Quando começamos a desenvolver nosso programa de Gestão Estratégica de Pessoas na Tactus, buscamos aprender com empresas que estavam muito mais avançadas nesses aspectos.
Como gestor, busquei entender o que essas empresas ofereciam, o que faziam de diferente e como eu poderia me espelhar nos resultados delas para aplicar na nossa empresa.
Mas, sempre fiquei com uma pergunta.
Depois de observar o que as empresas faziam percebia que custava muito caro e me perguntava, como seria esse retorno de investimento.
“Como refletir o valor investido em ganhos para a empresa contábil, considerando sua realidade?’
Depois de mapear a situação, comecei a fazer investimentos e adequações, aplicando diferentes estratégias na Tactus.
E hoje posso dizer como temos retorno do investimento que fazemos na gestão de pessoas dentro da nossa empresa contábil.
Agora, você vai conhecer algumas dicas práticas sobre o assunto. Confira!
Atendimento ao cliente
Quando um gestor investe no bem estar e felicidade dos seus colaboradores isso se reflete nos seus clientes.
É claro que ao contratar um profissional, esperamos que ele preste um bom atendimento e ajude no processo de retenção, mas tudo tem um efeito psicológico.
Quando as pessoas estão satisfeitas com algo, a tendência de realizarem uma entrega diferenciada é muito maior.
O grau de satisfação do time ajuda em muitos aspectos no contato com o cliente.
Isso interfere na forma como ele conversa com o cliente e até com o fato dele estar mais receptivo a uma crítica ou reclamação.
Entrega de serviços diferenciada
Um profissional satisfeito fará uma entrega diferenciada, ele vai além do básico, porque recebe além do básico.
E quando o assunto é retenção de clientes, é muito importante ter uma entrega diferenciada.
Na Tactus Contabilidade, em cada contato de atendimento ao cliente temos uma mensuração, ou seja, analisamos em três níveis, sendo eles:
Neutro: Contato básico, o time entrega pelo que está “sendo pago”.
Insatisfeito: Neste caso, o cliente se frustra e isso tem haver diretamente com a condução de atendimento.
Extremamente satisfeito: significa que aconteceu um atendimento além da média, e o cliente realmente viu valor naquilo.
Quando você trata o seu time de forma diferenciada, fatalmente, eles serão incentivados a tratar seus clientes de maneira diferenciada.
É muito importante medir isso.
No primeiro momento, quando iniciamos a implantação, concedemos alguns benefícios diferenciados para nosso time e num segundo momento aprendemos a medir isso.
O grau de maturidade que você alcança com a gestão de pessoas permite que mensure os resultados.
Ainda falando sobre clientes, atendimento e operação, vamos agora para o segundo aspecto. Continue acompanhando!
Produtividade
Uma empresa contábil que investe em gestão de pessoas é certamente mais produtiva.
Nós conseguimos, ao longo dos anos, construir uma empresa extremamente produtiva que se destaca diante empresas que competem nos mesmos segmentos que competimos, ou com porte semelhante.
Isso é resultado de um processo de construção, nós evoluímos e avançamos mas está muito ligado à entrega.
O profissional dentro da Tactus sabe que ele tem que entregar uma alta performance, quando comparado a um profissional mediano.
Se ele não acompanhar o ritmo, não permanece no nosso time que tem um ritmo muito acelerado e não podemos negar que a aceleração causa um processo de “cansaço natural” nas pessoas.
Ambiente de trabalho
A quantidade de atendimentos é muito grande e cada colaborador tem muitos assuntos para lidar.
O que você deve pensar como gestor é: como “recompensar” as pessoas pela produtividade?
Na Tactus Contabilidade são com as entregas que buscamos fazer:
- O clima da empresa;
- A liberdade que o time tem;
- O que disponibilizamos para diversão;
- Liberdade de expressão e dele ser o que ele realmente é.
Pode parecer simples, mas não é, permitir que as pessoas na sua empresa contábil sejam o que são de verdade.
O mercado contábil acaba sendo preconceituoso com coisas simples, como: estilo, cabelo, tatuagens, roupas e na Tactus a pessoa pode ser exatamente o que ela é.
Temos pessoas de perfis extremamente diferentes, até mesmo excêntricos, que em outras empresas contábeis com certeza “deveriam” ser escondidos.
Ao desconstruir uma série de preconceitos, temos a qualidade refletida no nosso atendimento e na satisfação do nosso cliente.
Retenção de talentos
Com isso chegamos no terceiro aspecto: a retenção.
A retenção do nosso time de talentos é muito alta, as pessoas não querem sair da nossa empresa (e isso é ótimo para ambas as partes!)
É muito raro recebermos um pedido de demissão. Isso porque nosso processo de contratação é muito criterioso e as pessoas se sentem bem.
No mercado contábil é mais difícil que outra empresa ofereça uma contrapartida compatível com o que oferecemos.
Nossos profissionais têm um plano de carreira e enxergam um crescimento dentro da nossa empresa. Além de receberem um valor variável de remuneração, mediante a entrega.
Ao fazer o investimento, você também terá resultados na retenção de talentos na sua empresa.
Disputa por vagas de trabalho
O quarto aspecto é justamente o processo de atração que criamos.
Esse processo de atração nos dá alguns benefícios, como por exemplo, o volume de candidatos por vaga.
O que gera até alguma frustração em algumas pessoas, porque é muita gente disputando uma única vaga.
Chegamos a ter mais de 200 pessoas se candidatando para uma única vaga e isso nos dá um poder competitivo de contratação muito importante.
Eu consigo escolher a nata das pessoas que estão procurando uma vaga e ter uma análise melhor das pessoas que têm fit cultural, ou seja, que estão alinhadas com a nossa empresa e que têm chances maiores de performar.
Atração de talentos
Hoje temos um processo de atração de talentos que me ajuda a trazer profissionais de outras empresas contábeis, pessoas de outras áreas e quem está ingressando agora no mercado contábil.
E ainda sobre a contratação de funcionários, temos a questão do custo. Quando há um maior volume de pessoas interessadas, maior o banco de currículo disponível nos nossos formulários para abrir possibilidades.
Os benefícios são muito significativos e você precisa aprender a entender a dosagem de entrega de benefícios que você faz para o seu time.
Você não pode transformar a sua empresa em uma “Tactus” da noite para o dia, antes é preciso transformar a cultura da sua empresa contábil.
É um processo contínuo.
Você é o elemento principal para que seu time se sinta bem.
Não basta disponibilizar um video game, por exemplo, pois existe um conjunto de fatores.
Caminho para aprender
Se você chegou até aqui, tenho certeza que está em busca de resultados para o seu negócio, portanto, confira algumas dicas que separei para você:
- Busque conhecimento com empresas que já criaram um modelo de gestão, como a que você quer chegar, para entender o que elas fazem e adequar para a sua realidade.
- Tenha a humildade de entender que pode estar errado na sua gestão de pessoas, no curso de como está construindo sua empresa e que as pessoas podem não gostar do que você faz.
Vejo muitas empresas contábeis que estão fazendo o processo de gestão de pessoas, mas quando eu falo com os profissionais dessas empresas – que querem trabalhar na Tactus em algum momento – eles dizem que não gostam do que o dono faz.
Nós não somos uma empresa perfeita, é claro que temos falhas. Mas estamos abertos a ouvir as pessoas e entender o que faz sentido para elas, decidimos o que fazer baseados no perfil das pessoas.
Você tem que conhecer o seu time e entender que nem tudo deve ser como pensa, mas como as pessoas gostariam que fosse, isso é Gestão de Pessoas.
Eu tive que desconstruir a minha mente como gestor, para ter o sucesso que temos hoje. E você, está disposto a quebrar paradigmas para uma gestão de pessoas de sucesso?
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Uauuuu!
Acho que vc resignificou minha idéia de gestão de pessoas! Obrigada!
Muito obrigada pelo comentário.