Gosto muito de conversar com casais empreendedores e geralmente encontro com eles nas minhas imersões.
Estive com um casal que foi impactado pelo conteúdo de outro casal no nosso canal e resolveu participar dos nossos treinamentos.
O casal Celso e Kalinka são empreendedores contábeis e tive um papo super interessante com eles.
Enfrentando o desafio
A primeira pergunta que eu sempre faço a um casal é: é fácil empreender em casal?
Kalinka responde que não é fácil empreender num geral e quando trata-se de um casal isso acaba se tornando muito mais difícil.
Ela disse que essa dificuldade ocorre porque você acaba levando parte das coisas da empresa para a casa, não é um sócio qualquer que você deixa na empresa, o seu sócio dorme com você.
Eles estão há 15 anos juntos e há 7 anos trabalham juntos.
O casal passou por um processo de transição que aconteceu quando eles passaram a trabalhar juntos.
Kalinka trabalhava para uma empresa onde o Celso prestava serviços, ele já tinha um escritório e depois que se casaram levou um tempo ainda para Kalinka ir trabalhar com o marido.
Momento de transformação
E eles disseram que a mudança foi desafiadora.
Celso disse que foi uma coisa nova, a situação toda, e com ela veio uma reformulação e releitura do escritório.
Kalinka começou a operar numa área diferente da dela e como se sentiu despreparada foi procurar cursos na área, ela sentiu uma resistência dos funcionários que já atuavam na empresa.
Ela tem habilidade com processos, fez um curso de contabilidade para não contadores e por isso resolveram ajustar os processos de contabilidade.
E assim ela foi ajustando todos os setores, até que a operação ficou na responsabilidade toda dela e ele na parte gerencial.
Nesse processo de mudança e evolução o Celso sentiu o apoio de uma pessoa que tinha os mesmos objetivos que o dele, no caso a esposa, e isso ajudou muito.
Ela entrou na empresa identificou as necessidades e questionou todo o processo, e depois de estudar e entender profundamente os processos ganhou o respeito dos outros colaboradores, inclusive ministrando cursos e treinamentos na área fiscal.
Os benefícios de trabalharem juntos
A Kalinka acabou estabelecendo uma série de processos, que são muito importantes dentro de uma empresa.
E isso trouxe ótimos frutos para o escritório, reduzindo muito a margem de erro, agilizando os processos e gerando mais credibilidade para o escritório.
E nós num geral nos inspiramos muito nessa questão de vencer desafios, e eles foram impactados por uma história desafiadora e puderam ver que vencer é sempre possível.
Na vida pessoal todo o processo de trabalho acaba se misturando com a vida pessoal, eu vivencio isso e entendo como essa realidade, a minha pergunta a eles foi: como lidam com essa mistura de papéis?
Eles disseram que existem dias e dias, em alguns dias é muito complicado fazer essa separação e eles acabam ficando com as coisas na cabeça e discutindo sobre o trabalho em casa também.
Desassociar completamente o trabalho da vida pessoal, para eles, é quase impossível, até mesmo porque eles gostam do que fazem e isso acaba se tornando tema de conversas habituais.
Eles tem um escritório familiar que está há muito tempo no mercado, o Celso tem uma sociedade com a irmã e a Kalinka veio para agregar mais valor para o negócio.
Uma coisa que eu acho muito legal nos casais que vem em nossos programas é o fato de fazerem isso juntos.
Eles poderiam fazer isso sozinhos, mas segundo a Kalinka estar juntos ajuda a alinhar a questão do objetivo e propósito, eles consideram muito importante visões diferentes de um único conteúdo.
Comentei isso com eles e a Kalinka disse que já fizeram treinamentos separados mas sentem falta dessa troca e de ter visões diferentes.
Eles procuram fazer todos os treinamentos juntos pois assim conseguem observam onde podem aplicar da melhor forma isso na empresa.
E a pergunta que não quer calar é: para quem quer começar um negócio contábil junto com o seu parceiro, é recomendável?
Eles, de forma unânime, disseram sim.
Disseram que apesar dos problemas, trabalho e divergências vale muito a pena.
Pois eles conseguem se distrair e fazer viagens juntos que fortalecem muito a relação.
Quando a Kalinka conheceu o Celso ele nunca havia tirado férias, agora todo o ano eles fazem viagens.
Conseguiram através do estabelecimento de processos treinar a equipe deixando seu time preparado e podem sair tranquilamente para viagens.
Sabemos todos que é desafiador trabalhar ao lado do seu parceiro mas é um desafio que é possível enfrentar.
Celso e Kalinka estão de parabéns pois estão empreendendo juntos, avançando e aprendendo principalmente.
A evolução quando envolve o casal faz muita diferença.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.