Estive pessoalmente com a Amanda Rodrigues da Vox Contábil que foi uma de nossas alunas e tive a oportunidade de bater um papo e realizar mais um vídeo da série “Anderson Hernandes responde” e nesse momento a Amanda fez perguntas que eu não sabia até o momento de entrevista. O conteúdo foi elaborado para que você tire suas dúvidas e fique por dentro de questões importantes. Confira a entrevista na íntegra:
Primeiramente, ela me perguntou sobre escalabilidade. Sabendo da necessidade especialmente na área de contabilidade digital do negócio ser escalável, expliquei quais pontos sensíveis devem ser observados para escalar o negócio sem perder a excelência. Ficou interessado(a) no assunto? Acompanhe nossa postagem no blog!
Gostaria de exemplificar para vocês que a escalabilidade está relacionada a um tripé: processos, pessoas e tecnologia. É essencial que o gestor olhe com prioridade para esses três aspectos, porque você não conseguirá alcançar níveis de escala, se não atuar concomitantemente nesses aspectos.
Portanto, você precisa utilizar uma tecnologia que seja apropriada .
Em análise aos últimos anos da Tactus, fomos ajustando a tecnologia do nosso negócio para atender às nossas necessidades, desde adoção de ferramentas e deixar de usar as que não se aplicavam mais ao negócio ou de trocar uma ferramenta com outra, para garantir uma melhoria no processo. Ao analisar claramente como que podemos trabalhar melhor essa questão de coletar uma ferramenta com outra e ainda continuarmos realizando esse processo.
Reconheça sua estrutura empresarial
Ao explorar toda a nossa operação como um todo, podemos enxergar claramente quais são as lacunas que nós temos na operação que podem ser melhorados, podendo ser trabalhado cada ponto nesse processo.
Paralelamente, se eu investir mais em tecnologia mas o processo em si é moroso, a tecnologia em si perde o efeito. Portanto, é necessário trabalhar a minha empresa o tempo todo .
Em todo o momento, estamos analisando o que nós fazemos e por qual razão tal operação é feita e questionamos “será que isso não poderia ser diferente?” “será que não podemos simplificar esse processo?”.
Portanto, desde um plano de contas que nós adotamos, a maneira como é feito um report para o cliente, o processo todo de relacionamento…tem coisas que desenvolvemos processos 1 a 1 e tem coisas que podemos processualizar todos os clientes de uma única vez e assim trabalhamos os aspectos do processo.
Precisamos olhar as pessoas, porque a partir do momento que conseguir atingir melhores níveis de produtividade, isso acaba impactando no trabalho dessas pessoas também. Ao investir em ferramentas, melhorar o processo e olhar cada detalhe da nossa operação que conseguimos enxergar, ficamos atento às indicações do próprio time e analisamos o tempo todo onde estamos falhando para melhorar, mas se as pessoas não responderem, não conseguiríamos alcançar os níveis de escalabilidade.
Entenda o conceito
O conceito de escalabilidade nos leva a entender que o seu custo não cresce na mesma proporção que o seu fluxo de trabalho, sua entrada de clientes ou até mesmo o seu faturamento.
O objetivo é que você consiga escalar uma entrada de clientes crescente e todos os meses você vai trazendo novos clientes para a sua base, só que os seus custos de operação não escalam na mesma proporção, porém isso te leva a melhores níveis de produtividade.
Em determinado momento, você começa com uma produtividade menor e sempre terá coisas novas: nichos que estamos testando, novos serviços que vamos lançar em forma de produto… o aprendizado é constante e sua operação não vai ser igual o tempo por conta dessas nuances.
Às vezes, você pode ter um pico resultado de mais ou menos pessoas, portanto, nesse momento em que você está aqui, nos encontramos na situação em que precisamos dar um reforço ao nosso time para o ano de 2020 com os resultados absurdos na nossa escala de clientes, que representa mais do que o dobro do que colocamos no ano anterior.
Portanto, isso implicou que eu precisava deixar meu time preparado para o ano seguinte.
Concordamos que ao mesmo tempo em que invisto em tecnologia, faço o investimento simultaneamente em pessoas e vou contar para vocês o porquê.
Daqui há alguns anos, vamos ter empresas contábeis com recursos tecnológicos semelhantes e o que vai diferenciar uma empresa contábil de outra, ainda que atuem com o mesmo nicho de mercado são as pessoas, considero que as pessoas são um fator-chave de sucesso dentro do negócio contábil.
A medida que você automatiza funções repetitivas, trabalha rotinas desnecessárias através da tecnologia e ao mudar a forma que você lida com o seu cliente, é necessário investir para que as pessoas possam entregar outros resultados.
Profissionais nos dias atuais
Lembrando que não temos hoje uma formação atual para o tipo de profissional que nós precisamos. Atualmente, se contratarmos os profissionais após formação de universidades e faculdades, eles não se encontram no nível de profissional ideal. Portanto, acabamos selecionando pessoas com base nas questões de habilidades e comportamental para conseguir qualificar esse profissional para o nosso negócio para que daqui há alguns anos para que se torne uma pessoa qualificada.
A partir desse momento, você passa a ter uma formação de pessoas no mercado que permite, mas no momento atual, estamos passando pelo processo de formação em que as próprias empresas contábeis estão tendo que passar pelo processo de adaptação, além dos próprios profissionais do mercado.
Ao ser questionado sobre até onde a contabilidade digital vai, precisei evidenciar que notei um aumento significativo de buscas para o termo “contabilidade digital” na ferramenta do Google que é uma referência e têm crescido todos os anos. Então, você pode notar uma tendência desse termo crescente e há duas vertentes para isso: a vertente do próprio cliente e das empresas que estão promovendo esse assunto e acabam impactando os próprio profissionais que estão buscando mais sobre isso.
Essa demanda de mercado tem aumentado, pois você tem mais opções hoje. Ainda que uma empresa de referência possa fazer campanhas em massa, não consegue atingir todo o mercado.
A medida que você consegue ter muitas empresas trabalhando o termo “digital” e você tem como apoiador as empresas de software que realizam um alto investimento, acabam tornando o termo cada vez mais conhecido.
A nossa tratativa com os clientes é para evidenciar cada vez que nossa contabilidade é digital, tendendo a fazer com que essa procura cresça significativamente.
Com o tempo, o mercado vai ajustando alguns aspectos e gostaria de compartilhar com vocês:
O que é possível fazer digitalmente?
No primeiro momento, as empresas podem achar que poderiam atender somente empresas prestadoras de serviços e percebemos nos dias atuais, empresas de comércio sendo atendidas.
Ao invés de pensar em atender empresas no Simples Nacional, hoje na Tactus cerca de 10% da nossa carteira são atendidas como empresas com Lucro Presumido e para nós representa um número significativo. Será que podemos ter uma formatação digital para empresas de Lucro Real?
Ou seja, podemos ter negócios mais híbridos, unindo um atendimento presencial com um serviço digital, portanto, parte do atendimento você pode fazer no presencial e a outra parte no digital.
Na Tactus atendemos nossos clientes 100% a distância , algumas vezes, optam para virem na nossa unidade para conhecerem, mas não para buscar atendimento porque nossa formatação de modelo de negócio é dessa forma. Mas não torna errado uma empresa que tem uma formatação híbrida.
As oportunidades surgem quando há o questionamento “qual o fator será o meu diferencial?”
É preciso que você enxergue o que está acontecendo no mercado, analisar como é o comportamento da sua carteira, as principais características, como o cliente se sente mais confortável e validar essa possibilidade de modelo dentro do seu mercado. E com isso, novas possibilidades surgirão.
O mercado de contabilidade online tem sofrido mudanças significativamente. Gostaria de ressaltar que a Amanda esteve presente conosco no dia da gravação do vídeo participando do curso “Contabilidade Online e Digital” e por conta de todos os processos de mudança, o conteúdo inicial foi mudado completamente sendo ajustado e adaptado de acordo com o mercado que muda a todo momento.
As transformações que fazem a diferença
Com as novas possibilidades de mercado, visualizamos uma oportunidade significativa de inserção neste meio.
Nem todas as empresas irão escalar uma carteira de clientes variada, irão trabalhar de totalmente no meio digital ou irão utilizar uma quantidade significativa de ferramentas mas uma coisa é certa: as empresas que não se adaptarem a essa modalidade digital e não evoluírem o mínimo necessário irão perder competitividade e isso pode ser muito perigoso.
O primeiro contato que tive com a Amanda foi no Rio durante um programa de Marketing Contábil e que representou um divisor de águas na carreira dela. Naquele momento, a profissional era sócia de um escritório contábil há muitos anos e estava pensando em fazer uma dissolução parcial e o curso serviu como um direcionamento para uma tomada de decisão importante na vida dela. Há 18 anos em uma sociedade fazia com que ela tivesse medo de ter credibilidade no mercado e se os clientes acreditariam nela.
A Amanda ainda relatou sobre a disposição que fiquei para auxiliar caso ela precisasse e ainda que nunca foi feito nenhum contato comigo, mas que o meu suporte naquele momento fez a diferença na vida dela.
Às vezes não percebemos o tamanho do impacto daquilo que fazemos e o efeito que podemos transformar a vida de outros profissionais.