O pagamento recorrente se tornou uma solução interessante e prática para quem consome continuamente um serviço.
As compras em ambiente virtual aumentaram nos últimos anos e quanto mais facilidades forem disponibilizadas ao cliente, maiores as chances de fidelização.
Estrategicamente, implementar esse tipo de recurso favorece não apenas o cliente, mas também o controle e redução da inadimplência, pois o cliente é estimulado a manter o pagamento em dia e, assim, garantir que o serviço não seja suspenso.
Neste post, vamos falar dos benefícios que o cliente pode usufruir ao contar com um meio de pagamento facilitador e dinâmico. Sua empresa também poderá alcançar algumas vantagens nesse processo.
Confira!
Como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente dá suporte a um formato de negócio online que vem ganhando cada vez mais adeptos: a assinatura.
Uma vez contratado, o serviço será disponibilizado até que uma das partes, por algum motivo, faça a suspensão ou cancelamento.
O funcionamento é simples: o cliente contrata o serviço, define o tipo de assinatura e a data de vencimento para pagar. Em seguida, preenche a forma de pagamento — cartão de crédito, boleto ou débito em conta — e autoriza o desconto mensal.
Vale lembra que não se trata de um parcelamento, que é um valor dividido em um número igual de parcelas.
O pagamento se dá por recorrência, ou seja, o valor acordado na contratação será cobrado a cada mês de forma avulsa por tempo indeterminado.
O que o pagamento recorrente faz é oportunizar ao cliente melhores condições para o débito e auxiliar o fornecedor no monitoramento das assinaturas em atraso ou recuperação daqueles clientes que por razões diversas deixaram de consumir o serviço.
Quais as vantagens de utilizar a solução?
O método tradicional de cobrança (manual) deixava muitas lacunas e margens para erros, como cobranças indevidas, baixas não realizadas e conciliação insegura.
Com o pagamento online, o trabalho sistêmico é automático e dá à equipe o suporte necessário para realizar um trabalho mais eficiente.
Além de padronizar o atendimento ao cliente em um sistema parametrizado, permite uma flexibilidade para se adequar às necessidades do cliente, como escolha da data de vencimento e forma de pagamento, sem afetar o controle e a rotina de trabalho da equipe financeira.
No caso do pagamento recorrente, a carteira se mantém dentro de uma estabilidade prevista e possibilita uma prospecção de novos clientes mais segura e com boa visualização do cenário como um todo, inclusive mensurando os tipos de serviços mais contratados, fatores fundamentais para o seu planejamento financeiro.
Se a sua empresa atua com serviços que podem ser adquiridos separadamente e serem contratados em combos, o pagamento recorrente pode ajudar a aumentar o ticket médio do cliente se ele perceber as vantagens de incluir mais serviços na mesma assinatura.
Com a adoção do pagamento recorrente a tendência é que a inadimplência seja mesmo reduzida. Um sistema de automação dispõe de recursos que vão desde a cobrança automática, emissão de notas fiscais até cálculo de juros e multas, além de implantação de política de descontos.
Quando se utiliza um serviço de pagamento online é possível mensurar o desempenho da empresa.
Isso quer dizer que com os dados gerados automaticamente você vai poder estabelecer o uso de métricas de acompanhamento, como:
- custo de aquisição por cliente (CAC);
- taxa de cancelamento (churn rate);
- tempo de vida do cliente (customer lifetime);
- receita recorrente mensal (MRR);
- ticket médio.
Cada uma delas tem uma função e juntas traçam um perfil mais adequado dos clientes da sua empresa e servem de base para a adoção de estratégias diferenciadas, levando em conta o comportamento de compras do cliente.
O que os clientes têm de benefícios ao contar com o pagamento recorrente?
Consumo pontual do limite do cartão de crédito
Como a assinatura não é um parcelamento, comprometer o limite do cartão de crédito do cliente não é uma prática do pagamento recorrente, o que faz com que os clientes tenham predileção por esse tipo.
Se a experiência de compras do cliente é um dos focos principais da atuação online e garantir que ela seja eficiente faz parte dos planos de engajamento e fidelização, todas as facilidades que contribuam para que ela seja a melhor possível devem ser implementadas.
Menos burocracia
Aquele processo moroso e cheio de burocracias, tão característico nas vendas tradicionais, se torna quase inexistente nas compras em ambiente virtual com pagamento recorrente. Os passos são simplificados, tanto para o cliente quanto para a sua empresa.
Com o uso de APIs de pagamentos — integração sistêmica de departamentos e processos — a venda ganha agilidade e o cliente é o maior beneficiado por isso.
Quando um pagamento por recorrência é realizado, seja qual for o meio escolhido pelo cliente, rapidamente é identificado no sistema.
Da mesma forma, se há inadimplentes, automaticamente são reconhecidos e, com algumas parametrizações personalizadas, o sistema abre procedimentos de cobrança recorrente que vão desde avisos de vencimentos até reenvio de boletos já recalculados.
Pode não parecer, mas isso é um benefício para o cliente que com agenda atribulada pode se esquecer de efetuar um pagamento.
O bom relacionamento desenvolvido durante o contrato é que vai ditar o tom de abordagem e recepção de cobrança ao cliente.
Transparência e segurança
Sabemos que o volume de fraudes no universo online é bastante expressivo e que a transparência e a segurança são fatores essenciais e influenciam a decisão de um cliente para comprar em uma loja. Garantir um meio seguro e transparente de pagamento ajuda na fidelização.
Para o cliente, a comodidade de efetuar as compras a qualquer hora do dia é um benefício que faz grande diferença em suas escolhas.
As boas plataformas de pagamento online devem oferecer sistema antifraude, boletos registrados, checkout transparente e proteção quanto ao uso do CVV — o código de segurança que vem no verso do cartão de crédito.
O avanço tecnológico proporcionou a criação de um comércio virtual que ganhou cada vez mais adeptos e também maior concorrência.
O consumidor transformou seus hábitos de compras e já não se detém mais apenas na qualidade dos serviços prestados.
Como a oferta é grande, as exigências se multiplicaram e a corrida pela vantagem competitiva passou a ser uma preocupação ainda maior. Por isso, contar com uma plataforma completa é fundamental para a retenção de clientes.
A Iugu é uma plataforma intermediadora de pagamentos online que permite a gestão e automação de processos de pagamentos e cobranças recorrentes.
Com isso, proporciona integração e segurança, além de oferecer aos clientes a comodidade de escolha quanto aos meios de pagamentos e suporte técnico de uma equipe altamente capacitada.
Se você gostou deste texto sobre os benefícios do pagamento recorrente para seus clientes e percebeu que pode oferecer uma experiência ainda melhor, que tal entrar em contato com a gente e conhecer na íntegra todos os recursos que nossa plataforma oferece? Ficaremos contentes em atendê-lo!
Artigo do autor Patrick Negri
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.