temos que ter lucro nessa operação: na prestação de serviços e lucro para o cliente que está recebendo o serviço prestado.

Se ele recebe um serviço inferior ao contratado, significa que está sendo punido de uma forma injusta em relação a essa prestação e você não pode entregar esse tipo de serviço para ele. Por outro lado, você não pode trabalhar tendo prejuízo dentro de uma operação.

imagem de condição pessoa incomodada com situação
Muitas vezes o empreendedor se vê refém de um cliente, e neste momento ele precisa fazer contas e pensar

Ao analisar um cliente ele pode se deparar com um contrato deficitário.

Você precisa analisar muito bem e pensar com clareza, mesmo sendo um contrato deficitário podemos ficar um pouco refém em relação a esse contrato, pois não dá para mudar da noite para o dia.

Mas, precisa colocar um prazo de término para um contrato deficitário.

Você pode se planejar e dispensar esse cliente depois de ter conquistado outros para o lugar dele, para se desfazer sem prejuízos.

Tudo isso porque nada substitui o lucro.

imagem que represente sinal negativo com as mãos
Você não pode aceitar esse tipo de situação sendo protagonista do seu negócio contábil

Você pode até consumir o seu lucro para fazer o seu escritório crescer, investir em marketing, mas não pode ter um contrato deficitário.

Ao ter um contrato que não gera lucro, coloca sua empresa em situações ruins. Primeiro você está gerando prejuízo de um contrato, segundo que está correndo riscos sem ganhar absolutamente nada.

Adequação de valores

O terceiro ponto é cobrar aquilo que é justo.

É muito importante entender o conceito disso, você precisa estabelecer o que é o seu conceito de justo.

Se você está numa fase que quer fazer o seu negócio crescer e alavancar a sua carteira de clientes, pode cobrar um preço mais baixo, mas que permite escalar mais o seu negócio.

Assim, terá menos objeção para fechar um contrato e consegue ampliar a carteira de clientes.

Em determinado momento, pode se colocar numa situação em que aumenta o preço do seu serviço porque já chegou na carteira que queria. Você vai ajustando essa questão de preço, não cabe a mim dizer o quanto deve cobrar.

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Lembre-se: seu cliente não pode colocar preço no seu serviço contábil

Chega até ser um desrespeito o cliente desvalorizar a sua prestação de serviços e pagar o valor que ele acha que vale, afinal, você sabe o quanto custa a sua operação, ele não!

Assumir esse processo de protagonismo é essencial para o seu sucesso.

Falamos muito de clientes mas é importante que entenda que esse processo de protagonismo se expande em muitas situações dentro do empreendedorismo contábil.

Nas suas relações com seus profissionais, com seu time e nas relações comerciais com fornecedores de serviços.

Eu não posso permitir que uma empresa que presta serviços para mim, por exemplo, venha achar que é dona da nossa empresa. Se o serviço que foi contratado por nós, e quando entregue não estiver de acordo, nós definitivamente não aceitamos.

Esse papel de protagonismo vai se aplicar a diferentes aspectos do seu negócio, da sua função como gestor e da sua vida profissional.

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Quando se enxerga de uma forma inferiorizado em relação ao que você é como profissional, começa a perder a sua função protagonista

Eu sei que as coisas não são tão simples, quando você ainda não tem segurança técnica ou já enfrentou algum tipo de problema antes, isso pode te colocar numa postura mais inferiorizada, mas nós temos que construir isso no nosso dia a dia.

Se você acha que te falta algo tecnicamente, corra atrás.

Se não sabe se vender ou construir uma relação mais sólida da sua marca, estude isso!

Mas acima de tudo, a valorização é uma coisa que vem de dentro para fora.

Se internamente não se sentir valorizado e não souber que seu trabalho é importante, não vai conseguir assumir esse papel protagonista.

Olhe o tamanho da responsabilidade que temos na nossa empresa contábil, a quantidade de pessoas envolvidas atendendo centenas de clientes, existem muitos fatores envolvidos para que essa engrenagem funcione de fato.

Estou me referindo a tecnologia, processos internos, conhecer aspectos técnicos da legislação, saber como lidar com o cliente, rastreabilidade dos atendimentos e muito mais!

Você acha que tudo isso pode dar certo se eu não for o protagonista do meu negócio?

Se você não assumir o seu papel isso vai comprometer os resultados!

Esse é o momento de mudar e fazer valer o seu conhecimento, seu profissionalismo e construir uma posição diferenciada dentro do seu mercado.

Não significa se achar melhor que seu cliente ou menosprezar o mercado que vai atuar, você deve se colocar em uma posição equilibrada.

Saber que essa relação é bilateral e entender que se você não se colocar nessa posição, o seu cliente se torna dono do seu negócio.

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