É muito importante parar e pensar um pouco no que está acontecendo no mercado no cenário contábil neste momento. Nós estamos diante de um processo de crise e consequentemente, um processo de mudança comportamental.
Estamos em um desafio constante que está presente na vida de nossos clientes e das nossas empresas contábeis.
Diante desse processo surge uma dúvida: o momento que vivemos é o momento ideal para transformar a sua empresa contábil?
Será que assumir esse papel de transformação agora pode ser mais oneroso que vantajoso?
Como conciliar uma mudança e dar conta de todas as outras coisas que nós estamos fazendo e tendo que lidar neste momento?
Suas escolhas determinam o futuro
Este é um questionamento interessante, a decisão em relação a esse assunto ela pode ser impactante e determinar o sucesso do seu negócio.
Existe um conceito que chamamos de “janela de oportunidade”.
Dentro da janela de oportunidade acaba sendo muito mais fácil ter resultados, é essencial saber identificar uma janela de oportunidade.
Eu posso afirmar que no momento, com a crise, estamos vivendo uma janela de oportunidade.
É esse o momento de estabelecer uma nova relação com seu cliente, uma relação mais produtiva uma relação que vai gerar menos custo e que ajudar que você se proteja mais.
Em um cenário de incerteza como o que vivemos, já estamos enfrentando naturalmente, um achatamento natural de valor de honorários.
Depois que essa crise passar, as empresas e empreendedores serão muito mais sensíveis a aspectos relacionados a custos.
Tudo isso acontece porque vivemos um cenário de desafio, do ponto de vista financeiro, todos vão procurar uma diminuição de custos, por isso, otimizar seus resultados e fazer com que o seu dinheiro renda mais, é muito importante.
Um novo conceito para o normal
Nós vamos viver um processo de recessão e nele teremos empresas sobreviventes.
De modo geral, especialistas preveem um retorno para a economia aquecida no final de 2021 para 2022.
Isso se tudo se mantiver nessa linha, pois, com essa quarentena perdurando cada dia mais e o processo de incerteza a nossa volta, é difícil imaginar o que as empresas vão enfrentar.
Com esse tipo de crise é esperado que o valor dos honorários seja diretamente impactado.
Mas é aí que mora o perigo…
Uma empresa tradicional que não faz uso de tecnologia, não tem processos alinhados e que não conseguiu trabalhar estrategicamente no digital, trabalha com custo operacional muito maior e uma eficiência operacional menor.
Este tipo de empresa será diretamente impactado no processo, ela tem pouca flexibilidade e não tem condição de ser mais competitiva nesse quesito.
Adaptação para o meio digital
Além do mais, falando ainda sobre janela de oportunidades, nós estamos vivendo um momento onde as pessoas estão muito mais adeptas a ações digitais.
Fomos forçados a nos inserir ainda mais neste meio, e consequentemente as pessoas estão aceitando melhor uma troca de documentos de forma digital ou fazer uma reunião através da internet, por exemplo.
As pessoas estão sendo condicionadas a entender que elas não precisam estar presentes na sua empresa para que as coisas possam fluir.
E esse é o momento de introduzir o digital na sua empresa, sim!
Mas para essa virada de chave é importante saber que a contabilidade digital não é apenas um sistema.
Quem vende essa ideia de que a empresa contábil digital é somente “um sistema” está vendendo uma ideia errada a contabilidade digital, vai muito além de um sistema: é uma cultura.
Não pense que a simples adoção de sistema vai resolver seu problema, existe um grande processo para entender como funciona a cultura digital.
O processo de mudança
Todos estão passando por um processo de aculturamento digital, se você estiver preparado digitalmente você ajuda que esse processo de aculturamento se estenda diretamente ao seu cliente.
Assim prepara a sua empresa para atender a essa janela de oportunidade.
Por outro lado, temos também aqueles que não fizerem esse processo de transformação, e eles poderão perder o timming da transformação digital, depois disso pode ser tarde demais.
Vamos elucidar a questão para que entenda melhor…
Para que entenda como isso funciona de uma forma mais prática e didática, imagine que você está numa maratona.
Nessa maratona temos alguns pelotões.
O primeiro pelotão é composto por pessoas que saíram na frente, que seriam os adeptos digitais.
Essas pessoas que começaram muito antes o processo de transformação nas suas empresas, esse pelotão é formado por empresas que pegaram a onda digital desde o início e estão nisso há algum tempo.
Essas empresas aprenderam e evoluíram muito, sem dúvidas estão muito à frente das demais.
Depois temos o segundo pelotão.
Esses foram os que conseguiram pegar a segunda onda do digital, com isso foi possível evoluir e chegar em níveis avançado dos aspectos de evolução.
São empresas que estão fluindo no meio digital, ou seja, não tiveram problema nenhum em fazer a migração para o home office por exemplo.
Tudo isso porque essas empresas já têm de seus clientes utilizando ferramentas, ainda que às vezes façam atendimento presencial, e há nenhum problema em relação a isso.
O importante é que elas conseguiram usar a estratégia do digital para poderem ser competitivos e proteger o seu negócio.
Essas empresas estão conseguindo enfrentar a crise e outros desafios, sem se preocupar com a transformação digital.
Temos o terceiro pelotão.
Esse é composto por pessoas que não estão levando a “maratona” tão a sério.
Essas pessoas começaram a corrida de forma mais lenta, andando achando que a grande verdade é que “dava” para ir caminhando até o final.
Mas no meio da corrida o tempo começa a se encurtar e ela vai ser encerrada mais cedo, e agora?
Essas empresas agora estão começando a perceber que o tempo de transformação digital estão acabando mais rápido, antes prevíamos um cenário de pelo menos mais 2 anos para uma virada de chave, hoje vemos um tempo muito menor.
Essas empresas que têm o digital apenas introduzido ainda não tem uma vantagem competitiva e talvez não consigam trabalhar estrategicamente no mercado.
O que pode acontecer com essas empresas é que, se não acelerarem o passo, não vão chegar no final da corrida, muito menos próximos as pessoas que já saíram muito na frente e elas até podem acabar, mas vão chegar bem no final da corrida.
No quarto pelotão temos um grupo mais crítico, empresas que nem saíram do lugar.
Essas empresas não se deram conta que a corrida começou há muito tempo, essas empresas então estão numa situação muito complicada.
Transforme seu negócio
Muitas empresas simplesmente não vão conseguir se adequar ou restará a elas um mercado pouco produtivo, sob o ponto de vista de resultado.
Consequentemente, não sabemos se essas empresas continuarão ou não as suas atividades.
Recentemente, eu falei sobre esse processo de transformação, analisando os dados de empresas contábeis do Brasil e analisando toda situação de crise, eu acredito que nós vamos contar com cerca de 10% das empresas contábeis no Brasil, depois dessa pandemia.
Essa é apenas uma estimativa, temos que esperar para ver o que o futuro reserva com relação ao número de empresas que não vão conseguir passar por essa crise.
As empresas que não evoluírem digitalmente, são as empresas que estão mais suscetíveis a não conseguir passar por esse momento da crise.
Portanto, direi para você de uma forma muito sincera: agora é o momento de transformar a sua empresa, independentemente os demais desafios.
Aproveite essa janela de oportunidade e não fique no último pelotão!
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.