Você está no mercado contábil e não consegue conquistar clientes?
Neste conteúdo você vai conhecer algumas lições para que possa ter sucesso no marketing contábil e conquistar clientes.
Vamos falar sobre o que pode fazer e como iniciar esse processo de resultados. Confira!
Sem marketing seu negócio não sobreviverá
A primeira lição é muito importante ter plena consciência de que o marketing contábil será essencial para seu negócio de fato sobreviver.
O marketing vai proporcionar a possibilidade de performar a sua empresa contábil e dará condições de fazer tudo o que pode, sob o ponto de vista operacional.
É lógico que além do marketing você precisa do “básico” que é ser bom tecnicamente, dominar a prática contábil e ter uma entrega de serviços que faça a diferença.
Mas ter uma empresa contábil, como qualquer outro negócio, depende do fluxo de clientes.
Você tem que saber o que pode fazer efetivamente para conquistar mais clientes.
Muita gente não sabe, mas faço meu trabalho de marketing há mais de 20 anos.
Esse foi o primeiro anúncio de jornal, usando uma estratégia de marketing falando sobre os serviços oferecidos:
Através desse anúncio, nós conquistamos a primeira empresa de Lucro Real e desde então percebemos que investir em marketing daria resultados.
Além disso, fizemos muitas coisas como: placas de rua, placas nos corredores de ônibus, painéis luminosos e outdoors, além de um bom trabalho visual e desde então, começamos a trabalhar de forma simples a questão da internet.
Além disso, comecei também a fazer eventos empresariais e campanhas, conquistando clientes na forma pessoal.
O trabalho de marketing foi se transformando e evoluindo, passamos a fazer folders e outros materiais, sempre levando em consideração os cuidados visuais. Ao explorarmos o que era possível, evoluímos o anúncio para o jornal:
Contratamos uma assessoria de imprensa, que fazia um trabalho em diferentes locais e lançamos o primeiro livro, que abriu portas para que chegássemos a públicos de maneira mais presencial.
No início tínhamos um site contábil, que era pouco promissor, e foi trabalhado ao longo do tempo.
É importante mostrar esse percurso para que você que começou agora entenda: se não fizer marketing não vai conseguir gerar o processo de entrada de novos clientes.
Toda empresa contábil faz marketing
Não existe nenhuma empresa contábil que não faça algum tipo de marketing. Mesmo as empresas mais “antigas” que ainda fazem somente o boca a boca, estão fazendo marketing.
Esse marketing é feito através de uma estratégia, onde o empreendedor proporciona para seu cliente uma boa experiência, para que ele possa indicar a sua empresa para outras pessoas, isso é marketing.
Mesmo que isso seja um tipo de marketing, é importante entender que você pode elevar o nível da sua estratégia.
O boca a boca te deixa amarrado no seu cliente, você não pode escalar a sua empresa porque depende de pura indicação.
Nessa estratégia você depende do seu cliente para fazer a divulgação dos serviços e limita os resultados que pode ter, pois não tem controle sobre isso.
Você precisa ter um trabalho onde consiga evoluir pensando em diferentes aspectos.
O resultado não aparece por acaso
O marketing não é um processo simples, tão pouco uma receita de bolo.
Há muito estudo e muita coisa envolvida.
O que nós fazemos de fato e o que o mercado vê?
O mercado enxerga que nossa captação de clientes é grande, enxerga que temos resultados, mas não sabe o caminho que percorremos para chegar lá.
Como podem perceber, utilizamos diversas estratégias para conversão, pois tudo isso nos abre possibilidades.
Canais de conversão
Existem várias possibilidades de canais de conversão como podem perceber na imagem a seguir.
Confira a seguir a explicação para cada uma delas.
Indicação
Este é o famoso boca a boca. Quando você só tem a indicação de clientes, tem também apenas um canal de aquisição e o poder de tracionamento é muito baixo, pois depende exclusivamente do seu cliente.
O grande problema das empresas contábeis hoje é que elas têm um crescimento orgânico muito lento e limitado.
Essa é uma opção de estratégia, com isso é possível abrir outro canal de aquisição.
Você não terá organicamente – ou mesmo investindo – um retorno imediato. Mas, isso é comum, afinal, nenhuma estratégia é tão rápida.
Rádio
Para quem tem uma empresa numa cidade pequena o trabalho numa rádio local funciona bem.
Placas
As placas dão resultados, mas por pouco tempo.
Isso porque as pessoas se acostumam com a placa e aquilo não impacta mais.
Site
Esse é um elemento muito importante. Mas, lembre-se: o seu site deve ser bem estruturado para ter elementos que te proporcionem resultados.
Parceria
São bastante eficientes e é importante entender como você conduz essas parcerias.
Você precisa ter estratégia para construir uma rede de parcerias. Isso te proporciona a chance de atingir um público que vai te ajudar a ter resultados.
Ela será realmente um diferencial dentro do seu mercado, mas deve entender como construir isso.
Existem muitos tipos de estratégias e se você não fizer uma estratégia de marketing, não vai conseguir escalar o seu negócio, terá um crescimento orgânico, mas não terá escala.
A cada canal de aquisição, você abre novas portas!
O marketing contábil é um processo de evolução, conforme gera novas possibilidades e entende o que faz sentido para sua empresa, consegue conduzir seu negócio para caminhos melhores.
O importante é entender que precisa abrir janelas, sem isso não terá resultados.
Você não pode ficar refém de um único canal para resolver os seus problemas.
Criar diferentes possibilidades faz uma grande diferença.
Comece pequeno e não pare de evoluir
Não dá para imaginar que vai começar a fazer uma estratégia de marketing e que terá um resultado absurdo imediatamente.
O resultado faz parte de um processo de construção, aprendizado e testes.
Na Tactus Contabilidade Digital tivemos problemas, muita saída de clientes e precisamos repensar o nosso negócio.
Esse foi o nosso processo de evolução desde 2015 em que remodelamos o nosso negócio e partimos em busca de resultados:
Isso mostra que é possível construir resultados expressivos utilizando uma boa estratégia de marketing.
O marketing está associado a forma como você enxerga as coisas.
A contabilidade sempre foi muito presa a uma série de mitos.
Muitos empreendedores acreditam que o marketing não é necessário quando há um bom serviço, isso é um erro, sem marketing você não terá escala.
Você precisa de uma estratégia que te dê controle sobre seu crescimento e onde seja possível estabelecer metas.
Você precisa enxergar o que outros players estão fazendo, sob o ponto de vista de estratégia, para modelar para o seu negócio. Isso fará com que consiga evoluir na sua estratégia de marketing.
Nunca se esqueça que a aquisição vai muito além de colocar o cliente na sua carteira, existe uma operação por trás disso que envolve estrutura de atendimento e para evitar o churning do seu cliente.
Churn é uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes. Para calcular o churn, basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram.
Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-churn/#:~:text=Churn%20%C3%A9%20uma%20m%C3%A9trica%20que,total%20de%20clientes%20que%20iniciaram. acessado em 17/03/2021 às 10:40.
Mudanças no marketing contábil
Nós temos o velho e o novo marketing, muita coisa mudou e é essencial nos adequarmos.
Chegou o momento de decidir de que lado você vai jogar?
Vai continuar dependendo da indicação de clientes?
Você acha mesmo que vai aproveitar as oportunidades que temos hoje jogando o velho marketing?
Se quer realmente ter resultados será preciso mais, esteja pronto para jogar um nível de marketing diferenciado.
Essa é a proposta que eu tenho no mercado contábil: levar ao meu público o entendimento de como jogar um outro nível de marketing dentro da própria estratégia.
Todos precisam aprender
Vocês não imaginam o quanto investimos para melhorar nossos resultados participando de eventos nacionais e internacionais sempre, buscando cada vez mais aprendizado.
Primeiramente é preciso estar preparado para o nosso negócio contábil, afinal os resultados não acontecem por acaso, construímos dia a dia nossos resultados.
E o segundo ponto na busca incessante de conhecimento é para que possa oferecer ao público o melhor conteúdo.
Nada acontece por acaso.
O sucesso é construído e tem um preço. Se não estiver disposto a pagar o preço, com certeza isso vai comprometer os seus resultados.
Você precisa compreender a dinâmica toda, o marketing como um todo, para que tenha resultados.
E nós temos o caminho para isso: baseados nesse conhecimento oferecemos uma Imersão de Marketing Contábil, nela você vai encontrar um conteúdo completo e prático.
Essa imersão é feita pelo Anderson Hernandes, abordando toda a temática de marketing e pelo Jefferson Hernandes sobre vendas.
Um dos segredos para uma empresa contábil ter alta performance é encontrar pessoas que entendem mais que você sobre determinados assuntos, assim como O Jefferson entende de vendas.
Você não vai longe se achar que sabe fazer tudo sozinho!
Temos também a Comunidade de Marketing Contábil e vendas onde temos aulas práticas que podem te ajudar em tudo o que você precisa.
Se está começando agora ou já tem um escritório, não sabe vender e fazer marketing não pode ficar fora disso, saiba como começar seu negócio do zero.
Esse conhecimento é essencial, vai muito além do crescimento do seu escritório virou uma questão de sobrevivência.
As empresas contábeis hoje estão performando e conseguindo expandir o seu mercado utilizando o marketing e vendas.
Empresas que surgiram há 5 anos conseguiram atingir resultados espetaculares, utilizando marketing contábil e vendas.
O cenário mudou, hoje não são mais as empresas mais antigas no mercado que tem mais clientes, as empresas que estão performando e captando clientes de escritórios tradicionais são aquelas que estão utilizando o marketing contábil como estratégia de captação de clientes.
Investir em conhecimento é questão de sobrevivência, quem não investe em marketing terá problemas com certeza, seja agora ou futuramente.
Mesmo que seu escritório já tenha um tempo no mercado é preciso investir em marketing e você que está começando, para concorrer com empresas que são centenas de vezes maiores que a sua: precisa de fato investir em conhecimento.
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