Anderson Hernandes O QUE UMA EMPRESA CONTÁBIL PODE APRENDER COM A SPOTIFY

O QUE UMA EMPRESA CONTÁBIL PODE APRENDER COM A SPOTIFY

Você é assinante do Spotify?

Se a resposta para essa pergunta for “sim” você sabe que pode aprender com o case do Spotify e aplicar no mercado contábil?

Por mais que se tratem de serviços de ramos diferentes existem pontos que podem ser utilizados em ambos mercados de recorrência.

Vamos voltar ao tempo, um pouco, e entender como eram as coisas antes do Spotify…

Primeiramente nós tínhamos muito vinil e ele foi substituído pelo CD, que já apresentava uma qualidade de reprodução infinitamente superior ao vinil.

Depois disso surgiram os discmans, que eram tocadores de CD portáteis e também representaram uma evolução neste sentido.

O avanço no armazenamento de música
Evolução do armazenamento de músicas

Um tempo depois surgiu o Mp3. Baixávamos as músicas e transferíamos para o aparelho, que era bem menor fisicamente que o discman, e ficou muito mais fácil escutar música assim.

As desvantagens é que o aparelho de Mp3 tinha uma limitação com a memória e era necessário fazer o processo de transferência do arquivo de música para o aparelho.

Pensando neste percurso podemos perceber onde a evolução nos trouxe.

Hoje temos acesso a uma infinidade de músicas somente através do celular.

Com a chegada do Spotify temos todas as músicas disponíveis online e para download e podemos ouvir mesmo sem conexão com a internet.

Essa é uma das possibilidades ao contratar o plano pago da plataforma.

E dentre os planos existe a opção também da contratação de um plano familiar que tem algumas licenças para serem compartilhadas entre as pessoas que moram com você.

Há disponível também o plano free que, por ser grátis, apresenta algumas limitações como propagandas e etc.

Após o surgimento deste tipo de plataforma ninguém mais, no dia a dia, utiliza outra forma para ouvir suas músicas favoritas.

Uma vez que baixamos o aplicativo e conhecemos a sua facilidade ele se torna quase que indispensável para a nossa rotina.

Como o Spotify faz o seu processo de recorrência e o que isso se aplica a uma empresa contábil?

Processo de recorrência

Primeiramente o serviço de cobrança que ele instituiu permite que você tenha diversas formas de fazer o pagamento e essas formas só são possíveis através da tecnologia, pois todo o serviço é processado de forma automatizada.

Dentro do aplicativo é possível fazer o pagamento via cartão de crédito, cartão de débito ou via boleto, e todos eles são processados de maneira automatizada.

Mas, ao mesmo tempo que é um processo feito de forma automatizada, existem características humanizadas neste processamento, como o comunicado que é enviado ao cliente, o envio da fatura e etc.

Tudo é feito de forma “humanizada” mesmo com a utilização da automação, e somente a tecnologia permite isso.

O Spotify cria um processo de envolvimento com seus usuários muito grande, e esse envolvimento diminui a saída de clientes.

Processos automatizados e humanizados
Utilização de processos automatizados com atendimento humanizado

A plataforma consegue identificar quais são os gostos musicais do usuário e baseado nisso ele faz uma série de sugestões que permitem que o usuário esteja sempre por dentro das novidades relacionadas às suas preferências musicais.

O sistema traz uma facilidade e conforto para o usuário que são indiscutíveis.

Hoje ao usar o Spotify temos disponíveis, a um toque, milhões de músicas.

Esta situação era impensável há um tempo atrás, quando a realidade mais “moderna” disponível era baixar as músicas em Mp3 e transferi-las para outro aparelho.

E os artistas querem suas músicas no aplicativo, pois, isso permite que eles tenham uma visibilidade muito maior.

Tecnologia presente

E para levar tudo, este conceito de recorrência e fidelidade, para o seu serviço de contabilidade a primeira regra é usar a tecnologia.

Para que tenha qualquer tipo de serviço de recorrência no mercado é indispensável a adoção da tecnologia.

Imagine se o Spotify fosse processar os milhões de usuários que tem no mundo sem o uso de automação tecnológica preparada para fornecer o melhor serviço possível?

Além disso o serviço de tecnologia traz também o barateamento.

O uso da tecnologia proporciona uma economia para o seu negócio
Economia presente com o uso da tecnologia

E tudo isso é possível através de serviços disponíveis hoje.

Um serviço semelhante a esse que nós temos, e que é aplicável a contabilidade, é o serviço da Iugu.

A Iugu é uma plataforma que permite sua empresa criar processos automatizados e isso inclusive ajuda que o seu processo de cobrança seja muito mais eficiente com um número muito menor de pessoas envolvidas e uma possibilidade de falha infinitamente menor.

Através dessa plataforma o empreendedor contábil pode gerenciar a cobrança da sua empresa sozinho. Utilizando este tipo de sistema apenas um colaborador dedicado a isso fará tudo usando essas automações.

O grande problema existente nos serviços de recorrência, como dito acima, é o churn, que é a saída de um usuário assinante daquele serviço.

Em todos os serviços SAS (Statistical Analysis System) que são serviços disponíveis nas nuvens ou mesmo os serviços disponíveis através de aplicativos como Spotify existe o problema de churning, e na contabilidade isso não é diferente.

E na contabilidade, isso não é diferente. Se tiver um serviço digital, que é o caso do nosso serviço na Tactus, que é digital, vai enfrentar também este problema.

Uma das principais métricas que nós olhamos, uma vez que temos um processo de aquisição recorrente que é bem interessante, é a de quantas pessoas deixam mensalmente de utilizar os nossos serviço, quantas empresas estão saindo da nossa base.

Ao colocar um número determinado de empresas na sua base, se essas empresas deixam de pagar pelo serviço contábil ou saem da nossa base isso pode gerar uma perda financeira.

Conexão com o cliente

Com o uso das automações é possível reduzir muito esse aspecto porque encontramos uma série de facilidades que nos permitem a conexão maior com o nosso cliente.

E essa lição que podemos aprender com empresas como a Spotify: é possível crescer exponencialmente a sua empresa contábil utilizando tecnologia, pois através da automação e tecnologia criamos um envolvimento maior com o cliente.

Maior conexão com o cliente através da tecnologia
Clientes conectados através da tecnologia e um serviço de qualidade .

E fatalmente a tecnologia que envolve um processo de cobrança é algo que deve ser levado em consideração.

Aprenda com outras empresas que estão em outros mercados distintos da contabilidade, que é o caso do Spotify que está no ramo de entretenimento mas serve de base para aplicar tecnologias no mercado contábil.

O grande desafio que nós temos para ter sucesso com a recorrência é: conectar a nossa empresa com os nossos clientes da melhor maneira possível, e conseguir que os nossos clientes, uma vez conectados, permaneçam na nossa base.

Garantindo a permanência dos nossos clientes mantemos o processo de rentabilidade e ao mesmo tempo diminuímos a inadimplência dentro deste processo, o que  só é possível com tecnologia e um serviço de qualidade para que possamos entregar o melhor para o nosso cliente.

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AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

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