Um contador pode ter outra fonte de receita? Ou seja, é possível ter um negócio paralelo ao seu negócio contábil?
Na minha opinião além de possível, muito interessante! Mas você precisa ter alguns cuidados. Quer saber quais são? Confira o artigo que preparamos.
Prioridades
Um deles é com a questão do foco. É muito difícil ter foco em mais de uma coisa ao mesmo tempo, lidar com muitas coisas ao mesmo tempo é um desafio e para resolver esse impasse, terá que privilegiar alguma coisa em detrimento de outra.
Mas, não é possível dividir o foco?
Falando sinceramente é possível, porém, você precisa se organizar muito bem.
Nós temos incentivados os nossos sócios na Tactus Contabilidade e até mesmo proposto negócios paralelos com eles.
A própria Fernanda, que é responsável por toda nossa área operacional e é uma das sócias, tem dois negócios paralelos junto a mim.
O Jefferson que coordena a nossa área comercial, também tem projetos paralelos comigo e projetos de ordem pessoal.
Acho isso muito bom, porque com projetos paralelos você consegue agrupar outras fontes de renda.
Na sua contabilidade não é diferente, mas você precisa entregar bem as duas coisas.
Negócios paralelos
Eu a Fernanda e o Jefferson entregamos muito bem o nosso papel, nosso foco primário está na Tactus Contabilidade, ainda que eu tenha a Tactus Treinamentos, sei que poderia fazer mais treinamentos e abrir mais turmas de mentoria, se meu foco não fosse a Tactus.
Mas não faço isso pois eu não conseguiria dar conta de tudo, sabendo que a Tactus Contabilidade me consome muito tempo, esse é um fator que eu tenho que levar em consideração.
Outra coisa importante é quando você consegue ter negócios paralelos que são correlacionados, isso é muito bacana.
Como eu tenho um negócio, que é a Tactus Contabilidade e tenho a Tactus Treinamentos, eu não consigo vendê-la para o meu cliente da contabilidade, porque neste caso meu público-alvo é diferente.
Mas, ainda que eu não tenha isso estruturado como uma outra empresa, nós temos um serviço de BPO financeiro, que quando se tornar uma empresa – isso se dará em breve – será um negócio relacionado ao meu.
Se trata de outro business e consequentemente consigo vender para meu cliente dois negócios diferentes. Essa é uma coisa que você precisa considerar como uma boa alternativa.
Estruture seu negócio contábil
Ao fazer isso, permite que você tenha mais flexibilidade e aprenda a enxergar as oportunidades a sua volta, mas não aceite todas as propostas que aparecerem!
Percebo que muitos contadores que estão perdendo o foco com muitas coisas distintas, querendo fazer coisas diferente ao mesmo tempo e estão cometendo um grande erro.
Olhando friamente, eles não conseguem fazer as coisas bem dividindo a atenção, seria muito mais vantajoso se tivessem foco.
Relacionamento com parceiros
Uma dica muito importante: tenha parceiros estratégicos!
Você não vai conseguir chegar longe sozinho, além disso, ter várias empresas sozinho é muito mais complicado.
Não podemos dizer que isso não é possível, mas com certeza seria muito mais complicado.
“Dividir sempre para multiplicar”, esse é o meu lema!
Quanto mais dividimos o nosso “bolo” maior é o nosso crescimento e mais multiplicamos nosso sucesso, porque você tem mais pessoas para ganhar dinheiro junto com você e isso fará uma grande diferença.
O que achou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário para nós e confira outros artigos no blog clicando aqui.