O mercado contábil está cada dia mais competitivo e não há mais como tracionar uma carteira de clientes sem investimento e muito trabalho.
Mas, como investir para formar uma carteira para a sua empresa contábil?
Onde obter recursos para investimentos?
Quanto isso vai te custar?
Investimento sem recursos
E a pergunta mais importante: é possível investir no marketing contábil sem recursos?
É possível sim, e existem algumas maneiras para isso que mostraremos a você no conteúdo a seguir.
Existem algumas opções em geral para trazer recursos através do mercado e uma das opções mais simples é, caso não tenha dinheiro para investir, trazer um sócio para o seu negócio.
Esse sócio pode vir com capital e receber uma porcentagem dos lucros, é possível também trazer também um sócio investidor, criando uma modalidade onde ele recebe os juros da operação.

Outra possibilidade é buscar um financiamento tradicional em um banco, que é um caminho simples, desde que o empreendedor tenha crédito.
Para que seja mais fácil compreender a questão como um todo segue um exemplo:
Se hoje o empreendedor fosse buscar R$ 1.000,00, para investir em marketing, quanto custaria esse valor dentro do mercado?
Imagine que foi ao banco e pediu um empréstimo de R$ 1.000,00 com uma taxa de juros de 3%, que é alta, você teria uma parcela em 12x de aproximadamente R$ 100,00.
Investindo R$ 1.000,00 em marketing é possível fazer a aquisição de um cliente com o ticket recorrente de R$350,00 mensais.

Considerando esta conta o empreendedor terá uma receita mensal de R$350,00, depois vai calcular o imposto que será em média 8%, portanto são R$30,00 de imposto.
E o custo operacional para o perfil de cliente de um Simples Nacional não pode passar de 20% que seria R$70,00, somando-se a parcela de R$ 100,00 do financiamento.
Subtraindo os custos operacionais restariam ao empreendedor R$ 150,00 de um lucro operacional sobre o investimento que foi feito na aquisição do cliente.
Faturamento recorrente: R$ 350,00
Impostos (8%): R$ – 30,00
Custo operacional: R$ – 70,00
Parcela do financiamento: R$ -100,00
Lucro operacional = R$ 150,00
Multiplicando esse lucro por 13 (doze mensalidades e o décimo terceiro) teria o montante de R$1950,00 de lucro anual. O que é um ótimo número considerando o valor do investimento.
Para chegar nesse resultado foi preciso:
- Fazer um financiamento para conseguir a verba;
- Fazer corretamente o investimento em marketing;
- Realizar a abertura do cliente;
- Subtrair do lucro recorrente todas as despesas.
Portanto, depois de um ano você pagou tudo o que devia e ainda gerou quase R$ 2.000,00 de retorno para o seu caixa, investindo R$ 1.000,00.
Em um ano gerou o lucro operacional de R$ 2.000,000. Isso considerando apenas um cliente, essa conta é cumulativa, claro.
Captação de clientes
E muitas pessoas quando pensam em tracionar carteira acabam se perguntando sobre o custo administrativo, o custo fixo da operação.
O custo fixo para tracionar nesse patamar inexiste, isso porque se você trouxer um cliente a mais do Simples Nacional, anexo III, no perfil usado no exemplo, não será preciso de um novo funcionário ou até aumentar o seu aluguel. Este custo já existe para a sua empresa, desde o momento em que decidiu pela abertura dela.
Só seria preciso fazer alterações no seu suporte estrutural se o tracionamento aumentasse, por exemplo, 100 ou 200 clientes, somente neste caso seria preciso aumentar esse custo, por isso ele não entra na operação.
Esse custo só será variável quando o volume de aquisição de clientes for muito alto, enquanto o volume é pequeno não é preciso.
E em alguns casos a empresa tem até mesmo capacidade ociosa, em razão da perda de clientes dos últimos anos, e neste caso não haveria nem o custo operacional de R$70,00, pois isso seria embutido na capacidade ociosa já existente do escritório.
E não podemos deixar de observar que hoje, com as novas tecnologias, esse perfil de cliente requer uma mão de obra muito menor tornando mais fácil a escalabilidade.
Mesmo que para escalar seja preciso baratear o honorário, com o volume de aquisição de clientes essa diminuição de honorário acaba se “pagando” facilmente.
Essa é uma questão que cada empresa vai trabalhar de forma diferente pois envolve gestão operacional e estratégica.
Lembrando que como meio de obter o capital para investimento não estamos falando de empréstimo, e sim, de financiamento.
Buscar um recurso não para investimento não é o mesmo que contrair uma dívida, do mesmo modo que financia um carro ou um bem o empreendedor vai financiar a sua operação.
O empresário contábil que quer fazer o seu negócio crescer precisa ter um mindset de empreendedor e pensar da forma certa.

Muitos empreendedores que querem abrir uma empresa não têm esse recurso inicial de investimento disponível, mas ele tem que pensar em possibilidades que existem para que a abertura seja possível e o tracionamento da carteira.
O empreendedor com o mindset correto quando faz um investimento e obtém o retorno deve continuar investindo e aumentar o valor do investimento para o tracionamento da carteira ou mesmo trazer um sócio como dito acima, mostrando que é uma oportunidade de ganhar dinheiro e que o negócio dele é o melhor lugar para estar.
Então, se quer alavancar a sua empresa contábil lembre-se que não existem milagres neste sentido, será preciso investir tempo e recurso.
Pense na conta que foi exposta acima para chegar à conclusão se esse é um negócio para você.
Os clientes não caem do céu e para estabelecer uma carteira é preciso investimento e talvez uma captação de recurso, se não puder fazer seu próprio investimento.
Ainda tem dúvidas sobre esse assunto?
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