Qual a diferença que o marketing faz na contabilidade?
Vamos exemplificar um pouco isso falando sobre a trajetória de Bruno Lanna e o que ele vive de diferente desde que a ACCE Contabilidade virou Tactus Contabilidade Digital.
Na outra empresa tudo era diferente, em todos os sentidos.
Lá Bruno tinha que “fazer tudo” e quando veio para a Tactus Contabilidade Digital entendeu a leveza que existe na divisão de tarefas.
Em contrapartida, entende que há uma obrigação muito maior de fazer muito mais bem feito quando estamos focados em algo único.
Empresa organizada com divisão de responsabilidades
A divisão de tarefas facilita muito o trabalho de forma geral.
Dentro da Tactus Contabilidade Digital existe um conceito de fluxo para que exista essa divisão de tarefas, ou seja, se alguma parte da engrenagem falha, acaba comprometendo tudo o que vem a seguir.
Bruno aprendeu a ser cobrado e entendeu que faz parte da engrenagem.
Na empresa cada um foca especificamente no que tem que fazer, isso ajuda na construção do resultado como um todo.
Evolução na produção de conteúdos
Desde que veio para a Tactus, Bruno grava conteúdos, essa é uma atividade que demanda estudo e dedicação.
Mas ao mesmo tempo ele sabe que só vai gravar e que o nosso departamento de marketing fará todo o resto, ele não tem mais que editar, produzir capa, descrição e etc.
Houve um processo de adaptação do Bruno com a Tactus, mas ele estava bem alinhado conosco desde que começamos todo processo.
Atualmente ele grava conteúdos que passam pela minha avaliação, e seus resultados vêm melhorando a cada dia. Para que sua evolução aconteça, ele recebe os feedbacks, assim consegue entender o que pode melhorar e o que está bom.
É preciso evoluir sempre nesse processo de ajuste.
O marketing não é uma ciência exata e eu sempre abro para o time trazer sugestões e coisas novas.
Porque nossa experiência ajuda no desenvolvimento
Todos nós estamos nas redes sociais assistindo coisas aleatórias, é possível ver o que outras empresas estão fazendo e o que conseguimos pegar de interessante e trazer para o nosso universo da contabilidade.
Isso está ligado ao processo de construção, eu não acho que sou o dono da razão.
Se eu tiver um time que só replique o que eu quero, o nível de processo criativo que vou alcançar será muito baixo.
Para isso acontecer e dar certo, eu conheço cada pessoa e sei o que cada uma pode entregar. Quando Bruno entrou não sabia exatamente o que ia fazer, mas aos poucos fui desenhando para ele para que executasse as tarefas.
Marketing é dinâmico
Dentro da área de marketing tudo é muito compartilhado e existe muito dinamismo.
Nós utilizamos muitos meios para atingir nosso público através do marketing, Bruno entendeu isso!
Além disso, sabe que é importante explorar os recursos que uma plataforma como Instagram disponibiliza de forma plena. Esse é um dos segredos do marketing: testar e explorar!
No meu papel de especialista e gestor de negócios, olho estrategicamente o cenário todo e consigo dar um feedback interessante para o time.
Sempre estamos testando e validando o que está sendo feito.
Ainda sobre o Instagram… a questão da humanização do Instagram é desafiadora.
Na Tactus Contabilidade Digital , por razões diversas, optamos que nenhum sócio faria a “imagem” do negócio.
O Bruno aparece mais na Tactus numa tarefa primária pensando em humanizar a marca.
Isso porque a marca é algo muito abstrato, mas isso é comum a todas as marcas.
Atrás de qualquer marca existem pessoas e são elas que fazem as entregas e é legal trazer elas para a frente das câmeras.
Por isso, sempre que possível mostramos ao público que o time qualificado da Tactus tem rostos diferentes e isso deixa o processo mais leve.
É preciso trazer isso mais para perto, as pessoas (seu público) mais para perto.
Produção de conteúdo
Uma das nossas novas estratégias de marketing é produzir novos formatos de conteúdo, produzir conteúdo mais densos, e isso é um grande desafio.
Na internet como um todo as pessoas falam coisas muito superficiais, e é preciso sair desse espaço raso.
Na produção de conteúdo sempre prestamos muita atenção na qualidade e eu sempre vejo isso nos vídeos dos sócios e nos meus.
Um microfone adequado é essencial para a gravação de bons conteúdos.
Existe uma tratativa diferente para o conteúdo de acordo com o tamanho e o local que está publicando.
Nós sempre evoluímos para trazer áudio e vídeo melhor para o nosso público, é uma questão de qualidade de entrega, fazemos tudo para deixar o conteúdo melhor.
No seu percurso, que ainda está no início, Bruno aprendeu muitas técnicas para gravar conteúdos e muitas coisas que envolvem o marketing contábil.
Aos poucos ele aprende coisas relevantes para os vídeos e para o conteúdo da Tactus Contabilidade Digital.
Profissional contábil se reinventa todo dia
Muitas vezes o contador se apega muito na visão técnica e séria, mas é preciso quebrar paradigmas, mudando a comunicação das redes sociais.
Antigamente todo esse mercado era muito preso, e mesmo na roupa que estava sendo utilizada, essa quebra de paradigma veio com a nova geração, principalmente nas startups.
Bruno há muito tempo já vinha se destacando no mercado contábil, meio a muitos contadores que não tinham nem interação na internet ele já tinha um canal no youtube.
Além disso, ele quebrou muitos paradigmas, assim como nós, em um mercado muito engessado como o contábil, onde todos são julgados e pelas suas vestimentas o que fazemos é muito diferenciado.
E partindo disso, abordando redes sociais, é possível fazer uma apresentação e um conteúdo sem essas “regras” que conectam mais com o seu público.
Aos poucos o mercado vai diminuindo as formalidades com pequenos passos, não é por estar utilizando uma gravata que você é um mau ou bom contador.
Bruno mudou muito sua visão, hoje ele entende detalhes que antes não entendia.
Até o cenário que ele usa para gravar em BH foi modificado pela Fernanda, que foi deixar lá com a cara da Tactus.
Nos dias de hoje, antes de gravar qualquer coisa, Bruno olha todos os detalhes, ele sabe que os detalhes fazem a diferença porque tudo é parte de um processo de comunicação.
O marketing contábil é composto de muitas variáveis, é preciso saber quais passos dar para não perder tempo nessa jornada.
O que achou deste artigo? Deixe seu comentário para nós!
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!