Você que é empreendedor e está informado sobre o que acontece no marketing digital e procura a cada dia novas estratégias para impactar o seu público sabe quais as melhores técnicas de produção de conteúdo?
Quer descobrir?
Acompanhe o conteúdo a seguir…
Tanto para a minha empresa a Tactus quanto para a minha marca pessoal são produzidos muitos conteúdos.
Essa é uma estratégia que eu utilizo e que me traz muitos resultados.
Para que tenha uma dimensão, apenas no blog da Tactus postamos 3 artigos por semana, e uma das primeiras perguntas que recebo dentro deste tema é: de onde vem a ideia para produzir estes conteúdos?
Criação de conteúdo
Basicamente as ideias surgem do que vejo no meu dia a dia. O tempo todo procuro estudar, trabalhar na minha mente o conhecimento que está ligado ao meu público e estar atento para o que o meu público pode precisar.
A nossa empresa é focada em mercados digitais, e dentro deste mercado temos uma infinidade de demandas diferentes, e a todo o tempo valido o que o mercado precisa.
Essas validações geram insights, que eu costumo organizar em mapas mentais para gerar um “estoque de ideias” para que elas proporcionem a possibilidade de gravar novos conteúdos.
Depois da gravação dos conteúdos passamos por um segundo processo que é o processo de escolha.
Nele triamos os conteúdos que podem virar algum tipo de texto, conectando dois ou mais e mandando para a produção, e com isso geramos nossos conteúdos.
E trabalhando com muitos segmentos, como é o nosso caso, outra dúvida é como ter a “noção” de que tipo de vídeo gravar, qual ordem respeitar para gravar os temas.
Para ter essa noção conto com uma análise clara do que acontece no meu departamento comercial.
Conheça o seu público
A todo momento acompanho os nichos que estão com maior conversão e os leads que mais estão entrando na área de marketing.
Portanto, o departamento comercial e o de marketing andam alinhados para que com isso possamos fazer as melhores escolhas de conteúdo.
A depender do assunto eu exploro até mesmo com webséries que atendem o nicho que está com a demanda e junto a isso levar um conteúdo que possa gerar um engajamento para um processo inicial, dando um subsídio de conteúdo para quem está iniciando determinado processo.
E essa entrega cadenciada é roteirizada, levando o meu público alvo ao meu produto final.
E hoje existem diferentes canais e tipos de entrega de conteúdo. Qual traz mais resultados?
É difícil dizer que um canal ou outro traz mais resultados, ao olhar o fluxo do lead dentro do funil entendemos claramente em qual ponto ele “levantou a mão”.
Nós, particularmente, produzimos muito conteúdo em vídeo, e esses conteúdos ficam disponíveis no Youtube. Parte deste conteúdo vai para o Instagram no formato de Dark Post.
O que é dark post?
Dark Post são publicações patrocinadas que não aparecem para todo mundo, elas não aparecem no feed, aparecem somente para o público que determinamos.
E esses posts ficam correndo dentro do Instagram, do Facebook e em determinado momento um lead desses “levanta a mão”, e ele pode ter sido impactado por uma série de conteúdos anteriores, mas no momento em que ele sinaliza ele faz depois de um e-mail marketing.
Então a nossa ideia é fazer a Tactus ser lembrada para este público o tempo todo e em determinados momentos soltamos conteúdos estratégicos que permitam que ele levante a mão.
Defina suas estratégias
Não é possível dizer qual intervenção traz mais resultados. Trata-se de um conjunto de ações e a ideia é que o público possa ser impactado pelo nosso conteúdo em diferentes locais.
Nós temos uma visão clara dos objetivos dos conteúdos e sabemos qual público atingir.
Sempre busco tomar o cuidado de produzir um conteúdo buscando além da visualização.
Visualizações não monetizam.
Alguns vídeos que tem mais de 200 mil visualizações não nos geraram nenhum cliente, por isso penso em ser estratégico o tempo todo.
O primeiro cuidado para produção de conteúdo é esquecer o ego, não buscar visualizações, mas sim estratégia.
Conteúdos genéricos podem gerar muitas visualizações, mas na maioria das vezes não traz leads, que é o que buscamos.
O tempo todo é preciso pensar estrategicamente!
Monitoramento das Redes Sociais
Outro ponto importante é que é possível se distribuir conteúdos nas redes sociais, mas deve pensar que o alcance orgânico, como o do Facebook, é próximo de zero, só faz sentido a publicação se você fizer impulsionamento.
Mas para impulsionar é preciso investir e antes disso determinar que tipo de artigo você vai fazer, se vale a pena impulsionar e para quem impulsionar.
Mas nem todos os conteúdos impulsionamos, alguns tentamos postar pelo SEO com o objetivo do tráfego vindo do próprio Google.
Quando trata-se de marketing digital um fator importante é a cadência.
Algumas redes sociais tem particularidades que devem ser analisadas e consideradas.
Geralmente a cadência de postagem é diária, e muitas vezes deve ser feita mais de uma vez por dia. Já outras 1 postagem por semana é suficiente.
Na Tactus temos uma equipe e um suporte, o que me permite ter uma boa cadência de postagem, mas é preciso entender particularmente o que faz sentido para cada rede social.
E existe um erro muito comum que é cometido por produtores de conteúdo em vídeo no Youtube, que é produzir um conteúdo atrás do outro sem ter um processo de criação de audiência paralela, neste caso o produtor está falando para “ninguém”.
Ao produzir um conteúdo sempre considere trabalhar a distribuição. De nada adianta produzir 5 conteúdos por semana e não ter público.
Não é possível determinar uma cadência mínima, mas, não podemos espaçar demais as publicações.
Fatores de ranqueamento
E quais os critérios para ranquear um conteúdo?
Esse é um assunto bastante amplo, mas pensando nele de forma orgânica dentro do blog ou site, temos o ranqueamento de palavras que envolve a entrega de produto e a de palavras que envolve a entrega de conteúdos.
O ranqueamento depende tecnicamente de uma boa hospedagem, entrega de velocidade, qualidade do conteúdo, como é postado, o SEO, a discrição, o título, a URL deste conteúdo, as palavras chaves, a densidade do texto, quantidade de palavras chave dentro do texto e etc.
E outros aspectos que fogem disso, como os links que você recebe oriundos de outros sites, a qualidade desses sites, da experiência do usuários, do tempo de permanência do cliente do seu site e muito mais.
Trata-se de centenas de fatores de rankeamento que são levados em consideração pelo Google.
Não é uma situação isolada, mas é claro que existem coisas que podem destruir o seu ranqueamento e é preciso estar atento.
E quanto a interação do seu público com o seu conteúdo ela é muito importante.
As redes sociais são controladas por algoritmos, e eles levam em consideração o engajamento e isso envolve a questão a interação.
Se você não responder os comentários do seu conteúdo isso pode ser um fator negativo, se for investir nisso é preciso entender que isso demanda tempo e etc.
Produção de vídeo
E para quem vai começar agora essa produção de conteúdos, independente da rede, eu aconselho apostar em vídeos.
Estudar o seu público o tempo todo e entender o que ele precisa são peças chaves para um bom resultado.
E quem está começando agora com produção de vídeos deve saber que a pessoalidade é muito importante, seu público precisa criar uma conexão com você, seu eu real.
Quando tratamos de produção de conteúdo devemos construir uma boa audiência e também ter paciência, os resultados não vem de um dia para o outro.
E lembre-se ao publicar um conteúdo seja original, não há problema em se inspirar em outros conteúdos, mas suas publicações não podem ser cópias, isso é plágio!
E é muito negativo, pois isso derruba o seu ranqueamento, o Google sabe quem postou primeiro.
A produção de conteúdos envolve uma série de fatores, é preciso estudar e entender todos os aspectos para que tenha resultados satisfatórios.
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