Contratar os serviços de uma agência para gerar conteúdos para o seu site é uma estratégia válida para ter resultados na contabilidade?
Você vai entender isso neste conteúdo, confira!
Produção de conteúdo
A primeira coisa que precisa considerar é: qual o tipo de conteúdo que essa agência vai gerar para o seu site.
Se a estratégia da agência for gerar um tipo de conteúdo “copia e cola” no seu site: fuja disso!
Hoje em dia as empresas contábeis são convencidas que este tipo de conteúdo gera resultados e estão sendo enganadas, pois isso não gera resultado.
Além disso, com esse tipo de estratégia de conteúdo você pode gerar um resultado negativo para o seu site.
Quando começar “copiar e colar” conteúdos dentro do seu site ele começa a ser visto como um site que faz cópia de conteúdo e o Google não aprova isso.
Existem alguns sites que permitem que você verifique se o seu conteúdo já está presente em outros sites, portanto, recomendo que nunca faça esse tipo de estratégia.
É melhor que você gere um conteúdo autoral do que gerar 10, 20 ou 30 conteúdos que são cópias de outros materiais.
Definição de estratégias
A segunda coisa é considerar a estratégia por trás deste conteúdo.
Gerar conteúdo por gerar, sem pensar estrategicamente como o conteúdo vai ser trabalhado, também não irá gerar resultados.
Talvez você gere um conteúdo sem estratégia e não sabe se ele vai alimentar o seu topo de funil, quem já está relacionando com seu site ou quem já está próximo a conversão no final do seu funil. Isso não faz o menor sentido, existem estratégias diferentes para cada fase do funil de vendas de uma empresa contábil.
Nunca faça um artigo para o seu site ou blog de forma aleatória, isso deve ser pensado previamente, para que possa ter melhores resultados.
SEO para site contábil
O terceiro aspecto é que não é apenas a produção de alguns artigos que vão gerar resultado para o seu site e com certeza esses artigos isoladamente não vão garantir que a sua posição orgânica vai subir no Google.
Normalmente, quando fizer uma estratégia de SEO – que é a estratégia para melhorar a sua posição orgânica e aparecer na primeira página do Google – fazemos uma teia de conteúdos pensando nessa estratégia.
Detalhes que fazem a diferença
Existem vários aspectos por trás desses conteúdos que vão além do conteúdo em si. Confira quais são:
- Como o artigo é postado;
- A densidade das palavras-chave do conteúdo;
- Os tipos de links que terá;
- Que tipo de links vai direcionar para fora deste conteúdo;
- Para onde serão direcionados os links e etc.
Eu vejo na prática que grande parte das agências não têm esse cuidado ao preparar um conteúdo em relação ao site, consequentemente, quem contrata tem um problema: está investindo um dinheiro que não vai gerar resultados.
O que mais existe de fato é contratar um pacote com uma agência onde ela vai simplesmente replicar conteúdos semelhantes em diferentes sites que essa mesma agência atende.
Vamos analisar racionalmente: que tipo de resultado você vai ter postando um assunto no seu site igual a outros sites que são trabalhados por essa agência?
Conteúdos que geram resultados
Para entender que isso não funciona é simples, basta analisar os resultados para ver quantas pessoas chegaram através de uma pesquisa orgânica naquele conteúdo que você postou.
Se for gerar conteúdos somente para fazer “volume” é melhor que você não gere, porque você acaba levando uma coisa de ruim para o seu site, como eu disse acima, coloca o seu site numa posição na qual ele pode ser penalizado por essa cópia de conteúdo.
Se essa não é a melhor alternativa, o que fazer?
Busque sempre conhecimento e assim como meus alunos aprenda como fazer um conteúdo que gera resultados.
Através dos nossos treinamentos ensinamos:
- Como deve ser o tamanho do conteúdo;
- Densidade de palavras;
- Como pensar estrategicamente;
- Como o conteúdo deve ser feito;
- Como fazer a preparação deste conteúdo;
- Como fazer todo o processo de postagem do conteúdo dentro do seu blog e muito mais.
Mesmo sabendo isso dá muito trabalho, você tem somente duas alternativas: uma delas é ter realmente uma agência séria que produz conteúdos autorais, focado em SEO e que pode custar muito caro e poucas empresas contábeis podem pagar pelo serviço prestado por grandes agências de renome em marketing de conteúdo, principalmente para trabalhar isso numa estratégia de longo prazo.
E a outra alternativa é produzir conteúdos por conta própria, nem que seja um artigo por mês apenas, se for muito trabalho e você tiver outras atribuições.
Nossa estratégia de conteúdos
Faça um artigo estratégico ainda que seja uma vez por mês, porém estando bem preparado para gerar resultados, e com o tempo você vai melhorando esse aspecto, ou tem a possibilidade de até terceirizar a escrita deste artigo, várias pessoas fazem este trabalho no workana.
Na Tactus Contabilidade, por exemplo, temos uma redatora exclusiva, que trabalha em home office fazendo este trabalho para nós.
Produzimos cerca de 6 artigos por semana, levando em consideração os dois sites que administramos e isso gera resultados, pois existe um processo estratégico por trás disso.
Não rasgue o seu dinheiro!
Pegue esse dinheiro que você está investindo numa agência que não vai te gerar resultado nenhum e compre tráfego, vá para o Google e invista R$500 reais por mês e tenha mais resultados do que gastar isso em conteúdos copiados.