Onde estão os clientes contábeis nessa nova era digital? Como chegar até esses clientes?
Nessa nova fase digital os nossos clientes estão espalhados em diferentes redes sociais e locais procurando por serviços contábeis.
Será que realmente pode trazer resultados a busca de clientes através da internet? Sim, essa busca traz resultados desde que adapte as estratégias para conquista de clientes.
E isso acontece por inúmeras variáveis, uma delas é porque nossas pesquisas são baseadas nas informações que as pessoas buscam na internet assim é possível direcionar as ações para a conquista de clientes.
Ou seja, na prática conseguimos identificar o volume de buscas que existem sobre determinados temas, como os serviços que prestamos através da internet e atuar naquele grupo.
Refletindo um pouco sobre o comportamento desta geração digital, podemos perceber que as pessoas fazem tudo pela internet, compram os seus produtos pela internet para receber na sua casa através de um e-commerce.
É possível contratar serviços na internet, contratar pessoas, procurar mão de obra para atender a alguma necessidade na sua casa ou até mesmo no seu escritório.
E será que as empresas contábeis podem vender os seus serviços através da internet?
Onde estão os clientes dessa era digital?
As empresas podem sim e os clientes estão espalhados em diferentes redes, podem estar no Google fazendo pesquisa das necessidades que tem como, por exemplo, “Como abrir empresa”. Somando o termo e as perguntas relacionadas a ele são mais de 20 mil pesquisas mensais.
Ao digitar isso no Google a pessoa se depara com inúmeros resultados, e se a sua empresa conseguir se posicionar na primeira página consequentemente conseguirá o acesso desse cliente.
Isso porque a pessoa normalmente acaba visitando o seu site quando ele está na primeira página, e o acesso dará a possibilidade de que tenha um prospect na sua mão, para que possa de fato dar uma proposta.
A força das redes sociais
Lembrando que esses clientes não estão somente no Google, eles podem ser encontrados em redes sociais como no Facebook ou até mesmo no Youtube. Onde as pessoas podem ficar impactadas com o seu conteúdo e consequentemente ter interesse naquilo que você tem a oferecer.
No Facebook, por exemplo, ela pode ser impactada por algum anúncio ou algum conteúdo que você disponibiliza com informações que atendam a necessidade dela.
Essa pessoa pode estar também no Linkedin que é uma rede que está crescendo bastante e hoje as empresas contábeis estão aproveitando isso. Ela é uma rede mais voltada para B2B (business to business). Se você, por exemplo, trabalha com serviços contábeis de alto valor agregado, por meio dessa rede será possível atingir pessoas que estão em grandes corporações e impacta-las.
O grande desafio encontrado é: como chegar até as pessoas certas que poderiam efetivamente comprar o seu serviço contábil? Isso é algo que você só aprende com o marketing contábil.
Mas pensando especificamente na questão de conseguir chegar até as pessoas, a primeira coisa que precisa entender é a importância da definição da fonte, onde as pessoas de fato vão te encontrar.
Site contábil
A fonte onde as pessoas vão te encontrar tem que ser o seu site contábil e ele merece muita atenção.
Se não der atenção ao seu site ele não terá condições de impactar as pessoas.
Você sabe como ter um site contábil que de fato impacte as pessoas?
Para isso é preciso angariar visitas ao seu site e essas visitas virão de diferentes formas.
Essa semana lançamos o novo projeto de site da Tactus Contabilidade:
Elas podem vir através de um conteúdo que você proporciona, esse conteúdo é indexado pelo Google e automaticamente ao ser indexado te coloca em uma posição favorável, como seria, por exemplo, o caso da primeira página, para que assim tenha condições de impactar recebendo as visitas dessas pessoas na sua página.
E a produção de artigos e conteúdos dentro de um blog é a melhor maneira para que consiga ter esse tipo de impacto. Quando você produz um conteúdo bem elaborado, que atende uma necessidade específica e consequentemente disponibilizando isso no seu blog, após uma indexação do Google consegue ter a possibilidade de aparecer na primeira página.
Primeira página do Google
Muito se fala sobre estar na primeira página do Google, mas a realidade é que não se trata de uma tarefa nada fácil considerando termos curtos, tais como abertura de empresa ou abertura de empresa em São Paulo, pois são termos em que a disputa pela posição orgânica é muito grande.
Compartilhamento em redes sociais
Outra forma também é disponibilizar esse mesmo conteúdo do blog em redes sociais como o Facebook.
Mas você não terá um alcance orgânico interessante, isso porque o Facebook limitou o alcance orgânico, porém pode fazer uma postagem patrocinada e escolher públicos específicos para essa postagem e fazer com que esse público tenha acesso a essa informação.
Vamos imaginar, por exemplo, que você esteja na cidade de Ribeirão Preto e tem uma postagem que fala de contabilidade voltada para empreendedores em Ribeirão Preto. Como chegar até os empreendedores com essa postagem?
Primeiro é necessário fazer uma seleção da região que quer atingir, limitar as pessoas que tenham interesse em assuntos relacionados a empreendedorismo e precisa entender como pensa esse público.
Normalmente o empreendedor se interessa por páginas bem específicas como SEBRAE ou Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Depois vai colocar o perfil dessa pessoa, se quer homem ou mulher, qual a faixa etária e pode até mesmo escolher pessoas que usam determinados dispositivos mobile como usuários de IOS ou Android.
Você fará uma série de segmentações na sua postagem e vai impulsioná-la colocando um valor que será utilizado pelo Facebook para levar a informação que produziu para um maior número de pessoas.
É possível fazer a mesma coisa com um vídeo, veiculando ele tanto no Facebook quanto Instagram, que agora conta com o IGTV.
O IGTV é uma nova rede que tem possibilitado que novas empresas contábeis consigam performar colocando vídeos para o seu público alvo.
E claro que utilizá-lo no Youtube que é muito conhecido onde algumas empresas se destacam a Tactus, por exemplo, que tem uma boa audiência entre outras.
E mesmo os que não têm um alcance tão bom têm conseguido boas parcerias e conversão de clientes.
E ao trazer essas pessoas para o seu site, se tiver um site preparado para a conversão, possibilita que as pessoas tenham condições de se cadastrar, e neste momento iniciarem um processo de relacionamento com a sua empresa contábil
Ao fazer esse processo de relacionamento começa a virar o jogo da conversão deste cliente na internet.
A partir daí será preciso começar a nutrir esse prospect para que ele possa entender como a sua empresa pode ajudar que tenha resultados.
E você não pode falar em uma linguagem muito fora do que o seu cliente vai entender, é bem mais fácil usar uma linguagem simples do que usar uma linguagem excessivamente técnica que pode atrapalhar seus resultados.
E ao nutrir esse prospect pode receber dele em determinado momento o que chamamos de “levantar a mão”, que é a permissão de envio de proposta para esse prospect.
Nesse momento você conseguiu uma segunda conversão. A primeira acontece quando ele efetivamente deixa o e-mail, quando ele solicita uma proposta você tem uma segunda conversão.
Nesse caso é uma geração de oportunidade que não necessariamente vai se converter num cliente.
Pois até mesmo a pessoa que solicita a proposta pode estar inapta a contratar os seus serviços, ela pode estar numa posição geográfica ou exercer tipo de atividade que você não pode atender, existe outros fatores preponderantes também.
Se já conseguiu atingir a possibilidade de uma conversão, quando a pessoa solicita essa proposta e se torna uma oportunidade se inicia o processo de negociação.
Você começa a gerar um processo e mostra ao seu público que você existe, tem conteúdo que interessa e condições de com o seu serviço atender as necessidades dele.
Assim gera-se um processo de relacionamento, primeiro dando a oportunidade para a pessoa se cadastrar, depois do cadastro começa a conversa com ela através desse processo de relacionamento através de uma ferramenta de e-mail marketing e num determinado momento essa pessoa solicita uma proposta e “levanta a mão”, tornando-se uma oportunidade.
Nesse processo você qualifica essa pessoa, começa a negociar para convertê-la a cliente e depois disso continua impactando positivamente e gera a possibilidade desse novo cliente te indicar para outros.
É assim que as coisas funcionam na internet.
E para conseguir atender todas essas necessidades é preciso levar em consideração outros pontos.
Principais erros
Primeiro você precisa ter um site preparado! Observando mais de 90% dos casos das empresas contábeis do Brasil não tem um site de contabilidade preparado para conversão.
Ou o site está preparado de forma errada quando ele não apresenta páginas que permitam a contratação dos serviços.
Alguns sites ao invés de entregar benefícios, estão entregando departamentos e coisas que não se conectam com o público alvo.
O público alvo não está interessado em saber sobre os departamentos existentes no seu escritório e sim sobre os tipos de benefícios que a sua empresa contábil oferece a eles.
Muitas vezes também os sites direcionarem links para páginas que não estão relacionadas com o seu site ao invés de manter uma linkagem interna.
Ou mesmo fazem a disponibilização de conteúdos que não são autorais, copiam de outros sites duplicando conteúdos.
Assim não criam credibilidade para o público alvo e muito menos para o Google que faz análise e relação a isso.
Isso tudo tem muito haver com a importância de entender como o Google pensa, e como fazer com que o Google faça uma indexação positiva e te coloque na primeira página.
Como conquistar isso?
Primeiro é preciso produzir conteúdos de qualidade e essa produção não diz respeito apenas um único conteúdo, significa ter um controle de conteúdos para publicar com frequência no seu site.
A cadência de publicação pode ser semanal, a cada 05 dias ou a cada 03 dias, isso depende da condição que tem de produzir conteúdos.
Caso decida produzir conteúdos, sozinho sem uma equipe editorial deve pensar que pode ser um pouco complicado.
Nesses casos pode acabar gastando muito tempo produzindo conteúdo e deixar de utilizar outras estratégias de marketing que também pode trazer resultados.
Especificamente sobre a produção de conteúdos é preciso saber que eles têm que ter um volume considerável de palavras, cerca de 800 a 1000 palavras, isso garante um conteúdo mais denso.
O conteúdo denso é visto de maneira positiva pelo Google, significa que está produzindo conteúdo de forma autoral e com qualidade de texto e quantidade de informações que podem ajudar a ranquear melhor.
Então produzir um conteúdo de qualidade garante que a sua página esteja no primeiro lugar do Google?
Não, é preciso ir, além disso.
O Google leva em consideração outros fatores como a quantidade e a qualidade de links que são apontados para o seu site, os chamados backlinks.
Esses links têm uma força significativa, na prática o Google entende que quando um site de referência aponta um link para o seu site isso significa que seu site também é referência.
Quando isso acontece o Google transfere parte da autoridade desse site, que é referência para ele, para o seu site também que tem uma autoridade menor.
Com o aumento dos links é possível aumentar a autoridade do seu site e isso ajuda que tenha melhores resultados no ranqueamento.
Então é preciso produzir conteúdos que atraiam pessoas e ao mesmo tempo pessoas que vincule links para o seu site ou fazer parcerias.
Nas parcerias pode produzir conteúdos com convidados e fazer uma troca de conteúdo para poder receber links através delas.
Mas isso não é tudo…
Dispositivo mobile
Além disso, é preciso ter um site preparado para o dispositivo mobile.
Se o seu site não é visto por dispositivo de celular isso será uma dificuldade para você.
Hoje cerca de 50% do tráfego da internet vai para os dispositivos mobile, se o seu site não permite esse tipo de visualização automaticamente perde o acesso dessas pessoas.
E sem uma estrutura mobile o Google para de indicar você para essas pessoas porque o seu site não é responsivo.
Então você precisa entender se realmente está preparado para isso.
E para entender, basta usar o próprio Google para fazer uma pesquisa em relação a isso, existe vários serviços disponíveis, mas o próprio Google quando você digita “como saber se meu site é responsivo” “meu site está preparado para dispositivo mobile” vai liberar um serviço onde é necessário somente inserir a sua URL e ele vai olhar seu site como se estivesse rodando em mobile.
Acesse o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis
O Google também considera a velocidade do seu site, isso porque a velocidade implica muito se o usuário vai permanecer ou não no site.
Caso coloque imagens muito pesadas, um código muito pesado, ou se o servidor (onde está instalado o seu site) para propagação pela internet for muito lento o Google vai considerar como um site não responsivo.
Existem serviços disponibilizados pelos provedores que pegam um servidor e dividem para vários usuários e cada um tem um pedaço do processamento daquele servidor para utilizar no seu site.
Quando vários usuários estão utilizando o mesmo servidor consumindo a velocidade consequentemente à velocidade dos sites cairá, inclusive do seu.
O Google também nos ajuda em relação a isso, ele faz uma análise do nosso site e nos dá um report da relação das visitas, a velocidade das visitas do usuário dentro do nosso site.
Todos esses fatores farão grande diferença para você são importantes para que consiga ranquear em relação ao Google.
E todo esse processo de conquista de clientes pela internet vem sendo muito positivo.
O que você não pode deixar acontecer são os fatores, como já citados acima, que desabonam o seu site.
Velocidade
Garantir que o seu site tenha uma boa navegação e rápida é essencial, faz parte da experiência do usuário quando acessar o Google prioriza isso.
Acesse o Google Page Speed Insights e teste a velocidade do site.
Cópias de conteúdos
Um site não responsivo também atrapalha, cópias de conteúdos serão indexadas em segundo plano pelo Google, ele identifica que o seu é um conteúdo cópia daquele que foi indexado primeiro.
Se não entregar conteúdo de qualidade para o seu público e esse público entra no seu site e logo sai aumenta a sua taxa de rejeição.
Taxa de rejeição
Quanto maior a taxa de rejeição mais negativamente o Google verá o site.
A idéia é que o usuário entre no seu site e viste diferentes páginas, e essa visita em diferentes páginas vai dar um posicionamento positivo em relação ao seu site. Por isso é fundamental considerar isso como um fator de ranqueamento.
Como diminuir a sua taxa de rejeição
Se seguir as instruções que dei sobre entregar conteúdo de qualidade, consequentemente as pessoas ficarão mais tempo no seu site, porque elas vão encontrar o que procuram e continuar entretidas com a informação.
Se colocar links internos de um artigo para outro numa correlação, fazendo com o que o usuário navegue em diferentes artigos dentro do seu site, também terá algo positivo porque isso diminui a taxa de rejeição
Quando o cliente entra no seu site deve ser impulsionado a visitar outras páginas. Caso ele visite uma página e saia a taxa de rejeição é de 100%, se ele visitar duas páginas essa taxa cai para 50% e assim por diante.
A sua taxa de rejeição é considerada a partir de uma média da somatória de todos os acessos.
Quanto mais tempo às pessoas ficarem no seu site mais o Google enxerga que um site legal e consequentemente ele vai querer mostrar para outras pessoas.
O algorítimo do Google controla todas essas informações e muitas atualizações desses algoritmos que mudam com o tempo. E isso pode mudar a posição dos sites constantemente.
Uma atualização recente considerou conteúdos duplicados, os sites foram varridos e onde foi encontrado conteúdo duplicado esses sites caíram de posição.
Em outra atualização consideraram os dispositivos mobile, sites que não estavam preparados para dispositivos mobile também caíram nesse caso.
Tudo isso muda completamente a taxa de ranqueamento.
Tanto que existe o ranqueamento para dispositivo mobile e desktop de modo distinto. É importante que consiga estar bem ranqueado nos dois aspectos, feito isso terá melhores resultados.
Para melhores resultados na prospecção de clientes na internet devemos considerar alguns pontos.
Como a importância de que o seu site seja um site preparado para a conversão e consequentemente tenha condições de receber pessoas de diferentes origens.
Falamos de redes sociais, Linkedin e Instagram a maioria deles será por meio de conteúdos pagos, pois organicamente fica muito difícil atingir resultado.
Tenha em mente que será preciso investir um pouco para conseguir levar as pessoas para o seu site.
Outro é a produção de conteúdos em vídeo para utilização no Youtube ou em redes sociais, e fazendo tudo isso e lavando a um site preparado as pessoas podem então ser incentivadas a deixar o email e começar um processo de relacionamento.
Esse relacionamento cria uma conexão com o seu público e consequentemente algumas dessas pessoas vão solicitar uma proposta.
E pensando claramente no funil de vendas, temos no topo do funil centenas de pessoas que vão começar a se conectar com você através desse relacionamento e então começam a entrar num processo de meio de funil e na ponta do funil poucas pessoas efetivamente vão “levantar a mão” e solicitar uma proposta e menos ainda vão converter.
Qual o segredo do sucesso para ter resultados na internet
Colocar cada vez mais gente qualificada no topo do funil.
Quando coloca prospects qualificados e trabalha bem o meio de funil gera um processo de incentivo que vai ajudar que tenha resultados no final do seu funil.
E exatamente esses clientes são convertidos através do seu serviço de internet.
Afinal a internet ajuda a converter clientes?
Na Tactus nos três últimos anos convertemos mais de 450 clientes exclusivamente através da internet.
E nós temos um processo completo para entender cada aspecto do nosso prospect dentro do nosso funil de vendas, gerando condições para que eles convertam como clientes.
Existem dezenas de outras empresas contábeis que também estão convertendo centenas de clientes através da internet, umas menos outras mais, tudo depende da estratégia e da capacidade financeira de investimento.
Como disse várias vezes acima organicamente é muito difícil ter resultados, tenha em mente que será preciso investimento para isso.
Porém essas empresas estão convertendo através da internet seguindo esses conselhos e aprendendo com quem sabe na prática e já obtém resultados.
E cabe a você decidir se vai ou não começar a virar esse jogo.
Acesse agora mesmo as nossas redes sociais e saiba mais sobre como podemos te ajudar.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
Estou querendo conhecer mais sobre o assunto !