Qual o perfil de uma contadora de sucesso?
Por que essa profissional tem que buscar informação e desenvolver habilidades hoje dentro e fora do mercado contábil?
Estive conversando com a contadora Jéssyca Talita, que participa do meu programa de mentoria e ela vai compartilhar dicas valiosas.
Formação complementar
É preciso buscar sempre uma formação mais ampla.
O número de empresárias contábeis de sucesso buscando meus programas de treinamento tem aumentado, tendo inclusive turmas com mais mulheres que homens.
Mas como elas se qualificam?
O que fazem para que se destaquem no mercado de trabalho?
Conversando com a Jessica percebi que um dos segredos é estudar áreas mais amplas.
Estudar áreas que inclusive estão fora do mercado contábil mas poderia agregar mais valor ao serviço ao cliente.
E como isso pode ajudar a contadora a obter resultados?
Atenta as novidades
O que podemos observar hoje é um cenário cheio de novidades.
Outras empresas contábeis se colocando de maneira diferente no mercado, talvez mais acessíveis financeiramente.
Um exemplo disso é a contabilidade online econômica, já tratado em outros momentos.
Quando você se prepara e tem algo a oferecer, existe um diferencial.
É possível ajudar o cliente de maneiras que ele não espera ser ajudado por uma contabilidade que oferece apenas o básico.
Por isso a atualização constante é tão importante.
Daí a importância de buscar coisas diferentes para aplicar na sua empresa de contabilidade.
O assunto contábil para muitos empreendedores é de modo geral não muito interessante.
Porque ele ainda vê a contabilidade muito voltada a questão de atender às exigências do fisco.
Nem sempre ele consegue entender como a contabilidade pode colaborar com o negócio dele.
Gestão Financeira
Com tudo isso outras áreas tem gerado muitas oportunidades para as empresas de contabilidade.
Isso tem agregado mais valor ao serviço que prestamos aos clientes.
Por exemplo gestão financeira.
Esse tema é de possível conexão com a contabilidade.
Contadoras de sucesso como a Jéssyca tem procurado se valer dessas alternativas para conquistar mais os clientes e mantê-los dentro da sua empresa contábil.
Nessa busca por outras ferramentas e outros conhecimentos de outras áreas possibilita isso.
Hoje uma contabilidade que não trabalha com uma gestão financeira ou que não oferece outros recursos aos clientes acaba ficando apagada no mercado.
Então ter uma gestão financeira com um parceiro que oferece isso, onde possa ajudar o seu cliente e tornar a ferramenta útil…
É um diferencial.
Essa entre outras coisas .
Uma ajuda no RH com um sistema que gere relatórios úteis.
São diferenciais.
Antigamente os contadores eram responsáveis pelo o imposto, e enviavam ao cliente, desse modo o relacionamento escritório e cliente era basicamente baseado nisso.
Hoje em dia ele tem acesso a isso de outras formas.
Pode até ser uma forma digital ou online que se mostre mais acessível.
Essa acessibilidade acontece mais pela questão do preço.
Com um cenário que o Brasil enfrenta de crise o cliente acaba buscando por coisas acessíveis financeiramente.
O que fará o cliente permanecer com seus serviços por mais que não consiga fornecer uma facilidade financeira, mas pode agregar valor ao seu trabalho.
Aprendendo o Marketing Contábil
Paralelamente ao trabalho de agregar mais conhecimento existe um trabalho de marketing junto.
Isso é essencial para que você possa mostrar seu diferencial ao mercado.
Não basta que se prepare se não conseguir transmitir esse conhecimento para o mercado.
O marketing contábil não é fácil e as contadoras estão investimento mais tempo para entender como criar estratégias para suas empresas.
E ele é o fator determinante para que controle o quanto vai crescer e o quanto vai se posicionar no mercado.
Muitas contadoras têm em mente que bastar prestar um bom serviço e os seus clientes divulgam o seu trabalho.
Dependem exclusivamente da indicação de seus clientes.
Com o marketing é possível mudar essa dependência que restringe o seu crescimento.
Pois a contadora terá a quantidade de clientes que estiver disposta a se empenhar a conseguir.
Até onde irá a divulgação?
Quanto estará disposta a investir?
Seu sucesso dependerá do quanto de empenho será aplicado para fazer isso acontecer.
Ajudando minhas alunas
Nesse processo de mudança o meu trabalho entra para colaborar com essa mudança.
Nós temos uma série de programas presenciais e online que pode ser o marco divisor de águas no seu negócio contábil.
Assim como a Jéssyca temos outras contadoras que a partir do momento que iniciaram o curso e a nossa mentoria contaram com a transformação do seu negócio.
Além dela temos também a Valéria da Inove Contabilidade e a Arlete Nascimento, ambas estão no nosso programa de mentoria.
A transformação se inicia na própria contadora, passa para a equipe e se difunde.
Essa transformação não é imediata e inclui muitos fatores que exigem que o empreendedor quebre barreiras e limitações.
Isso é uma quebra de paradigmas
E o acompanhamento de um mentor nesse processo é fundamental.
Anderson Hernandes
Muitas vezes a empreendedora pode pensar em fazer certas coisas, mas não sabe por onde começar e quando começa não sabe se vai conseguir.
É interessante que alguém veja a contadora por fora de maneira clara e precisa.
É essencial ter apoio de um profissional especializado para tirar certas dúvidas e para te dar apoio.
É de onde vem a importância de ter alguem que te cobre.
Algumas pessoas têm maior facilidade com isso, outras menos.
É importante ter alguém que te tire da sua zona de conforto e não deixe que caia no comodismo.
E isso não vem de estar parado e sim quando coloca tantos obstáculos que não consegue sair do lugar.
O papel individual para o sucesso
E as coisas dependem só de você.
Saiba que você é o grande protagonista da sua mudança.
É claro que nossos grupos de mentoria fornecem uma direção.
Mas se a contadora não se propor a essa mudança, não se propor a evolução nada vai acontecer.
É necessário ajuda nesse projeto.
Por isso a importância de um mentor para o seu negócio e pessoas que te aconselhem.
Isso contribui muito para os resultados.
E também é preciso que deixe de ser somente o profissional com a visão técnica contábil se quer ter resultado como empreendedor.
Você tem que sair dessa área estritamente técnica que é importante mas não garante o seu sucesso e buscar outras opções para desenvolver um bom trabalho.
Com isso é essencial que navegue em outros mares.
Como gestão marketing, mesmo que não seja muito confortável , isso fará que seu negócio se destaque.