Você sabe quanto tempo pode levar para uma empresa contábil digital começar a dar lucro?
Quanto tempo a Tactus Contabilidade Digital levou – depois que mudamos o nosso negócio para o digital – para começar a dar lucro e ter resultados?
Neste conteúdo vamos conhecer a trajetória – de 2015 até 2020 – da Tactus para entender o contexto da nossa mudança e saber como pensar estrategicamente em relação ao seu negócio contábil digital.
Desafios da contabilidade digital
Em 2015 nós tínhamos 10 profissionais, e nesse mesmo ano trouxemos 45 novos clientes.
No mesmo ano em que nós pivotamos o nosso negócio de uma contabilidade tradicional – atendendo empresas de Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional – para uma contabilidade digital com foco inicial em empresas somente do Simples Nacional.
Hoje, em 2021, nós temos na nossa carteira uma quantidade de empresas significativa do Lucro Presumido. Mas, o foco em 2015, eram apenas as empresas do Simples Nacional.
Começando os primeiros passos
No primeiro ano, nós tínhamos uma barreira que estávamos buscando quebrar: a aquisição dos primeiros 100 novos clientes.
Como eu disse, conseguimos em 2015 trazer 45 clientes com um time de 10 pessoas.
Naquele momento, tínhamos a carteira anterior e estava trocando clientes, ou seja, trocava um cliente do Lucro Presumido por 5 clientes do Simples Nacional, para manter o faturamento.
Nesse processo todo, acabamos dispensando toda a carteira de clientes anterior e fomos trocando para uma carteira que tinha fit com o modelo de contabilidade digital.
O pior ano de todos
Sem dúvidas, 2015 foi um ano muito difícil para nós, isso porque em 2014 – quando mudamos o rumo do nosso negócio – a primeira coisa que fizemos foi parar de fazer retiradas da Tactus e utilizar todo o nosso recurso para investir no marketing contábil.
Mesmo assim, o faturamento não era significativo e consequentemente isso me limitava, não conseguia fazer bons investimentos.
Trouxemos apenas 45 novos clientes, porque muita coisa dependia do orgânico, não era possível fazer muito tráfego pago e tudo mais, que são as estratégias de marketing que utilizamos.
Fomos para 2016 com 68 novos clientes e nosso time profissional aumentou em mais 4 pessoas. Portanto, fechamos 2016 com 14 profissionais e ainda assim, não estávamos atingindo o nosso ponto de equilíbrio.
A empresa não estava dando grande prejuízo, mas eu não estava conseguindo pagar toda a operação.
Estratégias de negócio
Manter um time foi estratégico para que pudéssemos ter resultados nos anos seguintes.
Quando chegou o ano de 2017 fomos para 19 profissionais, e neste ano nós trouxemos 124 novos clientes.
Quebramos a barreira de 100 novos clientes num ano e consequentemente as coisas começaram a entrar no eixo.
Começamos a entrar com mais tecnologia, ajustar os processos internos – aquilo que eu explico dentro do Programa de Contabilidade Digital que você precisa fazer para ter resultados efetivos na sua empresa.
Foi neste ponto que eu comecei de fato a entender que era possível trazer mais de 100 clientes num ano, podíamos ter mais tecnologia, pois havia mais ferramentas disponíveis no mercado.
Eu não tinha desenvolvido nada naquele momento e fizemos o que foi possível. Ou seja, tínhamos uma presença de internet, fazíamos a captação pela internet mas no back office era tudo manual.
Aplicamos padronizações para facilitar o fluxo interno, saindo do Lucro Real que consumia muito tempo, mas não tínhamos nenhum tipo de robotização.
No ano de 2018 captamos 187 novos clientes, nosso time foi para 23 profissionais e começamos em uma fase em que o foco era quebrar a barreira dos 200 novos clientes no ano.
Processo de crescimento empresarial
Em 2018 nós já tínhamos condições de pagar toda a operação, mesmo assim eu foquei na questão de gerar mais caixa e isso foi importante. Pois quando a empresa está num processo de crescimento, precisa de caixa para crescer, é o que chamamos de queima de caixa.
Para trazer um novo cliente para a sua empresa contábil depende de investimento e pagar o preço, que é o custo de aquisição do cliente (CAC).
Controle de custos
Neste ponto eu já controlava custo de aquisição de cliente, já sabia quanto me custava, o que eu tinha que fazer, e quais ações davam mais resultados.
Além disso, já tinha um histórico que indicava melhores estratégias para ter resultados.
Foi quando focamos nessa questão de alavancagem, em 2019 tivemos um boom, saímos de 187 clientes novos e fomos para um total de 503 clientes em 2019.
E para 2019 nosso plano estratégico previa cerca de 300 novos clientes, nosso foco era dobrar nossa aquisição e nós batemos mais de 500.
Esse foi um ano que consumimos muito caixa, mas consequentemente conseguimos uma alavancagem.
Quando descolamos dessa relação de crescimento com escala foi quando conseguimos ter melhores resultados financeiros e começamos a gerar caixa, o que nos deu subsídios para as coisas que aconteceram em 2020.
Nós fechamos o ano de 2019 com 41 profissionais.
Quase dobramos os profissionais e mesmo assim tivemos uma aquisição de mais de 500 clientes.
Fluxo de caixa
No ano de 2020 nós fechamos o ano com 785 novos clientes.
E agora temos uma nova meta que é quebrar a barreira dos 1000 clientes no ano, que é um desafio que temos pela frente. Uma coisa importante a se dizer em relação a esse processo todo, olhando para o meu caixa em 2015 e para o meu caixa hoje o fato é que: multiplicamos nosso caixa mais de 40x
Transforme o seu negócio contábil
Foi mais ou menos em 2017 quando conseguimos atingir nosso ponto de equilíbrio de fato, efetivamente começamos a gerar caixa que nos deu possibilidade de poder escolher.
Dentro do Programa de Contabilidade Digital explico como trabalhamos nossos slas internos para trabalhar marketing, vendas e operação.
E esses SLAs (Service Level Agreement) internos nos dão um parâmetro do que vai acontecer com a absorção de clientes.
Isso é uma coisa importante quando você entra em um processo de escala e precisa estabelecer essa relação.
Hoje obviamente foco em crescimento, mas não precisamente em crescer. Tenho um foco na questão do caixa, da lucratividade do negócio e em continuar gerando caixa, pois isso me dá possibilidade futuras.
O que é condizente considerar para construir um negócio contábil digital e atingir seu ponto de equilíbrio?
Eu diria que é indispensável se preparar hoje em dia.
Seja para começar do zero ou para transformar a sua empresa contábil, você precisa de preparação.
Se preparar hoje o seu negócio contábil digital por 12 meses, tem tempo suficiente para de fato ter uma operação saudável.
É claro que no percurso terá problemas de aprendizado, especificamente em trazer clientes e em achar qual cliente que tem fit com a sua solução, há uma série de fatores que precisa aprender.
Por isso precisa ter um aprendizado estruturado, isso te trará um ganho específico para evoluir.
Como aprender isso?
Tudo isso mostramos de modo detalhado dentro do Programa de Contabilidade Digital, que com certeza faz uma grande diferença para você.
O que faz total diferença?
Quando eu comecei eu não tinha informação, ninguém me disse o que fazer, muito menos o que estava certo ou errado, eu aprendi na raça porque não havia referência.
Você pode construir um negócio contábil escalável, ter muita lucratividade e acelerar esse processo, e posso te ajudar!