Observamos que o volume de empreendedores contábeis que se sentem insatisfeitos com a profissão tem aumentado. Por que isso tem acontecido?
Vou falar um pouco desse assunto agora para você.
Você também já se sentiu nessa situação?
O que você pode fazer para melhorar?
Neste conteúdo vamos falar sobre três diferentes aspectos relacionados ao assunto que eu estudei. Darei dicas para que possa melhorar a satisfação com a sua atividade contábil. Confira!
Baixos resultados
O primeiro aspecto que afeta muito é quando o empreendedor está tendo baixos resultados.
Mas por que está tendo baixos resultados?
Existem várias razões que podem levar a que tenha baixos resultados e consequentemente elevar a sua insatisfação em relação à profissão.
O que tem feito para ter resultados melhores?
A primeira coisa que precisa entender é que seus resultados estão diretamente relacionados à sua construção.
Muitos empreendedores que estão tendo baixo resultados, tiveram uma má performance no passado, agora por diferentes razões isso está se refletindo, mas isso pode ser modificado.
Você precisa entender o que “está te segurando”.
Escalar seu negócio
Uma situação comum é não ter os resultados financeiros que gostaria, só que por outro lado, não considera que trabalha sozinho ou com apenas mais uma pessoa.
É importante considerar crescer um pouco mais sua empresa contábil para ter mais oportunidade de gerar melhores resultados financeiros.
Se trabalha sozinho tem uma limitação daquilo que pode faturar, consequentemente isso reflete num resultado abaixo do esperado.
Chegou a hora de fazer uma análise madura de si mesmo, daquilo que tem feito, para poder identificar onde está errando.
Você vai entender que na sua jornada cometeu alguns erros e esses erros precisam começar a ser corrigidos e consequentemente vai começar a ter melhores resultados.
Busque entender se está faltando faturamento, se esse for o caso, qual o caminho?
Buscar uma carteira de clientes de porte maiores, aprender como vender melhor e como fazer minimamente o marketing contábil para ter resultados.
E ainda se tiver clientes que não dão o resultado financeiro que espera, talvez seja a hora de pensar na troca desses clientes.
Resultados baixos normalmente geram insatisfação.
Honorários contábeis
E no campo dos baixos resultados, entra também a questão do ticket médio.
É muito comum hoje os contadores reclamarem do baixo ticket.
De fato houve naturalmente uma precificação mais baixa de honorários, eu tenho falado há muito tempo que isso ia acontecer e de fato hoje é uma realidade.
Se pensar estrategicamente, ao trabalhar sozinho com tickets baixos, fica difícil conseguir ter resultados.
Mas, se trabalhar com mais pessoas e tiver na sua carteira tickets menores, terá condições de delegar para pessoas serviços por um preço muito mais baixo do que custaria a sua hora particular e consequentemente ganhar escala.
O que mudou foi a regra do jogo.
Por outro lado, mudou a questão de termos muito mais acesso a tecnologia, temos condições de atender mais clientes.
Procure pensar estrategicamente em relação ao seu negócio e só assim pode voltar a ter resultados como tinha antes.
O peso da rotina
A rotina é uma coisa que desgasta muito, principalmente os contadores que estão atuando durante anos, até mais de uma década, trabalhando com isso. Não podemos negar que é uma rotina desgastante.
De fato temos rotinas todos os meses que se repetem, isso há mais de 20 anos.
No meu caso, o que acontece é que para eu não desanimar com esse processo de rotina – ainda que hoje eu não esteja envolvido com o operacional – é pensar estrategicamente como fazer para conseguir renovar minha motivação e descansar.
Gestão de tarefas para equipe
São gatilhos que você tem que descobrir para te ajudar a quebrar essa rotina. E outra coisa, você não precisa fazer tudo, pode delegar para pessoas.
Quando não se forma um time acaba ficando muito limitado, o gestor fica preso a fazer coisas que talvez não gostaria.
Isso não significa que tudo o que eu faço eu gosto ou que tudo o que fará vai de fato gostar.
Mas você pode sim deixar muitas coisas de lado, que não goste pura e simplesmente, com a possibilidade de delegar tarefas.
Tecnologia na contabilidade
O meu conselho é investir em tecnologia para melhorar os processos rotineiros e repetitivos.
Isso dará muito mais ganho para que pense em coisas que envolvam o aspecto técnico, decisões, e vai te livrar um pouco dessas rotinas desnecessárias.
Ou ponto importante: invista em pessoas para serem seus braços.
O que vendemos no mercado é rotina!
Mas, olhando para outras profissões como: médico, engenheiro ou comerciante podemos ver que em todo trabalho que existe uma rotina de modo geral, isso faz parte da vida.
Precisamos entender e encaixar a rotina de forma que nos incomode o menos possível e descobrir gatilhos que vão nos ajudando a renovar o ânimo, para que as coisas realmente possam fluir.
Muito provavelmente o que está acontecendo é que você está se sentindo cansado e isso te desanima, mas é possível mudar isso.
Clientes
Clientes também são uma grande fonte de problemas relacionados à questão da satisfação.
Eu vejo as pessoas reclamando que o cliente não valoriza o trabalho… que o cliente é isso ou aquilo.
Mas, sejamos sinceros, muitas vezes temos uma perspectiva errada do que esperamos em relação à profissão, precisamos ser pessoas mais realistas.
No dia a dia, as coisas também se repetem em outras profissões então ninguém vai exaltar os serviços prestados todo o tempo, não faz nem sentido ter esse pensamento em relação à contabilidade.
Contador: Faça sua parte
Nós contadores somos prestadores de serviços. Não vejo problema nenhum em ter uma solução que resolve problemas técnicos e burocráticos dos seus clientes, isso não desvaloriza de forma alguma a função.
Nem todo mundo tem demanda de gestão. Milhares de empresas no Brasil têm demanda de atendimento apenas de aspectos fiscais e você pode atender esse público e se sentir muito bem com isso, seu cliente pode também ver o nível aceitável de valorização daquilo que você faz.
Criar uma expectativa que o cliente vai te idolatrar, é uma bobagem.
Ninguém tem que ter isso, precisamos fazer o nosso trabalho.
Se você faz um bom trabalho, traz segurança para o seu cliente.
Troca de clientes desalinhados
Se o seu cliente, mesmo assim, não te valoriza é preciso entrar no aspecto que é começar a trocar clientes que não estão alinhados com o seu modo de trabalhar.
Isso é um jogo que faz parte do dia a dia de uma empresa contábil madura.
Para isso acontecer, você precisa ter um fluxo de pessoas que entram na sua empresa contábil, permitindo que uma parcela pequena dos clientes insatisfeitos, desalinhados ou que você não tem fit possam ser convidados a se retirar.
Esse é o jogo: renovar sempre a sua carteira de clientes.
Educação cliente contábil
Outra coisa que precisa entender é que grande parte do problema está na forma como você educou o seu cliente.
Se você educou errado e hoje tem problemas, precisa mudar esse processo, pois isso também fará grande diferença nos seus resultados.
Portanto, o problema pode estar dentro de você e se não resolver o problema consigo mesmo ficará muito difícil se sentir satisfeito.
A insatisfação pode estar ligada a essa situação que precisa resolver com você mesmo. Na gestão do seu negócio, se não corrigir problemas de gestão também terá dificuldades.
Analise até que ponto precisa repensar os aspectos de gestão do seu negócio.
Aprenda a ser um gestor melhor e ter melhores resultados.
Se inspire em outras pessoas para ser um empreendedor contábil de sucesso.