Uma afirmação comum que eu escuto hoje em dia é: “Anderson, a minha empresa perdeu espaço para o digital”.
Muitos empreendedores digitais têm a percepção de que a empresa está atrasada e de que perdeu a oportunidade de ser mais produtiva. Essas pessoas não conseguiram fazer com que as ferramentas funcionassem, muito menos ter presença no digital.
A empresa está vivendo uma era diferente da era atual.
Afinal, por que isso acontece?
Como começar esse processo de transformação definitivamente na sua empresa contábil?
Confira o conteúdo completo que preparamos para você!
Curva de experiência
Em qualquer tipo de mudança de comportamento ou padrão, existe um processo de curva de experiência.
Nessa curva existe um tempo que levamos para sair do ponto A (tradicional) para chegar até o ponto B (digital).
Na Tactus Contabilidade Digital há alguns anos nós estávamos no ponto A e eu tive que me transformar a minha empresa contábil para o ponto B, no digital.
Produtividade contábil
A minha empresa contábil antes da transformação, vivia repleta de papéis e processos morosos.
Acredite: nós tínhamos um arquivo extenso de um único cliente com mais de 700 caixas de documentos!
Esse era um cliente de Lucro Real, que tinha uma quantidade absurda de empresas e éramos responsáveis por administrar os arquivos que eram relacionados com aquele cliente.
Acreditava na época ser uma proteção ao meu negócio ter os documentos do cliente comigo, e tínhamos uma pessoa para ficar cuidando exclusivamente desses documentos.
Contabilidade sem automação contábil
A minha empresa não tinha nada de automação contábil, nossos processos eram morosos e lentos e ainda resolvemos em determinado momento tirar uma certificação ISO 9000, que tornou nossa empresa ainda mais morosa.
Tínhamos uma empresa pouco produtiva que estava enfiada em papéis, ou seja, uma empresa tradicional.
O fator de risco de ter uma empresa tradicional é grande, o ponto de virada é quando olha para o mercado e percebe que tudo à sua volta está se tornando digital, exceto a sua empresa.
Ao perceber isso, na verdade, ainda não existia essa pegada digital, nada chegava perto do que vivemos hoje na nossa empresa contábil.
Tendências para a contabilidade
Hoje nós temos empresas que foram concebidas originalmente de maneira digital.
O que existia antes eram contabilidades de modelo online começando o processo de digitalização de documentos e vivíamos um processo muito inicial. Mesmo tendo iniciado bem cedo, para começar a performar e chegar no meio da curva de crescimento, levamos cerca de 2 anos e para chegar no ápice levamos mais ou menos 3 anos e alguns meses.
É muito importante que conheça o meu exemplo e olhe para sua empresa contábil.
Olhando agora podemos ver que todo mundo está no digital, não começando a pensar o que vai fazer agora.
É importante ter um olhar de avaliação e entender que precisa transformar a sua empresa digital rapidamente.
Não pense que sua empresa vai mudar ao estalar os dedos, pois ela não vai!
Existe uma curva de experiência a ser adquirida, que vem através de um processo de aprendizagem.
A vantagem que você tem comparado a mim é que hoje não vai levar todo esse tempo. Antes eu não tinha orientação, não tinha tecnologia e nem como traçar os meus processos para ter um benchmarking de mercado, ou seja, ninguém abriu as portas do mercado e me chamou.
Nós tivemos que bater cabeça e aprender as coisas, mas hoje tem pessoas colaborando com para que possamos nos transformar.
Para isso dar certo você tem que começar o processo de transformação e começar a virar a página para o digital.
Busque as fontes certas de referência
O próximo fator está ligado com a importância de buscar as fontes certas de referência, junto com as ferramentas certas e pagar o preço por isso.
Outra situação muito comum dentro do mercado é que as pessoas não querem pagar o preço de aprender!
Quando falo em pagar o preço, não estou falando somente financeiro – ainda que seja necessário investir – mas o preço também de dedicar tempo para aprender, debruçar de cabeça para estudar, aprender e aplicar.
As pessoas não estão dispostas a pagar esse preço por inúmeros motivos e desculpas que eles arrumam para eles mesmos, talvez por estarem presos na operação ou por estarem com problema e colocar a culpa no cliente.
O problema é seu, se não pagar o preço, não vai mudar esse jogo!
Por outro lado, existe o preço financeiro a pagar, o preço financeiro pelo aprendizado. Não pense que quem passou por todo processo para transformar uma empresa que está performando, quem tem o negócio digital, vai te entregar todo esse caminho de graça?
Você acha que assistindo vídeo no YouTube vai conseguir resolver o seu problema todo?
Não…isso não será suficiente para resolver o seu problema.
Existe um processo ordenado para que as coisas realmente fluam e que ativamente as empresas digitais passaram.
Cada empresa digital que se transformou criou esse processo ordenado e aprenderam com outras empresas que conseguem ordenar de uma forma mais assertiva, isso faz uma grande diferença!
Tecnologia
Paralelamente também existe o preço da tecnologia.
Se tem um negócio totalmente sem automação contábil, precisa pagar o preço para digitalizar.
O que acontece é que muitos empreendedores acham “tudo muito caro”.
Existe um preço e precisa aprender a pagar.
Isso deveria ser lógico para contadores de um modo geral, aprender quanto vai investir e o quanto esse investimento vai te gerar resultados.
A automação tem um preço, mas ela tem que trazer o resultado maior do que o preço investido.
Com uma boa automação você precisa ter ganho de produtividade e efetivamente conseguir fazer resultados.
Ferramentas
Na Tactus Contabilidade Digital utilizamos várias ferramentas, mas não começamos a utilizar todas todas as ferramentas de uma única vez.
Fizemos a implantação das ferramentas, entendendo que fazia sentido e contratando de acordo com a demanda.
Nós não rasgamos dinheiro!
Com as ferramentas temos uma escalabilidade incrível, e isso faz uma grande diferença nos resultados. Ainda existem coisas que precisamos aprimorar e continuamos pagando preço para ter acesso à informação de qualidade e aprender.
Esse é o jogo.
Se não está disposto a fazer isso você vai ficar “empacado”.
Você considera que a sua empresa está numa situação digitalmente atrasada?
As empresas estão digitalmente atrasadas porque perderam o que chamamos de “timing”. O timing é justamente o tempo certo das coisas acontecerem.
Quando eu comecei a nossa transformação para o modelo digital em 2014 o cenário era outro e entendi que com o tempo quem não conseguisse minimamente se transformar para ficar próximo desse modelo de negócio, teria problemas em breve.
Na época eu não tinha tecnologia, nem nada do que temos hoje, mas iniciei o processo de transformação.
Não tivemos investimento, não criamos nossa própria tecnologia, nós utilizamos o que havia disponível e adaptamos as nossas necessidades.
Entenda que o caminho que você está começando hoje, nós fizemos há anos atrás.
As empresas contábeis que estão correndo atrás do prejuízo porque perderam o timing porque acreditaram que a posição tradicional estava certa.
Eu venho falando sobre isso há muitos anos, tanto que eu tenho um livro sobre o assunto.
Quando eu publiquei o livro, as coisas já estavam acontecendo e coisas já tinham acontecido.
Ainda assim, algumas empresas só agora estão olhando para a sua operação.
Se essa é a sua realidade, já está atrás na corrida, mas a corrida não acabou para você! Você pode não alcançar os que estão na frente com facilidade, mas pode chegar no final da corrida.
Só não dá para ficar caminhando, é preciso acelerar o passo.
Crescimento escalável
É essencial evoluir nesse processo de transformação, pois cada dia não transformado mata aos poucos a sua empresa: pense nisso!
Uma empresa contábil pouco produtiva é a empresa contábil que perde a rentabilidade e perde a conexão com o novo padrão de clientes que nós temos hoje.
Hoje nosso cliente é muito mais digital.
Se a minha empresa conseguiu transformar a sua também consegue.
Alguns clientes não vão se adaptar, mas ao fazer um processo de transformação de modelo de negócio vai atrair outros tipos de clientes, que estão alinhados com o digital.
Você pode escolher clientes que estão adaptados ao seu modelo de negócio.
As coisas não são fáceis, nos negócios isso não existe. Nós enfrentamos muitos problemas até hoje!
Isso porque o fisco não é completamente digital, a abertura de empresa não é completamente digital e os processos não são totalmente digitais.
Eu tenho uma prefeitura a minha volta atrasada e tudo bem.
Ainda tenho que contratar pessoas que vêm de outros escritórios e precisam se adaptar a nossa realidade, mas é um processo contínuo e não para de se transformar.
Se você acha que está bom ficar do jeito que está e não começar a transformar a sua empresa tudo bem, só que não diga que eu não te avisei.
Você não sabe por onde começar?
Estamos aqui para te ajudar: temos um programa estruturado que você pode participar, consequentemente vai aprender de uma forma mais estruturada.
Além disso, você pode consumir os conteúdos que eu estou trazendo e que eu posto no meu blog.
Consuma sempre conteúdo para melhorar o seu mindset, a transformação tem que começar de cima.
Se não começar a transformação não vai conseguir transformar o sócio, o time e consequentemente não vai transformar o seu cliente.
Fuja das pessoas que torcem para dar errado e ficam burlando o processo de transformação. Nesse processo você vai perder alguns colaboradores e alguns clientes, mas faz parte do jogo.
É importante se desligar de pessoas que não estão alinhadas.
Eu transformei a minha empresa contábil, você também pode transformar a sua!
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