Anderson Hernandes Saber dizer NÃO para o Cliente de Contabilidade

Saber dizer NÃO para o Cliente de Contabilidade

Qual a importância de saber dizer não ao seu cliente de contabilidade? E muito importante, porque como em qualquer setor na vida se você não souber vai ser obrigado a aceitar tudo que o querem, e nem sempre a vontade do cliente vai ser boa para o negócio dele e alguns clientes não sabem avaliar isso. E esse tipo de atitude será pior ainda para você, claro!

Pense nisso como a relação existente entre médico e paciente. Um paciente quando está em tratamento tem regras a seguir que são estipuladas pelo seu médico para que obtenha sucesso. Imagine se um endocrinologista quando trata um paciente obeso começar a dizer “sim” para cada vez que o paciente perguntar se pode comer alguma coisa rica em calorias. Isso vai acarretar problemas para o paciente diretamente, ele que não vai atingir o objetivo buscado e piorar a sua situação de saúde.

Pode usar como exemplo seus filhos se tiver. Imagina que você resolva dizer sim para cada pedido do seu filho, para cada vez que ele queira alguma coisa, você sendo mais velho e tendo mais experiência sabe que aquilo não será bom pra ele. Você vai deixar de dizer não para o seu filho? Se não souber dizer não, terá problemas sérios com a criação dele e com o seu futuro principalmente. Nós temos que aprender a dizer não!

Quando o cliente solicita um DECORE

O cliente pode vir até você pedindo um DECORE que não tem cabimento e você não pode se sujeitar a fazê-lo. Se fizer, vai declarar informações que não são verdadeiras e isso pode te criar um problema enorme. Não se arrisque para satisfazer ou  para “manter” o cliente, você só vai criar problemas.

Muitos clientes também exigem do escritório uma carta de faturamento que não condiz com a realidade, perca o cliente, mas não faça. Se ele deixar de trabalhar com você ele está agindo de má fé, pois quer alguém que faça o que é conveniente pra ele, e você trabalha para fazer o certo. Isso mostra que o cliente não é sério. Não coloque sua credibilidade em risco, não vale a pena.

Fiscalização do CRC

Também pode ocorrer outro tipo de situação onde o cliente quer um tipo de serviço que você não tem habilidade para fazer, você tem que dizer não a isso também. Não veja isso como uma oportunidade perdida, pois não é. Só seria se tivesse habilidade para fazer, caso contrário estaria se colocando numa situação de risco.

Você tem que aprender a dizer não quando o cliente pede um desconto, por exemplo, você sabe o valor do seu trabalho, não deve deixar outras pessoas estipular isso a você.

GESTÃO DE EMPRESAS CONTÁBEIS

Muitos clientes também querem falar com você o tempo todo, consomem o seu tempo e o tempo da sua equipe, de modo que eles te atrapalham muito a você e deixam de ser produtivos também. Se não aprender a dizer não, terá dentro da sua carteira clientes que irão trazer prejuízos. E isso faz parte do mercado, nós trabalhamos para monetizar, não por filantropia. Estudamos e nos especializamos pra entregar um serviço de qualidade ao cliente e isso tem que ser recompensado de maneira financeira.

Quando você atende um cliente onde entrega mais serviço do que ele te paga, ou gasta tempo demais focado nos inúmeros problemas dele, esse cliente não é mais importante pra você, você deve deixa-lo ir. Como num relacionamento, se não soma então não pode fazer parte da sua vida. O correto é que pare de atender esse cliente ou cobre mais caro pelos seus serviços. Não faça o que não está dentro das suas condições.

Sabendo dizer NÃO para o seu cliente contábil

Se aprender a dizer não hoje, no futuro terá se poupado de enfrentar vários problemas. Temos que nos precaver e principalmente não dar o passo maior que a perna.

Bom, mas depois de todo esse discurso que temos que dizer não, vem à parte mais relevante, como dizer esse não? Nós lidamos diretamente com pessoas temos que saber como falar, na maioria das vezes a maneira que fala “não” para o seu cliente ou mesmo “sim” que vai determinar se ele vai continuar contratando os seus serviços na sua empresa.

Nós temos que saber trocar o nosso “não”, como assim? Trocar, por um “não posso fazer A, mas posso fazer B” ou Não posso fazer por que… Não se diz não só por dizer, o cliente tem que contar com um respaldo ou ao menos uma explicação. Temos que saber conduzir esse relacionamento com o cliente.

Quando algum cliente precisa falar comigo e eu não consigo atendê-lo por estar comprometido com um evento ou qualquer coisa do tipo, eu não digo “não” a ele. Eu digo que eu pessoalmente não posso, mas que vou dispor dos melhores membros da minha equipe para atendê-lo, assim meus colaboradores vão me passar o que está acontecendo para que possamos resolver.

Entende que eu não deixei o cliente na mão? Eu dei uma solução a ele, não a que ele queria, mas uma equivalente.

Então é assim que você como empreendedor deve levar a sua relação com o cliente, aprenda a como conversar com o cliente, como dizer não sem ficar em uma situação desconfortável, mas caso não haja alternativas a situação desconfortável de hoje vai poupar maiores problemas amanha!

Acredite em mim!

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