Você sabe como pode ter resultados através do Instagram?
Esse é um tema que gera muita dúvida, e você terá acesso a informações extremamente importantes neste conteúdo prático e detalhado.
O que podemos ver quando analisamos a questão Instagram vs empresas contábeis?
Muitas pessoas ainda não entenderam como funciona o Instagram para gerar resultados e fazem estratégias completamente equivocadas.
Outros, ainda não entraram para o Instagram como parte de uma estratégia de marketing contábil.
Um outro grupo tem dúvida de como utilizar o Instagram, sob o ponto de vista de perfil, tipo de estratégia, e não sabe que tipo de análise é preciso ser feita para entender o que está dando mais resultados.
Muita gente tem dificuldade com o tema e foi pensando nisso que resolvemos trazer gratuitamente este conteúdo exclusivo para você. Confira!
Hoje vamos falar sobre as 5 diferentes estratégias para obter os melhores resultados com o Instagram.
Lembrando que tudo o que vamos falar foi validado através do nosso Instagram ou da análise de perfis que estão tendo muito resultado.
Por que você precisa olhar o Instagram com outros olhos e como ele pode ajudar sua empresa a ter resultados?
Existe uma pesquisa que diz que cerca de 30% dos brasileiros consomem conteúdos através das redes sociais.
O Instagram é uma rede social que acaba trazendo maior facilidade no momento de produzir um conteúdo, quando comparada a outras redes sociais ou ao Youtube.
Existe uma diferença comportamental das pessoas que acessam o Youtube e Instagram, e temos diferentes resultados ao fazer um processo de comparação.
O Instagram performa muito na questão de produção de conteúdo, mas existem fatores que vão fazer a diferença, e são esses fatores que você precisa dominar.
Diferencial no mercado contábil
Outro ponto positivo do Instagram é que poucas empresas contábeis estão fazendo um trabalho efetivo através dele.
Ao estabelecer uma estratégia para o Instagram hoje você consegue ter um diferencial de mercado. Lembrando que não temos “controle” e não sabemos por quanto tempo o Instagram será a rede social da vez.
O Instagram já fez vários movimentos para manter esse processo consolidado, competindo com o próprio Facebook inclusive – e ele performa muito ainda para as empresas contábeis.
Então, qual o momento de entrar para o Instagram?
O momento é hoje!
Resultado no processo de venda
As campanhas de marketing terão uma performance melhor quando tem alguém que já interagiu com a sua marca.
Vamos mostrar dentro das estratégias como olhar estrategicamente para uma campanha de marketing e como pode utilizar as pessoas que já interagiram com o seu perfil no Instagram para alavancar resultados, e o que vai te ajudar a ter resultados no processo de vendas.
Estratégias de conversão
Quando você está no Instagram produzindo conteúdo, as pessoas começam a interagir e você começa a criar uma audiência, consequentemente essas são pessoas que pode trabalhar de forma mais assertiva para um processo de conversão.
Vamos falar sobre os 5 pontos importantes e sobre qual é o momento que vai utilizar o Instagram para um processo de conversão.
Menos é mais
Nós temos um pensamento (errado) de que ao ir para uma rede social como o Instagram é obrigatório falar para “todo mundo”.
Temos em mente que em meio a tanta gente se falarmos para um pequeno grupo de pessoas vamos limitar a nossa audiência e consequentemente teremos uma limitação de resultados.
O que eu ensino para os meus alunos é completamente diferente disso!
Os perfis que são verticalizados e focados num público-alvo, ou num grupo de público-alvo pequeno podem ter menos audiência, mas terão uma audiência mais assertiva, terão uma audiência com um processo de comunicação mais efetivo com a sua marca.
Entender claramente que você precisa verticalizar a sua comunicação é um dos grandes diferenciais que você vai ter dentro do Instagram:
- Você não se perde na produção de conteúdos;
- Não terá que falar sobre tudo para todo mundo ;
- Ao fazer uma campanha, sabe exatamente para quem será direcionada.
Quando verticaliza não tem mais dificuldade para escolher o público de campanha, você conhece o seu público.
Análise de perfis
Como olhamos explicitamente essa questão de estratégia que eu utilizo em relação às duas contas do Instagram?
Olhando para o meu perfil pessoal fica claro que eu estou falando para um público de contadores, estudantes contábeis ou empreendedores, esse público tem um desejo de ter ou já tem uma empresa de contabilidade.
Eu conheço esse público e sei que eles querem ter mais performance contábil e aprender mais.
Portanto, uso o meu perfil pessoal nesse objetivo.
Eu poderia ter um perfil pessoal muito maior, falando sobre temas diversos, mas a primeira estratégia para ter resultados é fazer escolhas.
Eu poderia falar sobre outros assuntos, mas não seria o meu foco e preciso manter o meu foco.
Quando eu decido fazer escolhas, estou conseguindo limitar o meu público, mas ao mesmo tempo tenho uma audiência muito mais conectada com o meu produto final.
Olhando para o Instagram da Tactus Contabilidade que está focado em um público digital, esse público contrata um serviço de contabilidade pela internet, vende seus serviços ou produtos digitais pela internet e está alinhado a metodologias de vendas através de e-commerce, é um público efetivamente digital.
Eu poderia soltar um conteúdo para médicos, por exemplo, dentro do Instagram da Tactus, mas será que este conteúdo se conectaria com o público que temos?
Será que faria sentido mudar o foco porque a moda é falar para o público diferente?
As pessoas se perdem na estratégia, pois acabam buscando possibilidades diferentes dentro daquilo que aparece dentro do perfil, num objetivo de agradar todo mundo ou de produzir um conteúdo de um público que caiu de “paraquedas” no Instagram.
Muitos contadores seguem o perfil da Tactus, mas lá não falamos para contadores, assim como clientes da Tactus seguem o meu perfil.
Dizer “não” faz parte do jogo e você deve ter muito cuidado com a perda de foco.
A perda de foco faz o seu Instagram perder a identidade, e quando perde o foco mesmo tendo uma produção de conteúdo, não tem condições de monetizar.
E sabemos que para ter condições de monetizar, precisa ter uma estratégia específica para aquilo.
Explorar as funcionalidades do Instagram
Devemos explorar todas as possibilidades que a ferramenta nos entrega para ter melhores resultados.
O que temos no Instagram para explorar?
Fazendo análise de perfis podemos perceber que as pessoas não exploram muito a contabilidade, não fazem uma estratégia que efetivamente lhe permita abrir diferentes pontos de contato e cada coisa feita dentro do Instagram estabelece um ponto de contato.
Formatos de postagem
Nós temos o feed onde você pode trabalhar com imagem e vídeo.
Como trabalhar com imagem dentro do feed?
Você pode trabalhar de diferentes formas, sempre quando a imagem possa entregar algo que seja relevante.
Com a possibilidade de trabalhar com vídeos, que podem ser postados no feed comum de 1 minuto e no patrocinado de 2 minutos.
Além disso, você tem o IGTV, onde tem condições de postar vídeos acima de 1min, e existem formatos diferentes de postar vídeos no IGTV: vertical e horizontal.
Qual o formato que mais performa? O formato na vertical, levando em consideração só o formato.
Você pode explorar o IGTV com espaços, um vídeo quadrado com uma headline em cima e uma mensagem de texto embaixo deixando um “fundo” e trabalhando com uma mensagem específica.
É possível também fazer uma live compartilhável dentro do seu IGTV.
Na live é possível interagir com seu público em tempo real, mesmo que no início sua audiência seja pequena, pouco a pouco ela vai crescendo.
Você constrói o seu processo de audiência e para isso precisa abrir diferentes pontos de contato, explorando as possibilidades que o Instagram entrega.
Se você não apostar em vídeos não terá resultados, pois ele está presente em tudo o que existe dentro do Instagram.
Adaptação para gravar vídeos
E como perder o medo da câmera para gravar conteúdo em vídeo?
“As coisas só são difíceis até se tornarem fáceis.”
Isso é muito importante. Gravar vídeo acaba sendo um processo de enfrentamento sempre, de efetivamente entender que você precisa vencer e só vai vencer depois desse processo de enfrentamento.
Você precisa de adaptar a você mesmo, isso é fato.
Esse enfrentamento de imagem é difícil no começo, pois somos muito preocupados com a opinião dos outros.
Mas a opinião dos outros não resolve nossos problemas, muito menos nos traz lucratividade!
Se focarmos nisso e guiar a nossa vida por aquilo que os outros pensam de nós, não vamos conseguir resolver nossos problemas.
Portanto, se estiver com medo, vá assim mesmo.
Não deixe que o medo te impeça e a medida que enfrenta isso, vai ganhando confiança.
Dentro do próprio stories temos a condição de abrir caixas de perguntas e abrir enquetes. Podemos perguntar para as pessoas o que elas pensam e tentar conhecer um pouco mais sobre o nosso público.
A verdade é que existe uma infinidade de opções para alavancar.
E temos também o reels que é um “Tiktok” diferenciado dentro do Instagram.
Lá você pode compartilhar algum tipo de conteúdo de valor em 30 segundos.
Você tem condições de ter resultados, desde que explore as diferentes possibilidades que a rede oferece, conhecendo e aproveitando cada vez mais.
Para explorar as possibilidades você deve ter estratégia, que é o próximo ponto importante que irei abordar. Vamos nessa?
Estratégia
Como você pensa estrategicamente dentro do Instagram?
As primeiras perguntas que você tem que saber responder são:
- Por que alguém seguiria um conteúdo seu?;
- Por que alguém curtiria?;
- Qual é o tipo de valor que está acrescentando a vida daquela pessoa dentro de determinado post?;
- Como aquilo que está produzindo está melhorando os resultados do seu público?;
- Como está ajudando seu público ter uma melhor performance, a ganhar mais dinheiro através do negócio ou a evitar problemas?.
Para responder essas questões, é imprescindível saber com quem você está falando.
Isso está ligado a primeira estratégia, onde menos é mais (se você não se lembra da primeira estratégia, recomendo que olhe um pouco acima o artigo e retome a partir de lá).
Se quiser falar para todo mundo, nunca vai ser bom especificamente em algo.
As pessoas precisam se identificar com as suas postagens.
Portanto, eu preciso identificar as dores que meu público tem, para poder estabelecer um melhor conteúdo que seja entregue de forma melhor pela plataforma.
E como fazer um conteúdo que seja entregue melhor pela plataforma?
Falando o que seu público quer ouvir. Quando o algoritmo percebe que você teve uma interação boa, ele entrega mais o seu conteúdo e aumenta os seus resultados.
Tipos de conteúdo que fazem sentido
Em alguns casos, nós usamos uma imagem que foge do padrão normal e isso chama muito a atenção.
Podendo contextualizar a minha imagem com relação ao nosso negócio, e quando eu faço isso criando uma narrativa de história, acabo conectando muito com o público.
Utilize-se da jornada do herói para contar sua história.
O que é relevante olhar nessa publicação? Nesse campo de informações podemos observar:
- O número de salvamentos – isso tem a ver com aquilo que agrega valor;
- Quantas pessoas compartilharam – as pessoas só compartilham aquilo que acham que é relevante para alguém;
- Comentários – as pessoas só comentam algo que merece ser comentado;
- Quantos likes teve a publicação.
Quanto maior forem essas métricas, maior será o alcance dessa publicação organicamente falando.
Mas, não há como saber o que vai dar resultados com o seu público, você tem que testar e apostar.
Isso não significa que terá resultados em todas suas publicações, afinal, dentro de uma rede social vivemos um processo de experimentação constante.
É preciso enxergar como o seu público pensa e descobrir o que faz sentido para eles.
Muita gente acaba se iludindo com o número de seguidores. Ter 10k de seguidores no Instagram é muito legal, mas a pergunta a se fazer é: será que realmente há engajamento?
O engajamento que é relevante e isso que tem valor para as pessoas.
Se você não tem engajamento, mesmo tendo 10k de seguidores, está gastando energia sem conseguir gerar valor para as pessoas.
Ou você está errando na estratégia, ou não está abrindo possibilidades para as pessoas compartilharem este conteúdo.
Ter conteúdo estratégico com um público-alvo bem trabalhado é fundamental.
Na sua conta do Instagram, na aba informações você terá todos os dados para te ajudar a estabelecer um melhor engajamento com seu público. Dados como: idade, região, melhor horário para postagem com interações e essas informações irão te ajudar de forma estratégica a fazer suas postagens.
Com o estudo das métricas para cada postagem, vou gerando um nível de conhecimento para entender o que faz mais sentido.
As pessoas só se conectam com coisas reais, é preciso quebrar o padrão de perfeição nas redes sociais.
Seja você mesmo e não tenha medo disso!
Resultados são frutos da cadência
Nós temos um prazo de validade, um tempo de vida de publicação no Instagram acaba muito rápido.
Um stories dura 24h, mas ele performa mais nas primeiras horas, no caso do feed fica lá mas o maior impacto é nas primeiras horas ou no máximo nos primeiros dias.
Como o tempo de vida é curto, você tem que ser constante nas postagens.
De quanto em quanto tempo devo publicar um assunto no feed? Todos os dias!
Essa “regra” serve para vídeos e stories.
Por isso é tão importante estudar o seu público, para saber o que publicar. Só assim você vai entender o faz sentido para eles.
Não temos a obrigação de reinventar a roda ou criar algo novo a todo momento, podemos nos basear em um conteúdo e explicar de outro modo para nosso público, mas temos que entregar. Isso é muito diferente de copiar.
É preciso ter constância, sem isso a rede social não vai performar.
Realize campanhas patrocinadas
Por que patrocinar as postagens que melhor performaram?
Em busca de ampliar o resultado dessa postagem, eu fiz uma campanha patrocinada para melhorar a questão do envolvimento desta postagem.
E para isso de fato acontecer é preciso investir dinheiro.
Como fazer a campanha?
Você deve preencher essas informações, feito isso a rede social (o Instagram, neste caso) vai procurar as pessoas que tem mais condições de ter um processo de engajamento e entregar para este público.
Estabelecemos o orçamento da campanha e a data de início de cada uma.
O investimento depende do orçamento que você tiver disponível, o importante é investir.
O segredo é utilizar as duas primeiras linhas na legenda, para que as pessoas cliquem no “ver mais”.
É aí que você vai entregar os storytelling e efetivamente a ideia que está baseada nas primeiras duas linhas, onde gerou um processo de curiosidade.
Investindo você faz com que essa campanha chegue para mais pessoas.
O gerenciador de anúncios
Todo esse processo deve ser feito através do seu gerenciador de anúncios.
Você até pode ir direto pelo Instagram, mas não tem assertividade na escolha de público como é possível dentro do gerenciador de anúncios.
Se você não sabe fazer isso no gerenciador de anúncios, basta ir no Youtube e buscar “como fazer uma campanha” e terá acesso a todo o passo a passo.
Você precisa buscar e acumular conhecimento, para que suas publicações definitivamente possam atingir mais pessoas.
Processo de vendas
A venda vem num segundo momento, quando a pessoa se engajou com seu conteúdo que ela te chama, interessado na sua proposta de serviços ou tira dúvidas.
Neste momento, você vai dando para essa pessoa possibilidades de entrar nos seus canais de vendas.
O intuito é pegar o público que interagiu com você e vender para esse público.
Essa imagem mostra a nossa evolução de seguidores.
Há um ano atrás tínhamos um pouco mais de 5k e hoje estamos próximos a 15k.
Evoluímos fortemente com estratégias de conteúdo e engajamento.
Se você chegou até aqui, com certeza entendeu o conceito geral e anotou as dicas que eu dei para que possa ter sucesso no Instagram.
É muito importante não perder o timing, comece hoje mesmo a explorar essa possibilidade e conte conosco para te ajudar com conteúdos importantes como esse.
Você pode e deve ser o protagonista da sua marca!
Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.