Porque existe uma diferença tão grande com a questão dos preços dentro do mercado de contabilidade?
A escolha do serviço de contabilidade e o preço estão diretamente relacionados.
Mas, para entender de fato esse fator devemos fugir um pouco do mercado contábil.
Usaremos de exemplo de o sabão em pó.
Não precisa ser um grande entendedor de tarefas domésticas para saber que todos usam esse produto para lavar roupas.
Nosso exemplo começa com uma pesquisa de preço dentro de um determinado mercado, e com isso encontro opções.
A primeira é o sabão em pó X, muito mais barato que todos os outros disponíveis, ele não é de uma marca conhecida, na verdade ninguém ouviu falar sobre a marca X, esse sabão é apresentado em um saquinho dentro de uma embalagem que não chama atenção.
Temos também o sabão W que tem um preço intermediário, custa mais ou menos o dobro do valor do X, é apresentado em uma caixinha e tem uma marca que não é a maior, mas é bem conhecida no geral.
E por fim temos o sabão Y, ele tem uma embalagem bem elaborada e chamativa, custa quase o dobro do W, que não é o mais barato, e tem marca e nome conhecido no mercado.
A diferença existente entre os valores X e Y é muito grande.
Assim como um produto físico que se propõe a resolver o mesmo problema para o cliente tem grandes diferenças de preços um serviço de contabilidade também terá uma grande variação de preço no mercado
Essa diferença se dá por inúmeros fatores, existe uma entrega de marca diferente, qualidade de produto, a embalagem é diferente, principalmente o investimento de marketing que é feito.
Esses são produtos completamente diferentes, por mais que tenha a mesma finalidade, eles atendem públicos distintos, o público que compra Y é diferente do público que compra X.
Por mais que X seja infinitamente mais barato, dificilmente vai ser adquirido se você tem condições financeiras para comprar um produto conhecido e garantido.
Como o cliente escolhe um serviço de contabilidade
Existem outros exemplos de escolha de um serviço de contabilidade que pode te ajudar a entender.
Pense num restaurante.
Como você escolhe um restaurante para comer?
Você tem inúmeras opções para comer carne, mas tem os restaurantes que são mais conhecidos que por sua vez tem um preço maior, podendo custar até três vezes mais que um restaurante que atende o público mediano.
Mas não é todo dia que comeria num restaurante com valor elevado, eventualmente iria com a sua família ou com um cliente ou comemorar alguma coisa.
Existem restaurantes que servem muito bem, e atendem as necessidades do nosso dia a dia, mas pra uma comemoração ou ocasião especial dificilmente seriam escolhidos por alguém, essa comida você já come todo dia.
Existem diferentes preços para diferentes ocasiões, públicos, diferentes necessidades, principalmente para diferentes objetivos.
A contabilidade não foge disso, se quer cobrar mais do seu cliente tem que mostrar para o mercado que a sua entrega de valor é correspondente ao preço que está praticando.
Se o seu preço for menor que a entrega de valor estará em prejuízo, se o seu preço for maior que a entrega de valor estará prejudicando o seu cliente, consequentemente o mercado e a sua marca vai sofrer com isso.
Estudo do comportamento do cliente contábil
Na nossa empresa a Tactus Contabilidade Online trabalhamos o tempo todo com o comportamento do consumidor.
Muita gente pensa que qualquer pessoa consegue fazer marketing contábil, mas na verdade não é assim.
O marketing é uma estrutura muito complexa quem pratica tem que ter conhecimento para ter resultados.
Para ter resultados você precisa aprender a trabalhar efetivamente as estratégias de marketing na contabilidade.
Você sabe onde pode aprender isso?
Existem inúmeras opções, boas e ruins, dentro do mercado, mas o que eu ensino nos meus cursos aos meus alunos é isso, como trabalhar estratégias de marketing e aplicá-las.
No curso de marketing contábil eu falo como entregar para o cliente o que é mais aplicável dentro dos objetivos que ele tem.
Para cada tipo de preço que resolva aplicar, deve entender que a percepção de valor do cliente é bem diferente.
Ele pode escolher entre ser um prestador de serviços de contabilidade onde cobra um preço menor, mais justo dentro do mercado, sem deixar de prestar seus serviços, ou pode escolher cobrar um preço maior.
Quando definir isso estipulará o tipo de produto que vai entregar.
Se for um produto de qualidade como citamos no exemplo do sabão em pó Y que tem uma marca e qualidade conhecidas, ou o sabão X que ninguém conhece e não tem a sua marca difundida e ninguém sente segurança.
A escolha do seu preço vai interferir diretamente nisso.
Muitos empresários contábeis gastam tanto tempo reclamando do tabelamento de preço na contabilidade que poderiam investir em estratégias de marketing para vender melhor seus serviços ao cliente
Mas independente do que escolha toda a sua estrutura de marketing deve ser feita baseada nisso.
Existem vários fatores que influenciam diretamente nos resultados com o cliente contábil.
Tenho publicado dezenas de artigos que ajudam a entender melhor.
Veja alguns artigos:
Simplifique a Venda de Serviços de Contabilidade
Quando o Marketing Contábil dá resultados
Como agregar valor nos serviços de contabilidade
Mesmo optando cobrar pouco, o básico da contabilidade terá que ser entregue a todos os seus clientes, não há como tirar operações essenciais para abaixar o preço dos seus serviços.
Você não pode fazer isso, pois além das necessidades do seu cliente há uma legislação aplicada ao serviço profissional contábil que deve ser respeitada.
Se optar cobrar mais caro tem muitos elementos que podem agregar valor a sua entrega, você pode dar um pouco mais de atenção ao cliente, personalizar a entrega, criar um atendimento ou estrutura inéditos, ter um site diferenciado, e etc.
Há uma infinidade de coisas que pode fazer para valorizar o seu serviço.
Se ainda se sente despreparado adquira o conhecimento.
Procure-nos!
Temos cursos de marketing contábil disponíveis que podem te ajudar nesse processo.
Venha aprender com quem entende, e seja mais um empreendedor de sucesso!
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