A Accountex é um evento que acontece em Boston e é referência para o mercado contábil, eu já participei muitas vezes deste evento e vou passar um pouco da visão que tive dele este ano, 2019.
No mercado americano estamos passando por um processo de transformação sob o ponto de vista de eventos.
O evento Accountex acaba sendo um pouco “quadrado”, é um evento tipicamente contábil e que não evoluiu em vários aspectos.
Nele, por exemplo, encontramos um público mais envelhecido de contadores que já estão há muito tempo no mercado e estão buscando melhorias, ampliação de negócio, mudança de mindset e etc.
O que acontece é que o evento em si acabou continuando com uma pegada que não traz um nível de modernidade esperado como em outros eventos.
Um dos melhores eventos na minha opinião é o Inbound, pra mim é o melhor evento neste sentido.
São categorias diferentes de eventos e não há como comparar o Inbound e a Accountex de modo literal, mas olhando para o mercado brasileiro vemos que estamos passando por um processo de transformação semelhante.
Nova postura e abordagem
Nós temos eventos referências produzidos pelos órgãos como: CRC,FENACON, CFC, SESCON e etc que estão buscando mudar a sua forma para se adaptar a uma nova realidade.
Uma nova realidade no âmbito dos eventos foi despertada pelas empresas de software que começaram a fazer eventos altamente diferenciados, e isso nos EUA também tem acontecido.
Nós temos eventos de categorias de entrega diferente promovidos pelas empresas do software nos EUA também que trazem muita interação e que evoluíram muito.
As empresa de software conduzem seus eventos com um outro ritmo e isso faz toda a diferença.
Ao olhar para o mercado brasileiro podemos ver essa semelhança.
No mercado americano eu pude notar que de 03 anos até hoje o evento da Accountex teve seu número de participantes reduzido de forma significativa.
Há três ano esse evento contava com aproximadamente 2 mil pessoas e hoje contamos com somente cerca de 400, e era num ritmo completamente diferente.
Sendo assim, o evento está diminuindo o seu número de participantes com o tempo e isso não é diferente do mercado brasileiro, quando o número de participantes de eventos promovidos por entidades têm diminuído. Esse reflexo exige uma nova postura.
Essa nova postura deve ser de diferenciação e de entregar coisas que são mais aplicáveis sob o ponto de vista empreendedor.
O que faria você deixar a sua empresa para um evento ou levar seus profissionais para um evento?
Ele com certeza teria que ter um foco voltado para o empreendedorismo sem isso não faria sentido investir para você ou o seu time participar.
Eventos que agregam valor
Hoje temos empresas de software que promovem eventos como a Conta Azul, que tem o ContaAzul CON que é um evento magnífico e se assemelha muito aos eventos de nível internacional.
Um evento com muita interação com pessoas de dentro e de fora do mercado contábil, traz pessoas que estão performando no mercado levando cases e coisas efetivamente aplicáveis ao mercado, os palestrantes tem algo a agregar e referência de conteúdo para entregar.
E isso faz uma grande diferença.
Na minha percepção no mercado brasileiro ou o mercado de eventos se transforma ou cada vez mais vai ser difícil ter participantes nesses eventos que não se transformaram.
E existe muita oportunidade para que empresas desenvolvam eventos que façam sentido para o mercado brasileiro.
Na Tactus temos uma escola de negócios que já teve mais de 1000 participantes, no total, e isso acaba sendo maior do que eventos promovidos por entidades.
Este dado demonstra a necessidade que o mercado tem de buscar um conhecimento efetivamente diferenciado.
O mercado de evento contábil tem muito o que aprender olhando para os eventos promovidos pelas empresas de software.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.