Você entende a importância da sua gestão de projetos para a sua empresa contábil?
Através de uma boa gestão é possível garantir uma produtividade muito maior para qualquer empresa.
Acompanhe nosso conteúdo e entenda como realizar uma gestão de processos excelente através das ferramentas disponíveis no mercado.
Para dar dicas importantes, contei com a ajuda de um especialista no assunto, o Rafael que é CEO da Redspark, a empresa tem dois produtos: Gestta e Holmes.
A empresa está no mercado ajudando os contadores a dar o próximo passo para evolução, visando a melhoria dos processos internos das empresas contábeis.
É um grande desafio: para uma empresa contábil gerenciar os seus processos internos, sobretudo, a relação com o cliente.
O contador tem centenas de clientes com dezenas de obrigações mensais, anuais, trimestrais etc., vamos abordar sobre como controlar isso.
Adaptação às novas mudanças
O “X” da questão está em como atender melhor esse cliente nessa era de contabilidade digital.
Na era digital, é comum ouvirmos que os contadores estão diminuindo ou acabando, e eu penso completamente o contrário.
Com base na evolução e na expectativa do mercado, acredito que o atendimento será cada vez mais visto como um diferencial, ao passo que uma empresa cresce, para que ela possa prestar um bom atendimento, deve ter seus processos organizados.
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Sem uma boa organização ao prestar serviços a empresa acaba errando muito e perde muitos clientes.
Se não se organizar e não tiver controle sobre os seus processos vai limitar o seu crescimento.
A venda é o coração de uma empresa, mas, é preciso olhar para dentro dela pois, depois da venda é preciso entregar.
Quando sua empresa não se organiza, todo o esforço e investimento em marketing que foi feito para a venda acaba sendo em vão, sem organização não vai conseguir entregar o que prometeu para seu cliente.
A importância da gestão de processos
Enxergar a empresa processualmente é uma dificuldade que não é exclusiva à contabilidade, as pequenas e médias empresas de modo geral enfrentam problemas com isso.
O que o empreendedor deve entender é que controlando processos e números na sua empresa poderá agir com mais clareza.
Se você não tem ideia do que está acontecendo nos setores da sua empresa, não poderá agir para melhorar o seu processo.
Você só melhora aquilo que consegue medir, pensando nisso:
- Como você mede os seus processos?
- Como você sabe se o seu cliente está sendo bem atendido?
- Como sabe se as obrigações foram entregues em dia ou não?
Se você não tem esse controle não saberá agir pontualmente para melhorar!
Por isso, softwares como o de gestão de processos são essenciais.
Assim como os CRMs de venda, os softwares de gestão buscam encontrar os problemas, para que a empresa possa agir pontualmente na causa dele. Se uma empresa não tiver isso hoje, acaba sendo bem complicado o seu crescimento.
Qual o momento certo para investir?
Um pequeno empreendedor tem na sua operação poucos processos e acaba tendo uma visão maior do que acontece através de controles simples, mas, quando você cresce, o “controle caseiro” não é mais suficiente, é preciso ter visão e controle total do que está acontecendo.
De acordo com o seu crescimento é preciso investir num sistema e apostar para trazer mais retorno no futuro.
O mercado contábil, de certa forma, foi condicionado a pensar que ao contratar um software ele tem que entregar todas as soluções para o negócio contábil dele, na verdade não é assim.
Na prática, nós sabemos que essas soluções não atendem com precisão cada uma das partes do processo.
O software contábil tem que entregar essencialmente a parte de gestão do ERP contábil, ele tem que ser excelente nisso, pois é o coração operacional.
Mas, falando de gestão de processos e gestão financeira, os softwares entregam soluções que acabam não se adequando completamente.
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É preciso uma análise muito mais ampla do que somente a consideração do preço, no caso de software, temos que olhar os benefícios que eles podem trazer para a empresa.
O investimento da empresa aumenta ao passo do seu crescimento.
Olhando de forma prática, quando a empresa chegar à conclusão que é preciso ter um gestor de processos e uma ferramenta para ajudar na tarefa se depara com outros fatores.
Depois de optar pelo gestor de processos existe o “problema” da implantação, essa é uma dor comum.
O processo de implantação
Isso porque não existe um processo de mudança sem alterar sensivelmente a operação.
Além disso, lidamos também com a questão da adaptabilidade dos usuários, onde geralmente há resistência.
O usuário num primeiro momento reluta, porque antes que fazia diferente e ao seu ver era mais simples.
Sem dúvida qualquer mudança, seja na vida pessoal ou profissional, gera impacto. Um software de gestão gera uma mudança muitas vezes de cultura.
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Qualquer mudança cultural só vai existir depois que o gestor incorporar isso.
O gestor deve acreditar na ideia, pois ele é quem “aguenta” as reclamações e resistências, sem desistir, ele pensa à na frente, e seu papel é o de conscientizar seu time do quanto aquilo é importante.
Inicialmente, os colaboradores acabam se sentindo “controlados” ao usar um software de gestão, mas a finalidade desse tipo de software não é vigiar, a intenção dele é identificar os GAPs de cada um para ser um profissional melhor.
Isso deve ficar muito claro para o seu time.
Até porque, falar de controle pessoas, horários e coisas do tipo é muito retrógrado, nas nossas empresas temos que falar em produtividade, entrega e objetivar levar nossos colaboradores para um outro nível.
Como levar nossos colaboradores a outro nível?
Identificando as deficiências de cada um!
Um software de gestão não é utilizado para denegrir o trabalho de alguém, mas para ajudar a melhorar em alguns pontos.
Os resultados ao formatar o processo
Quando os processos são controlados existe a possibilidade de fazer as pessoas crescerem, muitos colaboradores têm se destacado a partir dessas análises.
Com um software de gestão você terá a visão completa do seu próprio time.
O aprimoramento do seu time ajuda no atendimento do seu cliente, dentro de tantos negócios o diferencial das empresas acaba sendo o atendimento.
O que fará com que a sua empresa se destaque é a excelência no atendimento.
É preciso que o cliente não veja mais o contador como gerador de guias, mas como alguém que ajuda o seu negócio, se antecipa e traz dicas importantes ajudando o empreendedor.
Nas contabilidades “online” a empresa acaba “terceirizando” os seus serviços para o cliente, a maioria das pessoas não busca isso, por isso o atendimento é fundamental.
Ao contratar uma contabilidade, principalmente o empreendedor menor, ele busca ajuda para resolver os seus problemas.
Por isso o BPO financeiro é tão promissor, há uma oportunidade gigante para os contadores, cada vez mais o atendimento é essencial.
É comum buscarmos altos patamares de atendimento, e alguns contadores já estão preocupados com isso.
Esse movimento começou com as grandes empresas e vem atingindo as menores, cada vez mais, o atendimento é essencial para todos os tipos de empresa.
E com uma ferramenta de gestão de processos é possível minimizar a saída do cliente por problemas no atendimento?
Com isso funciona na prática?
Um ponto é o atendimento e outro são os processos e ele ligados.
Você pode ter um excelente atendimento e na sua empresa e estar com seus processos bagunçados, como você pode ter todos os processos organizados e não saber como falar com seus clientes, a junção dos dois fatores é essencial.
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Diversifique os seus canais de atendimento, sempre operacionalizando para escalar, empregue a tecnologia para ter bons meios e para organizar esse processo.
Você precisa ter controle de tudo o que chega para que o trabalho não fique “parado”.
Quando eu dou mais rastreabilidade para o meu time, através de ferramentas, eu consigo tornar ele mais produto. Com isso, incentivo o processo de melhoria no atendimento ao cliente, enfim, estamos trazendo uma nova visão para o nosso time.
A contrapartida de uma boa gestão é a retenção do cliente, poder atender mais clientes com menos pessoas.
O uso de ferramentas também consegue ajudar com processo de meritocracia.
É possível atribuir “pontos” nas funcionalidades, as tarefas têm pontos com diferentes dificuldades e os clientes também, cruzando isso, conseguimos ter uma média e medir quais colaboradores são mais produtivos considerando todas as variáveis envolvidas.
Dicas essenciais
É importante que o contador faça uma reunião mensal com seu time, apontando seus resultados e mostrando como a empresa está performando. Quando a intenção é aplicar a meritocracia, sua empresa tem que se abrir cada vez mais para o time.
O contador tem um caminho longo a percorrer para aprender a lidar com tudo isso, mesmo porque, nosso mercado de tecnologia é um mercado extremamente aquecido e as pessoas podem trabalhar de onde quiserem e você precisa empoderar as pessoas para que entendam o que podem ganhar.
O sucesso de uma empresa depende da mudança de mentalidade dos colaboradores e dos gestores.
O Gestta, sistema de gestão de processos, traz soluções inéditas para o mercado contábil.
Ele foi criado para compreender as necessidades do cliente e atendê-las e vem crescendo muito e entendendo o contador.
Qualquer empresa de software tem que entender a dor do cliente e oferecer uma solução.
É muito importante que todo empreendedor acompanhe as tendências do mercado e invista em tecnologia para o crescimento do seu negócio contábil.
Um bom sistema de gestão de processos é essencial para atender seu cliente e ter controle de toda a equipe.
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