Qual o propósito que você tem para o seu negócio?
Qual o propósito que você tem para a sua empresa?
E para a sua vida profissional: o que pretende alcançar?
Até que ponto você conhece claramente aquilo que busca atingir?
Quais os benefícios de conhecer e como alinhá-lo com outros a sua volta?
A importância de um propósito
Estive recentemente refletindo sobre o que é uma pessoa sem propósito claro, e é sabido que isso pode atrapalhar muito a vida de alguém.
Uma pessoa que não tem um propósito claro está como uma pessoa perdida no oceano.
Vou tentar elucidar isso para que fique mais claro: alguém que está acostumado a praticar stand-up em lagos e decide partir para o surf terá o mesmo sucesso?
Conseguimos perceber, mesmo sem entender do assunto, apenas olhando que é muito mais difícil.
Isso porque na verdade a pessoa precisa de algo além de equilíbrio, é preciso utilizar técnicas e entender que no surf a onda vai te conduzir, e se não souber lidar com essa condução acabará perdido no mar.
Ter um propósito definido
Não ter propósito é isso: você deixa a onda te conduzir, e se não souber nadar contra a maré e tiver boas técnicas, quando percebe já está perdido no oceano.
Quando você tem um propósito definido não permite que as pessoas a sua volta digam para onde deve ir e você vai alinhar as suas ações sempre com os seus propósitos.
Se você, por exemplo, trabalha em uma empresa e pessoalmente tem um propósito claro e essa empresa está desalinhada com o seu propósito com o tempo terá que se desligar, de forma estratégica, porque não faz sentido continuar em uma empresa que não está alinhada com os seus propósitos.
Na Tactus nós temos um propósito em relação ao nosso negócio e ele está muito claro para todos.
Quando um cliente quer fazer algo desalinhado ao nosso propósito nós desligamos esse cliente da nossa base, não faz sentido para nós um cliente que não esteja alinhado ao nosso propósito.
Isso porque o meu propósito, o propósito da empresa, deve ser maior do que todos que estão nela: desde o cliente até os profissionais.
E os profissionais que vão ter melhores resultados são aqueles que acabam se alinhando ao propósito da empresa.
Quando você conhece muito bem o seu propósito é possível alinhá-lo facilmente a outros objetivos à sua volta.
Para dedicar o seu tempo ao propósito de um negócio é preciso que ele faça sentido para você.
Se não tem um objetivo definido qualquer coisa fará sentido pra você, e esse não é o caminho certo.
E seguir um objetivo implica que o empreendedor diga muitos “nãos” no seu caminho, e não é tão simples assim dizer “não”.
Somente com um propósito claro fará sentido para você dizer “não’ para algumas coisas, e isso fará grande diferença.
Não tenho como passar uma “receita de bolo” a alguém, orientando exatamente como estabelecer um propósito: trata-se de um assunto muito mais complexo, leva tempo, análise, discussão de valores e muito mais.
Neste conteúdo eu espero apenas provocá-lo a refletir sobre você ter um propósito, e ao mesmo tempo quero indicar que se não tem um é preciso parar e desenhar esse propósito pra você.
Se a sua empresa contábil também não tem um propósito é preciso parar e desenhar esse propósito.
Quando enxergamos isso, há alguns anos atrás, fez uma grande diferença e alinhar esse propósito com o tempo faz parte do jogo.
Fez toda a diferença para a nossa empresa o nosso propósito, pois isso hoje está muito mais claro para o nosso time e para nós quais as pessoas que estão alinhadas a ele e o tipo de cliente também.
Sabemos onde queremos chegar, pois paramos e desenhamos o nosso propósito e nossos objetivos.
Não fique mais à deriva, estabeleça um propósito e institua isso na sua empresa, na sua vida.
Tenho certeza que com um foco claro será possível atingir com maior facilidade seus objetivos.