Hoje em dia falamos muito de contabilidade digital, e existem muitos mitos que envolvem esse assunto.
Neste conteúdo vou falar sobre três principais mitos da contabilidade digital.
Esses mitos podem fazer com que você tenha uma visão completamente errada do que é ter um negócio contábil digital. Confira!
Imaginar que ter um site te torna digital
Esse é o primeiro mito, não basta colocar o nome digital na sua contabilidade, isso não torna sua contabilidade mais ou menos digital.
Criar um site para colocar que a sua empresa é uma empresa de contabilidade digital, não torna ela digital.
O seu negócio deve atender de fato digitalmente, que tem uma estrutura de ferramentas digitais para facilitar a execução do seu trabalho e o atendimento do seu cliente.
Uma empresa digital tem processos alinhados para atender as empresas da melhor forma possível, com processos de conquista de clientes através de estratégias a distância.
Processo de transformação digital
Grande parte das pessoas que estão transformando e ajustando o seu negócio no processo de transformação digital, acham que já tem um negócio contábil digital, e não é bem isso!
Você pode ter uma contabilidade tradicional, não há nada de errado nisso, o que não dá é para ficar com uma contabilidade parada no tempo.
É possível ter uma contabilidade tradicional que passa por um processo de transformação digital e torna-se competitiva, mesmo sendo tradicional.
O negócio contábil digital, uma contabilidade digital é diferente. O mindset digital é diferente.
Você precisa entender que não basta somente falar que é digital, o seu cliente precisa reconhecer que você é digital, o seu time precisa entender que é digital e você precisa se ver de fato como digital.
O digital é conquistado através de uma única ferramenta
Entendo plenamente a importância das ferramentas, nós utilizamos na Tactus Contabilidade Digital mais de 50 na jornada do cliente e operacionalmente temos mais de 20 ferramentas.
As ferramentas fazem parte do nosso negócio, só que a ferramenta por si só não transforma sua empresa contábil digital isoladamente.
Primeiro porque a ferramenta deve ser operada por alguém, com isso temos o elemento da gestão de pessoas.
Mesmo que tenha uma ferramenta boa, se ela não for implantada corretamente através de um processo alinhado com essa ferramenta, não vai conseguir tirar o que a ferramenta oferece.
Consequentemente, vai perder o processo produtivo que a ferramenta pode te proporcionar.
Se você não agrupar ferramentas também não vai conseguir ter a totalidade de aproveitamento, não existe uma ferramenta que resolva todos os problemas.
Grande parte das pessoas que me procuram, querem uma ferramenta que resolva todos os problemas de uma vez, de uma ponta a outra e isso não existe!
Existe uma série de ferramentas necessárias para uma contabilidade digital e muitas coisas vão fazer sentido conforme você vai avançando na sua jornada de crescimento.
Grande parte das pessoas que contratam ferramentas sequer conseguem implantar até por uma questão própria de mentalidade digital que não tem.
Acabam jogando a ferramenta na operação e tem um time operacional que não está alinhado com digital, que enxergam a ferramenta como algo negativo ao invés de ver como algo positivo.
Muitos gestores têm uma visão retrógrada em relação a própria contabilidade, como se faz as coisas e com isso acaba de certa forma deixando de fazer o processo de implantação e não conseguem evoluir.
Entenda uma coisa: a ferramenta faz parte do jogo, mas ela não resolve o seu problema.
A ferramenta é apenas um elemento que faz parte do conjunto, junto com pessoas e processos para ter resultados.
O digital é construído e transformado rapidamente
Nós começamos a transformar a Tactus Contabilidade Digital numa contabilidade digital no final de 2014 para 2015. Traçamos nosso plano estratégico em 2015 e começamos o nosso processo de transformação.
Levamos cerca de 2 anos para fazer esse processo de transformação começar a vingar de fato.
No primeiro momento destruindo arquivos, depois devolvendo documentos para clientes e fazendo a limpa. Muitas vezes validei pessoalmente o que poderia ser guardado, descartado ou devolvido para o cliente, dos documentos físicos.
De um único cliente nós tínhamos mais de 700 caixas, eu tinha um imóvel só para guardar arquivos de clientes!
Foi preciso limpar primeiro a bagunça e depois pensar no que poderíamos fazer, para não gerar mais sujeira.
Passamos por um processo de evolução e isso não aconteceu da noite para o dia.
Não se engane! Você não vai transformar isso ou construir um conceito digital num piscar de olhos.
Levamos muito tempo para transformar a nossa empresa contábil, mas você não precisa levar tanto tempo.
Hoje a realidade é outra, o que você precisa é ter um direcionamento estratégico.
Precisa de alguém que te direcione e diga qual o melhor caminho e o que fazer, mostrando os erros que cometeu e os erros que não deve cometer. Se tem uma contabilidade tradicional precisa de uma opinião se é melhor transformá-la no digital ou criar uma célula como outro negócio.
Existe uma série de fatores no processo decisório que são importantes e essas decisões não são tão simples de tomar.
Quem já passou por essa jornada pode te ajudar e esse direcionamento se faz necessário para que você não caia nesses mitos e para que possa criar um negócio de fato digital e para que tenha resultados de fato no seu negócio.
Começar a transformar sua empresa
Temos uma nova turma de contabilidade digital, desenvolvida para você que está em busca de transformar seu negócio.
No futuro teremos dois tipos de negócio: os negócios que se transformaram digitalmente na contabilidade, que conseguiram minimamente chegar a um nível digital necessário e os negócios que ficaram parados no tempo e perderam espaço totalmente no mercado.
As pessoas que não se transformarem vão perder oportunidades.
A empresa que ainda está mergulhada em arquivos físicos, processos lentos e burocráticos, que tem times lentos e desqualificados, não tem produtividade, não usam ferramentas apostando somente no seu sistema central com certeza terão problemas.
De que lado você quer estar?
A escolha é sua!