Em muitos grupos de redes sociais como WhatsApp e Facebook, são grandes os comentários sobre a Advys, uma empresa que esteve no programa do Shark Tank Brasil.
Nesse programa, o CEO da empresa fez um pitch em busca de 200 mil reais de investimento e conseguiu!
O que podemos aprender e o que isso mostra sobre o mercado de contabilidade online e digital? Continue lendo o artigo para conferir.
O cenário empresarial
Em 2017, a Advys teve 15 mil reais de faturamento e em 2020 a estimativa de fechamento era de 550 mil (isto porque o vídeo de divulgação sobre esta informação havia sido disponibilizado antes do final do ano).
Como crescer com escalabilidade
Dentro desse conceito de recorrência que as empresas de startups utilizam muito, e que no mercado contábil ainda parece um pouco estranho, essa escalada de faturamento é possível.
O grande segredo consiste em reter esses clientes que estão dentro da base escala. Isso ficou bem claro no programa, pois a empresa conseguiu chegar a um múltiplo bem interessante em comparação com o faturamento inicial que tiveram.
Esse é o primeiro fator que eu quero destacar sobre modelos escaláveis, quer seja contabilidade online ou digital, que precisa considerar.
Numa contabilidade tradicional você não consegue ter esse fator de escalar o negócio de forma simples, como é possível na contabilidade digital.
Isso porque na contabilidade digital temos como aliada a tecnologia e o alinhamento de processos, esses pontos ajustados trazem uma carteira de clientes mais interessante e aumentam o faturamento mais rapidamente, do que no modelo tradicional.
Conceito de plataforma
Outro fator importante é que ele falou da questão do conceito de plataforma, ele não usou o termo “plataforma” mas ele falou sobre ter um financeiro, um jurídico com inteligência artificial, ter a contabilidade e a consultoria.
Tenha credibilidade
Por que é importante pensarmos um pouco sobre este conceito de plataforma?
Porque o seu cliente quando compra contabilidade já tem um grau de confiança em você, e se sua empresa tiver outras coisas para oferecer será muito mais fácil converter essa compra.
Seja o primeiro e venda!
Por que é mais fácil ele comprar de você?
Porque já ganhou familiaridade e confiança.
Comprar outros produtos com você facilita que ele tenha as informações em um único prestador de serviço e muitas vezes você abre a oportunidade de dar a ele pessoas e produtos que ele precisaria ter acesso e não saberia como chegar.
À medida que vai crescendo a sua base, monetiza não somente com contabilidade em si, mas com outras coisas que seu cliente pode e vai comprar.
Esse é um fato importante para entender sobre a contabilidade digital. Além disso, se deseja saber mais sobre contabilidade consultiva, esse é o momento!
Modelo de negócios
E por que estou falando de contabilidade digital e não online?
Ele usou o termo contabilidade online no programa, contabilidade online com serviço personalizado.
A contabilidade online foi condicionada a uma questão de preço, por conta das empresas que investem rios de dinheiro dentro das campanhas de Facebook, Instagram, Google e assim por diante, falando que temos um serviço de contabilidade que é online e barato.
De certa forma, isso criou uma concepção no mercado que contabilidade online era de fato mais barata e tem que ser assim.
Contabilidade online
Quando você tem um negócio de contabilidade online está brigando diretamente com essas empresas e tem uma dificuldade maior de conseguir mostrar o que é uma contabilidade online personalizada, que é o conceito que ele está carregando.
Contabilidade digital
Quando falamos de contabilidade digital temos um posicionamento diferenciado da contabilidade online.
Na digital nos posicionamos numa linha intermediária entre uma contabilidade tradicional que tem preços caros, ele mesmo fala em R$586,00 enquanto o ticket médio dele é R$196,00.
É possível justificar com outros fatores dentro daquilo que tem estrategicamente para o seu negócio.
Por isso que eu falo sobre a contabilidade digital como o grande propulsor para as empresas contábeis da atualidade terem diferenciais, serem mais competitivas e escalar os seus respectivos negócios.
Controle de processos
Uma coisa importante que ele falou também foi sobre a questão de metodologia.
Um dos pontos que ele teve que defender foi como consegue atender tantas empresas com tão poucas pessoas no time.
A resposta foi: ele criou uma metodologia para isso.
E não importa qual a metodologia que ele utiliza, tampouco se ela é a melhor metodologia que existe, o que importa é que ele tem uma.
O que eu quero que entenda é que dentro da contabilidade online e digital se não tiver metodologia- e tecnologia atrelada a metodologia – não vai conseguir escalar.
É possível sim escalar com um método que desenhou para o seu negócio, mas antes, precisa aprender como vai desenhar esse método e como vai começar esse processo dentro da contabilidade digital para que realmente possa ser bem sucedido.
Isso ficou evidente na fala dele, por isso convenceu aquele grupo de investidores e consequentemente, todos tiveram interesse em participar daquela rodada e fazer suas ofertas.
Ele fez um processo de negociação e fechou com um deles, deixou uma parcela da empresa um pouco maior do que na minha opinião ele deveria ter deixado, mas ele conhece o negócio dele.
Possibilidades de negócios
O mais legal sobre tudo isso é que o mercado de investidores, bem como o mercado de grandes empresários, olha hoje para a contabilidade de uma maneira diferente.
E a quem nós devemos isso?
Devemos as empresas que foram primeiramente investidas.
Então, empresas como a Tactus e outras que estão performando, que nunca buscaram investimento e hoje recebem ofertas de investidores.
Todo mundo está olhando para a contabilidade e entendendo que pode ser um negócio de sucesso.
O que falta para você tornar a sua empresa contábil também um negócio de sucesso?
O que falta para você escalar mais o seu negócio contábil?
Pense a respeito disso!
Você precisa olhar mais de perto para esse modelo de negócios.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.