Você é contador e está com problemas na captação de clientes?
Estive recentemente com o Rogério da Abertura Simples para esclarecer uma dúvida importante: Eles podem te ajudar a conquistar clientes contábeis?
Antes de responder vamos entender o que é a Abertura Simples.
Eles são o primeiro portal de abertura de empresas do nosso país. Conectam novos empreendedores a sua empresa para que possam ajudá-los a constituir o negócio de maneira eficaz.
Claro que desse encontro veio muita coisa boa. Tive um papo bem interessante sobre aquisição de clientes, como tracionar a sua empresa contábil, onde é que efetivamente consegue chegar com uma estratégia de marketing.
E compilei essas informações para oferecer a você o melhor desse encontro.
O Rogério tem feito um trabalho excelente neste processo a nível nacional. Com um processo de aquisição de clientes muito estruturado tem uma carteira bastante expressiva.
Como ele consegue?
Esse processo de aquisição funciona basicamente através de produção de conteúdo e investimento em mídia paga.
Entre essas mídias estão o Google, Facebook e Instagram, por exemplo, mas cerca de 70% do resultado vem via Google Ads, com campanha de mídia paga.
Isso traciona o escritório deles há mais de 5 anos, e nos últimos 3 anos investiram pesado nessa questão. Eles visam à criação de conteúdo em massa, são criados cerca de 4 a 5 conteúdos por dia para tracionar isso para a base do escritório.
Criação de Conteúdos
E essa questão de criação de conteúdo é um ponto muito interessante.
Muitas vezes a pessoa que monta o site contábil acredita que basta que ela coloque um conteúdo por mês para traciona-lo, mas não é assim.
Claro que todas as empresas não precisam produzir na mesma proporção que eles produzem na Abertura Simples, mas é preciso produção de conteúdos constante, e um conteúdo por mês não atenderá essa demanda.
Com um conteúdo por mês você não vai tracionar, é preciso ir além.
E, além disso, o conteúdo por si só não traciona sozinho, muitas vezes é preciso impulsionar o conteúdo, principalmente quando o seu site não tem relevância.
O que podemos observar no mercado, vindo de empresas que não procuram o conhecimento, é a produção de conteúdo em excesso e nada traciona. Isso se assemelha a postagens no Facebook constantes com, por exemplo, 3 curtidas.
O conteúdo está lá, mas não há público ou interesse.
Isso acontece bastante e as pessoas acabam acreditando que conteúdo não vale a pena porque não traz resultado.
E ele traz resultado, só que é preciso uma base e criar relevância para o seu site, preparar o tipo de conteúdo para o público que pretende atingir, é importante que tenha isso planejado.
Na minha empresa a Tactus, eu proporciono imersões de marketing contábil que demonstram como executar passo a passo da produção de conteúdos, e isso tem sido esclarecedor para muitas pessoas.
O posicionamento de SEO é uma coisa importante também, ele é aonde o Google vai te jogar se é na primeira página ou nas páginas seguintes.
Quando a empresa não está na primeira página, não tem visibilidade e o objetivo é conseguir posicionar os conteúdos sempre na primeira página.
Mas não é uma tarefa fácil.
Talvez você não consiga posicionar um conteúdo comum muito genérico, mas se conseguir segmentar esse conteúdo será mais fácil atingir o posicionamento, essa é uma das estratégias do posicionamento.
Campanhas Pagas
O Abertura Simples também tem investido na área de marketing no que diz respeito a compra de tráfego , que são as campanhas do Facebook, AdWords e assim por diante.
E para quem não conhece o Abertura Simples, eles estão presentes em mais de 250 cidades do Brasil com os seus contadores parceiros. São produtores de oportunidades.
O que eles oferecem é muito significativo para quem está com problemas na captação e conversão de clientes.
À medida que os contadores procuram pela Abertura Simples, e se associam, tornando-se parceiros têm acesso a todo o conteúdo que oferecem.
E o que traciona o crescimento do seu escritório é investimento em mídia paga, seja essa mídia Google ou outras, é preciso investir em campanha para obter um retorno mais rápido.
Até um conteúdo tracionar de maneira orgânica leva um tempo, mas claro que existem vários casos de empresas que lançam o conteúdo e ele traz retorno nos dias posteriores rapidamente, mas é exceção à regra.
O objetivo que o marketing contábil tem é analisar esses fatores.
Para tracionar o crescimento do seu escritório com marketing digital é necessário que impulsione esse conteúdo com investimento, comprar tráfego para que possa crescer.
A Abertura Simples tem como 80% do seu retorno clientes via trafego pago. E de certa forma essa questão do tráfego pago parece bem simples, pode parecer que com anúncios no Facebook e Google o problema está resolvido.
Mas não é assim que funciona.
Existem inúmeras formas de fazer uma campanha e ter conhecimento dessas formas faz toda a diferença.
É claro que o empreendedor pode acessar o Google e tentar criar a campanha dele, e o Google até pode ajudar a fazer isso, pois criar a campanha é possível para qualquer um com um pouco de domínio, mas o mais importante é a análise do resultado.
E para isso é preciso perícia!
Só assim saberá qual palavra chave está tracionando e qual está convertendo, ainda entender a análise que o Google faz do seu site e anúncio, se esse anúncio está bem posicionado ou não, dando uma nota de zero a dez que faz toda a diferença para posicionamento no pago.
É necessária a análise dos seus concorrentes, saber como ele está tracionando, qual o seu CPC (custo por clique), qual a sua conversão e qual a palavra chave que está convertendo.
Enfim…
Não basta apenas criar o anúncio e esperar o telefone tocar, não é uma coisa simples. A análise da campanha que dá muito trabalho é mais importante que o anúncio.
Com ela, em alguns meses, será possível a criação da campanha ideal, onde você consegue converter com recursos bem menores.
É possível uma economia de até 40% com a análise, e essa é a estratégia.
Como ser um Contador Associado
A Abertura Simples está em mais de 250 cidades, como mencionei acima, mas isso não significa que tenham uma estrutura em cada cidade.
Eles têm um ou mais contador associado em cada uma dessas cidades, com contadores associados em cada cidade geram conveniência para o empreendedor que está no Pará, por exemplo, e procura um escritório na sua cidade.
Já são mais de 300 contadores associados em todo o Brasil.
A Abertura Simples funciona nesse caso apenas como uma marketplace, eles produzem todo o conteúdo e todas as campanhas, direcionando o cliente para o contador que está na cidade dele.
E esses contadores associados passam sempre por uma análise para constatar como anda o atendimento ao cliente, e se há reclamações ou problemas.
A Abertura Simples sabe quem são os contadores que estão entrando como parceiros.
E o atrativo desse negócio é que a pessoa que está do outro lado, no Pará, por exemplo, não precisa investir muito para montar uma estrutura igual à sede da empresa e mesmo assim tem acesso ao cliente diretamente.
O trabalho de estratégia de marketing digital é feito pela sede e o contador associado faz o trabalho operacional e técnico.
Ter uma base em cada cidade gera conveniência, pois, diferente da contabilidade online onde o cliente não chega até o contador, eles proporcionam o contato direto entre contador e cliente.
Você poderá conhecer mais detalhes sobre como ser um contador associado do abertura simples solicitando informações [nesse link]
Sendo que na maioria das vezes o cliente é atraído até o contador para que possa conhecer e receber as explicações necessárias.
E essa relação ainda funciona muito bem.
Eles procuram sair da dinâmica de preço e atuar na conveniência do relacionamento, e isso tem funcionado muito bem.
Portanto…
É possível sim ter resultado na produção de conteúdo, mas não é com um conteúdo que chegará ao seu objetivo. É preciso uma programação de geração de conteúdo.
Os conteúdos têm que ser produzidos da maneira correta e ter foco no seu público alvo.
Como aumentar as conversões de clientes
O portal Abertura Simples gera demanda para os parceiros mas para converter o cliente existem outros fatores tal qual a negociação e vendas.
Se o parceiro recebe um contato mas negocia mal ele perde uma venda vinda da demanda do portal.
Além disso também é fundamental que o parceiro invista nas campanhas de marketing, deixando que os profissionais da Abertura Simples cuidem disso. Com a experiência em gestão de campanhas os resultados serão mais expressivos.
Agora os associados poderão contar com treinamentos exclusivos com a participação de Anderson Hernandes dando orientações de marketing contábil e fechamento de vendas de serviços contábeis.
Nesse programa o associado aprenderá cada passo necessário para aumentar seus resultados.
Fora todo o conhecimento que será oferecido no programa o networking feito nesse tipo de experiência é extremamente importante, há uma troca de experiência que não pode ser comprada e nesses encontros você tem acesso a dois públicos.
Temos os que já estão desempenhando um bom trabalho e crescendo cada vez mais no mercado e que se associaram ao Abertura Simples para alavancar ainda mais.
Criando um departamento comercial
Dispondo de um processo de geração de demanda de leads e oportunidades para conversão de clientes, formatar uma área comercial se torna praticamente necessária.
A venda é um processo que vem depois da geração de demanda.
Como por exemplo, a Abertura Simples, eles não farão a venda para você, eles vão gerar a possibilidade que tenha oportunidades para a sua venda.
Eles fazem todo o processo de captação de leads e qualificação, entregando como produto final esses leads para que possa abrir o processo de venda com esses clientes.
Será necessário por parte do contador o processo de negociação, apresentação de proposta e etc. o trabalho todo de venda que é o trabalho do departamento comercial de empresa contábil.
E o trabalho deste departamento pode ser feito só por você contador no caso pelo trabalho realizado pela Abertura Simples que gera leads para para os associados.
No portal mensalmente são conquistados mais de 4 mil leads e uma equipe faz a análise para poder gerar oportunidades.
A equipe comercial deles é composta por 6 pessoas que trabalham com a qualificação dos leads para os associados.
Eles têm muitas ferramentas e a estrutura comercial necessária.
E todo associado que ingressa passa por uma consultoria estratégica, que tem um pouco de marketing e um pouco de comercial para que ele tenha uma base.
Com essa base o contador entende o que precisa fazer para tracionar o seu escritório, bem como quanto precisa investir e ainda qual o potencial da sua cidade.
O potencial das cidades impacta o marketing digital diretamente, cada uma delas precisa de um cuidado específico.
Consegue entender o quão complicado pode ser esse processo?
Agora que você sabe o que é a Abertura Simples não fique mais atrás de outras empresas, busquem conhecimento e auxílio deles para o sucesso do seu negócio contábil.
O sucesso é possível e vem através de estratégia e trabalho especializado.
Na Materia não menciona valores !
Gostei muito do artigo,
Como faço para associar?