A contabilidade digital se enquadra no seu negócio?
Nosso intuito é mostrar para você que, antes de mais nada, ao pensar em atuar no modelo de negócios de contabilidade digital é preciso identificar como o seu negócio atual se encaixa dentro deste contexto e se, realmente, você está preparado para todo este processo de mudança que é necessário.
Pesquise o mercado
O primeiro ponto que você tem que considerar para saber se a contabilidade digital se enquadra no seu negócio é: analisar os segmentos de mercado que você atua.
Alguns segmentos são mais aderentes a trabalhar digitalmente que outros.
Quando você pensa em empresas do simples nacional, especialmente empresas prestadoras de serviços é um segmento super aderente a esse tipo de serviço.
Isto porque existem outras empresas que estão atuando desse modo dentro desse modelo de negócios.
O próprio mercado já foi impactado por empresas como Contabilizei, Conube e a própria Tactus, bem como, outras empresas que atuam fortemente neste segmento de mercado.
Consequentemente você terá mais facilidade quando fala para o mercado sobre o serviço totalmente digital, você tem mais aderência, e fica mais fácil levar o seu serviço para este tipo de mercado.
Área de atuação
Então, a primeira pergunta que deve se fazer é: em qual tipo de segmento vai fazer isso.
Dentro dos segmentos que já estão performando ainda há muito mercado para atuar, alguns tipo de empresas como as de Lucro Real, ainda não são tipos de empresas aderentes a esse modelo, pois ainda exige uma presença mais efetiva no negócio do cliente.
Nós chegamos a atender uma empresa de indústria a distância mais é muito desafiador, pois este cliente ainda exige uma posição maior de contato.
Além da questão da segmentação o empreendedor deve optar pelos clientes que estão adeptos a tecnologia.
Alguns prestadores de serviço se encaixam num formato digital, mas não são adeptos à tecnologia.
É mais fácil buscar pelos clientes adeptos a tecnologia, pois o poder de convencimento a quem não usa a tecnologia terá que ser muito maior e isso será bem mais difícil pra você.
O segundo ponto é: atuação de empresas de contabilidade online digital.
Se você atua em segmentos onde existe uma penetração maior de mercado das empresas que já estão atuando neste formato digital, precisa considerar que a sua empresa pode ter o mercado mais ameaçado.
Não há como negar que as empresas que atuam no formato online acabam tendo uma precificação mais baixa e não há o que fazer contra as leis de mercado.
A medida que uma empresa anuncia que tem uma contabilidade por um valor muito baixo, independente do cliente contratar ou não essa contabilidade, ele vai ser impactado por este tipo de propaganda e isso gera questionamentos na mente do cliente.
Uma empresa tradicional que atua no mesmo mercado de empresas online e digitais acaba mais ameaçada e esse é outro motivo que o empreendedor tem para considerar adentrar este mercado.
Uso da tecnologia
Quando se está no mesmo meio de empresas que foram investidas, possuem mais tecnologia e que estão sendo mais produtivas por vários fatores o seu negócio corre riscos, pois essas empresas mais tecnológicas pensam o tempo todo em como melhorar e automatizar ainda mais os seus processos.
O contador tradicional, que não utiliza tecnologia, e que quer habitar o mesmo meio que essas empresas tecnológicas está claramente ameaçado.
E o papel do empreendedor é enxergar este mercado e considerar mudanças.
Na Tactus há quatro anos percebemos essa mudança e começamos a nos questionar. Pra nós não fazia mais sentido trabalhar com empresas de lucro real de modo digital e então iniciamos uma mudança até chegar onde estamos hoje.
Hoje a Tactus tem uma escala dentro do mercado que atua. A escalabilidade na aquisição de clientes nos permite um onboarding de dezenas de clientes mensalmente na nossa carteira, pois mudamos o nosso negócio.
Trabalhar com um empresa contábil hoje, tradicionalmente, sem tecnologia, não vai te trazer resultados.
Quando uma grande parte das empresas “acordar” para este processo de transformação vão estar tão atrasadas tecnologicamente que não vão ter “pernas” para acompanhar a onda de transformação que estamos passando;
Há 5 anos atrás usávamos na nossa empresa apenas o ERP contábil e hoje já utilizamos mais de 40, isso é o reflexo da transformação.
Isso não significa que a sua empresa precise do mesmo número, você precisa adotar as tecnologias que fazem sentido para você.
O preço da transformação
E o terceiro ponto é: você está disposto a transformar digitalmente a sua empresa?
Esse não é nem de longe um processo fácil, a transformação de uma empresa contábil é penosa e o empreendedor precisa estar disposto a pagar o preço da transformação.
Para qualquer mudança na empresa antes deve vir a mudança do mindset.
Algumas empresas utilizam um ERP contábil muito atrasado e é preciso começar por aí, mas muitos empreendedores não querem sair da sua zona de conforto e mudar.
E neste processo de transformação a Tactus já enfrentou muitos erros como: a adoção de sistemas errados e até ferramentas que não faziam sentido, e hoje podemos ver esses erros e ter uma possibilidade de escala muito maior na nossa empresa.
A tecnologia te proporciona coisas como: a cobrança automatizada, que resolve um número muito grande de problemas de pagamento existentes em uma empresa.
Uma nova mentalidade
Para mudar é preciso estar disposto a se desprender de antigos conceitos.
Hoje até mesmo a preocupação que tínhamos com funcionários ligadas a redes sociais e etc acabou.
Eu não me preocupo se meu colaborador assiste um vídeo enquanto trabalha, a minha preocupação é com a entrega final que ele faz a minha empresa.
Eu tive que evoluir a minha mentalidade de empreendedor e entender isso.
O quarto ponto é: ter um mindset digital.
E isso quer dizer que a sua cabeça tem que pensar digitalmente. O que isto significa?
Na nossa empresa nos questionamos diariamente se o que estamos fazendo é possível ser feito de melhor maneira usando meios digitais.
Ao ter um mindset digital você começa a repensar as coisas, a questionar o porquê não usar automação em determinadas atividades.
Quando você tem um mindset tecnológico começa a entender que seu time tem que ter ferramentas para operar da forma mais rápida possível, por exemplo.
E para ter um mindset digital na sua empresa é preciso primeiro mudar a sua cabeça, depois se sua empresa tiver um nível de gestores mude o mindset deles, e para que isso chegue ao seu time, e somente depois poderá pensar em mudar a cabeça do seu cliente.
Além disso você deve entender que nem todos vão aceitar este processo de mudança e pessoas vão acabar saindo da sua organização: muita gente prefere ficar em uma zona de conforto.
O seu time precisa ter o mindset digital para mudar a mentalidade do seu cliente.
Investimento
O quinto ponto é: está disposto a investir neste processo de transformação?
Para evoluir é preciso investir.
Você chega a conclusão de que seus equipamentos estão atrasados, que seu software não está adequado, que não está utilizando ferramentas suficientes, que a sua internet não é ajustada para te dar resultados, que seu site está muito atrasado e etc.
Chegar a toda essa conclusão requer que você, como empreendedor, para mudar, esteja disposto a investir tempo e dinheiro no seu negócio.
Se não investir em ter um sistema contábil melhor que te entregue maior produtividade para o seu time nada vai funcionar, lembrando que é muito difícil mudar de sistema, mas se ele te trouxer mais produtividade, mais ferramentas de gestão e de robotização faça isso.
É claro que haverá um preço, pague por ele e saia da sua zona de conforto.
Investimos constantemente na nossa empresa com troca de equipamentos, cursos, eventos e muito mais.
Nós nunca tivemos tanta oferta de conhecimento e ferramentas para nos ajudar como temos hoje, mas tudo tem o seu preço, a pergunta é : você está realmente preparado para pagar este preço?
O processo de transformação não é fácil para ninguém e você pode escolher ficar parado, mas depois isso será muito caro para o seu negócio.
Quem não investir neste processo de transformação ficará fora do mercado.
Você como empreendedor precisa ajustar seus times de profissionais, ajustar suas ferramentas, buscar conhecimento se seu intuito é efetivamente transformar a sua empresa contábil.
E tem que aprender com quem já chegou nos seus objetivos e pode te ensinar na prática.
E é normal que no processo de transição você tenha mais dificuldades, mas as dificuldades acontecem no processo: no final o resultado será muito satisfatório.
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