Você que é empreendedor contábil, sabe a receita para vencer nesta área e transforma a sua empresa?
Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda como a empreendedora contábil de Nova Iguaçu, Luciane Pereira, conseguiu vencer obstáculos e transformou a sua empresa contábil.
Nos últimos três anos, a empreendedora encontrou-se em um intenso processo de mudança.
Ela foi muito afetada pela crise, na época, perdeu quase todos os clientes que tinha no segmento de construção civil e eles eram parte representativa em seu escritório.
Com a crise, ela teve uma grande queda de faturamento e ficou preocupada, pois tinha feito um investimento alto: adquiriu sua sede própria. A empresária com a situação ficou bastante receosa e percebeu que uma mudança deveria acontecer de qualquer maneira.
A empreendedora enfrentou muitos desafios e teve muitas dificuldades com essa saída em massa de clientes.
Nichos de atuação
Esse é um dos problemas que acontecem com as empresas contábeis: focar muito num único segmento.
Muita gente não pensa na possibilidade de pulverizar sua segmentação e isso acaba sendo um fator problema. As pessoas acabam não contando com a hipótese de haver uma crise específica numa determinada área e que isso trará dificuldades.
Ao concentrar todas suas fichas numa atividade, num único segmento, corre-se um alto risco caso o segmento tiver um problema como aconteceu em 2015, sua empresa sentirá o impacto fortemente.
A Luciane trabalha no seu escritório com vários segmentos, mas, a construção civil era sua maior carteira, nesse nicho os honorários eram maiores, com grande fluxo de funcionários com maior movimentação.
A construção civil não era o foco principal, o processo de segmento aconteceu naturalmente, e isso é comum.
Quando aconteceu esse problema os clientes sofreram o impacto financeiramente e a empresa dela sofreu junto, diante disso teve que se adaptar para não ter maiores problemas e até a fazer cortes no seu time.
Como lidar com situações adversas
Não se encante demais ao perceber que estão surgindo muitas oportunidades num segmento específico, quando um determinado grupo faz parte importante do seu faturamento fique atento.
Isso porque existem variáveis ambientais que fogem do nosso controle, como crise econômica, regulamentação, problemas políticos etc. que podem ser armadilhas para o seu negócio.
Portanto, se estiver performando muito num determinado segmento é preciso olhar para outras oportunidades, performar em outros segmentos para equalizar esse processo.
Muitas vezes, um segmento nos consome e também nosso time, nossa estratégia de marketing é preciso envolver um pouco mais de investimento e partir para outras áreas para balancear o seu negócio.
Em 2014, a Tactus estava com 58% de concentração num grupo de clientes e isso impactou nos problemas que tivemos.
Outro fator importante é pensar que ao mesmo tempo que temos que andar para a frente rapidamente, nós temos que ser ágeis também para dar alguns passos atrás.
Muitas pessoas, ao perder um cliente relevante que demanda colaboradores e tem altos honorários, tem como impulso inicial procurar outro cliente do mesmo segmento que gere os mesmos honorários, para cobrir essa falta, mas esse processo de trazer o cliente para substituição pode ser moroso e criar um buraco no seu caixa, isso pode agravar a sua situação.
Como eu disse acima, a Luciene acabou investindo numa sede própria e esse foi um desafio adicional na sua jornada.
Em 2015 ela investiu na sua sede e neste mesmo período aconteceu a crise, ela ficou com receio de não conseguir cumprir com as suas obrigações. Mesmo com os desafios, foi uma conquista muito grande para ela, porém está conseguindo administrar seu financeiro.
Hoje ela investe em treinamentos e eventos, mesmo diante dessa situação financeira de contenção que enfrenta, destina recursos para investir no seu autodesenvolvimento.
Ela entendeu que o caminho para o sucesso é o desenvolvimento pessoal, para crescer, é preciso investir em conhecimento.
Profissionais que buscam o crescimento
O processo acontece desde o final de 2018, quando Luciane conheceu nosso trabalho e começou a me acompanhar nas redes sociais.
Ela veio até nossa sede, fez cursos, e ainda comprou outros cursos online e percebeu um grande desenvolvimento.
As pessoas que estão com ela, seu time e seus clientes, têm notado tudo isso, ela mudou muita coisa no escritório e isso está fazendo uma grande diferença na sua vida profissional.
Ela sabe que é um caminho e deve semear para colher.
Na nossa Imersão de Marketing Contábil e Vendas Luciane viu uma oportunidade de conquistar novos clientes e ter um crescimento significativo.
Ela encontrou no curso uma quantidade incontável de conhecimento e informações, realmente nossos alunos são impactos por um denso conteúdo nas imersões.
Uma das vantagens que ela encontra é que em Nova Iguaçu a parte de marketing ainda é pouco explorada, portanto, pode fazer algumas coisas que trarão uma visibilidade importante em menos tempo.
Em São Paulo, por exemplo, nós temos muita gente fazendo marketing muito bem, a concorrência é muito maior, a Luciane tem a possibilidade de fazer algumas coisas que podem destacar o seu escritório mais rapidamente do que se estivesse em uma cidade maior.
Essa é uma vantagem competitiva e o empreendedor deve saber reconhecer esse tipo de oportunidade.
Como disse acima, muitas coisas que ela vem aprendendo desde 2018 em nossos cursos e programas já tem dado resultado no seu negócio.
Ela fez mudanças simples que viu na Tactus, como trabalhar com duas telas de computador, que fizeram uma diferença enorme para a operação da empresa dela.
Algumas vezes, as pessoas acham que somente uma coisa grandiosa que fará a diferença, na verdade a somatória de pequenas coisas que fazemos todos os dias constrói coisas como sua visibilidade no mercado e sua marca, ajudando o processo de credibilidade e tudo mais que o marketing pode trazer.
Ao sair da sua mesa para procurar conhecimento e novidades, ela acabou encontrando um “mundo” de possibilidades.
Luciane viu a mudança e foi atrás de conhecimento, e mais importante que isso, é que assim como ela, nossos alunos saiam com o comprometimento pessoal de colocar em prática essas pequenas coisas, elas trarão frutos com o tempo.
A cada dia podemos mudar ou melhorar algo na nossa operação e no nosso marketing, a transformação é contínua e feita de pequenas coisas.
A Luciene disse que as mudanças já rendem frutos e tudo isso envolve a questão da credibilidade.
Invista em conhecimento
Os clientes enxergam o profissional de outra forma quando criam um engajamento com a imagem da pessoa, mesmo que não o vejam pessoalmente, a rede social cria um processo de aproximação e isso gera credibilidade.
A credibilidade faz com que seu público te olhe de outra forma e busque você como mentor para conselhos sobre assuntos que até mesmo fogem da sua área de atuação, elas se identificam, e isso é consequência do processo de construção de imagem.
Um dos temas que abordo na imersão é a importância de pensar na imagem, essa é uma questão que merece atenção, ser estratégico ao explorar momentos é importante.
Quando você aplica estratégia no que você faz, tudo acaba ficando mais claro, ninguém faz nada por fazer e uma postagem também deve ter intenção e principalmente objetivos.
Com o tempo você conhece a sua audiência e isso faz com que você se sinta mais seguro para cada vez fazer mais.
Para a Luciene e sua empresa foi essencial acompanhar as tendências do mercado e investir em conhecimento.
Aplicar o marketing contábil digital na sua contabilidade mudará seus resultados.
Venha você também transformar a sua empresa!
Busque conhecimento através de nossos cursos e imersões, temos muitos cases de sucesso dos nossos alunos, faça parte desse time e leve sua empresa a outro nível.