O valor de uma empresa ou de uma carteira é baseado na estimativa de quanto o negócio ainda pode render no futuro.
Para chegar ao “valuation” de uma empresa são necessárias uma série de análises.
O valuation também se apresenta como ferramenta para verificar se os investimentos feitos na empresa trouxeram resultados.
Você sabe quanto vale a sua carteira de clientes e a sua empresa?
Qual é o preço de uma carteira, caso vá comprar uma no mercado?
Para um empreendedor entender como é feito esse tipo de cálculo é muito importante, pois essas informações podem te direcionar estrategicamente na tomada de decisões do seu negócio.
Precificar carteira de clientes
Quando pensamos em uma carteira de clientes existem várias maneira de precificá-la.
Normalmente ela é precificada pelo valor do faturamento mensal que gera multiplicado por um determinado número de meses, que seria o tempo estimado de “retorno”.
Essa é a maneira de calcular no mercado.
Hoje o valor praticado para a compra e venda de carteira é bem alto. Pode variar entre 8x a até 12x ao valor do faturamento mensal. Geralmente esse é o escopo de precificação.
A primeira coisa que você deve pensar estrategicamente é sobre a importância de saber o quanto vale a sua carteira de clientes.
Ciente deste valor você poderá pensar melhor no que fazer e em quanto pagar, por exemplo, para trazer um cliente para a sua empresa contábil.
Custo de Aquisição de Clientes
Quanto é interessante que um cliente custe para a sua empresa?
De modo geral precisa ser feita uma análise do seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Um bom CAC, para quem está iniciando o seu trabalho, gira em média de 3x (três vezes) o valor do honorário.
É interessante sob o ponto de vista lucrativo fazer uma aquisição de clientes pagando 3x o valor do honorário.
E porque três vezes?
Esse é o custo que nós temos validado e que vem dando certo no mercado.
Analisando esse custo aplicado para quem está começando um trabalho de marketing hoje um CAC de três vezes o valor do honorário é factível.
O CAC representa o valor que foi investido no Google, Facebook, campanhas, produção de conteúdo, contratação de uma agência e etc.
Somando todo esse custo deve-se chegar a algo em torno de 3 honorários. Quando faz essa análise geral sabe o que vai gastar para converter o seu cliente.
Isso é factível?
É claro que sim, por vários motivos.
Um deles é pensar no LTV do seu cliente (tempo que o cliente fica na sua base).
Se o LTV for de 20X (vinte meses) você estará investindo um pouco mais do que três honorários para que o cliente fique na sua base 20 meses.
É ou não é interessante?
É claro que é interessante!
Você vai recuperar esse investimento com a lucratividade gerada por esse cliente meses depois.
Além de tudo considere também que esse cliente passa a integrar o valuation da sua empresa.
O CAC que eu me refiro de 3x (três vezes) é considerando o investimento de marketing e não compra de carteira, na compra de carteira esse custo sobe consideravelmente.
Olhando para esses fatores cabe perguntar: será que vale a pena comprar uma carteira hoje?
Ou entregar uma carteira para o mercado cobrando 8x ou 10x ou até mesmo 12x?
Isso pode até fazer sentido para algumas pessoas, mas para a nossa empresa não faz sentido nenhum.
Isso porque quando alguém está construindo um negócio não o faz com o intuito que ele exista por apenas 12x (doze meses).
A intenção é que ele exista por um tempo muito maior.
Pensando assim é possível agregar muito mais a sua carteira para efetivamente valorizá-la.
Valorização da Carteira de Clientes
Investir em marketing e captação de clientes fará com que a sua carteira seja valorizada.
A valorização da carteira acontece quando você tem um negócio altamente rentável, e para ter um negócio rentável é preciso utilizar ferramentas, pois elas permitem que você aumente a sua rentabilidade.
Quando conseguir adquirir um Know-how de mercado a sua marca se torna forte e conhecida.
Know-how na sua tradução literal o termo significa “saber como”; dentro do mercado o termo é usado para referir-se a um conjunto de conhecimentos práticas, tecnologias, métodos que são adquiridos por determinada empresa ou profissional que trazem um diferencial para ele no mercado.
Uma empresa que é capaz de dominar o mercado em um nicho específico, porque detém esse conhecimento que as outras empresas não possuem tem o know-how.
Um bom know-how existe quando as suas estratégias de marketing fazem com que a sua empresa efetivamente tenha um reconhecimento de marca.
Diante deste cenário não faz sentido nenhum entregar uma carteira por 12x. Investir na sua empresa vale muito mais.
Existem empresas contábeis que foram investidas e receberam aportes de mais 70 milhões de reais.
Qual o valuation que foi considerado nessa empresa para que ela justificasse esse aporte tão grande?
Esse tipo de aporte milionário acaba mexendo com o mercado contábil positivamente, no que diz respeito ao valuation das empresas contábeis.
Agora, todo o sucesso da sua empresa depende do que efetivamente você está construindo em relação ao seu negócio contábil.
Uma das coisas que temos na nossa empresa contábil Tactus, por exemplo, é o cálculo de valuation estimado do nosso negócio mensalmente.
Essas informações, referentes ao valuation da nossa empresa, nós apresentamos para as pessoas que estão envolvidas no nosso negócio.
Na nossa empresa atualmente temos quatro sócios minoritários.
A questão da apresentação dos resultados é uma regra que estabelecemos junto a esses sócios e nós analisamos essas informações mensalmente.
Como nós temos uma carteira recorrente, que vai aumentando todos os meses, nós recalculamos nosso valuation baseados na nossa regra.
Cada negócio estabelece a sua regra individual de mercado para a empresa.
O empreendedor tem que acompanhar o mercado e criar métricas para saber quanto o seu negócio está valendo.
Num cenário de adquirir mais valor para uma empresa faz muito mais sentido fazer um investimento de marketing para aumentar a sua carteira.
Pensando em investir 3x ou um pouco mais torna-se bastante factível o investimento e utilizando estratégias com talvez até menos investimento em marketing seja possível adquirir mais clientes para o seu negócio contábil.
Toda essa estratégia faz uma grande diferença para que possa ter melhores resultados.
O empreendedor precisa entender esses fatores do seu mercado.
É preciso olhar para o mercado e para a sua empresa contábil de uma outra forma, pois tudo isso fará grande diferença.
Estrutura das Empresas Contábeis
E quanto vale a estrutura que você criou?
Quando você pensa em estrutura de empresas contábeis existem diferentes cenários.
Existem empresas contábeis que tem uma estrutura muito bem montada.
A estrutura a que eu me refiro não é só a física, mas sim a estrutura do negócio como um todo.
Uma empresa precisa ter todos os processos bem desenhados e se atente sempre a forma como criou e executa os seus processos internos.
No nosso negócio estamos a cada dia evoluindo mais, e com isso evoluímos os nossos processos.
Este é um ciclo que não acaba, pois, continuamos numa espiral onde estamos evoluindo sempre tanto pessoalmente quanto no nosso negócio.
Toda essa otimização de projetos e estrutura eleva o valuation do nosso negócio sempre e é aí que está o segredo: tornar cada vez mais a sua empresa rentável no mercado.
Você sabe o valor da sua empresa?
Será que algum dia você vai vender a sua empresa contábil?
Pense nisso e considere avaliar o valor da sua empresa e da sua carteira antes de tomar decisões na sua empresa.
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Bom dia Anderson. Tenho um pequeno escritório com aproximadamente 20 clinentes com faturamento médio R$6.000,00. TRABALHAVA SOZINHO, E ESSE ANO meu filho veio trabalhar comigo que é de outra area AUTOMAÇÃO e tambem cedir espaço para estagio formanda em Ciências contábeis e uma de administração.Sem anunciar recebi uma proposta para venda de minha carteira que estaria sustentando esse ano pelo menos 03 ou quatro pessoas. Você acha que devo vender e por quanto? A proposito minha formação é técnica. Sou psicologo com atuação no CRAS do meu município por 05 anos e vim pra contabilidade aguardando a liberação de um concurso publico desde 2008, que o promotor da cidade não permitiu ser realizado por erro no edital.
Muito bom texto Anderson parabéns! Usamos mais ou menos esses parâmetros para captar ou vender nossa carteira aqui no Abertura Simples.
Obrigado pelo comentário!
Sucesso!