Imagem mostra Anderson Hernandes palestrando no palco, com sua história de vida na Contabilidade no slide de fundo, para mostrar que Contabilidade dá dinheiro

Contabilidade dá dinheiro? Como faturar R$ 100 mil por mês com escritório contábil

E aí, será que Contabilidade ainda dá dinheiro em 2025?

Eu sei que essa pergunta passa pela cabeça de muitos contadores, principalmente de quem ainda não conseguiu escalar o escritório ou quer começar a empreender. 

E sei também que quando falo em faturar R$ 100 mil por mês, pode parecer distante demais para você. 

Quando comecei na garagem da minha casa junto com meu pai, esse número também parecia fora da realidade.

É claro que o mercado mudou muito desde aquela época. 

Em 2025, temos um cenário completamente diferente com novas tecnologias, automações, inteligência artificial, novos modelos de negócio e um cliente cada vez mais exigente. 

E sabe o que tudo isso significa? Que Contabilidade pode te dar ainda mais dinheiro e mais rápido, se você souber enxergar a Contabilidade de forma estratégica. 

Não existe fórmula pronta, mas existe um caminho claro: 

  1. Entender o ponto em que você está; 
  2. Definir um ticket médio que faça sentido; 
  3. Aprender a atrair e reter clientes com consistência.

É sobre isso que vamos falar agora, com base na minha experiência na Tactus e com os mais de 280 empresários contábeis que estão na AH Mentoria.

Por que R$ 100 mil por mês é um número estratégico para qualquer escritório de Contabilidade?

Se você vai abrir um escritório contábil do zero ou já começou e está patinando em faturamentos baixos, precisa entender o porquê de R$ 100 mil ser um número importante na sua operação.  

Essa é uma meta estratégica por ser um ponto onde você realmente consegue montar uma estrutura empresarial sólida e sustentável. 

Afinal, você não vai querer ficar sempre preso à operação, sem aproveitar o dinheiro que vai ganhar com seu negócio contábil.

Por exemplo, imagine que você precise de pelo menos 10 funcionários para ter uma operação eficiente. 

Com essa equipe, você terá gastos em folha salarial próximos a R$ 40 mil mensais.

Seguindo uma lógica prática, para sua Contabilidade dar dinheiro e crescer de forma saudável,  seu gasto operacional com pessoal deve girar em torno de 33% do faturamento. 

Portanto, para cobrir essa despesa e ainda garantir margem para outros investimentos, o faturamento de R$ 100 mil mensais se torna uma meta lógica e muito bem fundamentada.

Entenda seu ponto de partida para fazer a Contabilidade dar dinheiro

No início, muitos subestimam quanto dá para ganhar na Contabilidade, justamente por não saberem como construir uma carteira rentável.

Antes de você sequer começar a pensar no plano, é fundamental reconhecer onde você está hoje. 

Quem começa do zero tem um desafio diferente, que é aprender a como atrair clientes contábeis pela primeira vez. 

A vantagem disso é que você pode construir seu processo do jeito certo desde o início, sem vícios antigos.

Por outro lado, quem já possui uma carteira, mas está travado no crescimento, precisa reaprender a captar clientes

Pode parecer simples, mas desaprender velhos métodos e hábitos pode ser mais difícil do que começar do zero.

Independentemente do seu cenário atual, é preciso montar um plano realista que respeite sua capacidade de investimento, tempo e recursos. 

Como o ticket médio influencia sua estratégia de crescimento

O ticket médio é a receita total do seu escritório dividida pelo número de clientes ativos. 

Imagine que você fatura R$ 20 mil mensais e atende 20 clientes. Seu ticket médio é de R$ 1 mil por cliente.

Agora, se você tiver 40 clientes e os mesmos R$ 20 mil mensais, seu ticket médio cai para R$ 500. 

Parece óbvio? E é mesmo. 

Mas a estratégia de aquisição para clientes de R$ 500 é completamente diferente da estratégia necessária para clientes de R$ 1 mil, R$ 2 mil ou até R$ 5 mil.

Tenha cuidado com promessas exageradas sobre conquistar clientes com tickets muito altos.

Claro que existem clientes dispostos a pagar valores elevados, mas não são maioria no mercado.

Se você criar estratégias baseadas apenas em clientes de R$ 3 mil a R$ 5 mil, pode acabar se frustrando.

Sendo realista, você precisa definir claramente qual é seu ticket médio atual e trabalhar estratégias específicas para aumentá-lo ou para ampliar sua carteira de clientes. 

O importante é ter clareza e ajustar expectativas de forma racional.

Leia mais: Comprar carteira de clientes vale a pena?

Canais de aquisição de clientes que mais dão resultado na Contabilidade

Um erro muito comum que pode estar te impedindo de ganhar dinheiro na Contabilidade é depender de apenas um canal de aquisição de clientes. 

Eu vou explicar o que são esses canais e por que você não pode correr esse risco.

Na prática, um canal de aquisição é por onde o seu futuro cliente encontra você pela primeira vez

E aqui você precisa ser estratégico, escolhendo muito bem onde colocar seu dinheiro, tempo e energia.

Exemplos práticos de canais que funcionam na Contabilidade:

  • Redes sociais (Instagram e Facebook): Aqui na Tactus, usamos Instagram e Facebook como canais bem eficientes. Produzimos conteúdo direcionado e rodamos anúncios específicos para atrair o tipo exato de cliente que queremos. Dá para começar com pouco investimento e testar rapidamente se dá resultado ou não.
  • Google Ads: Outro canal que usamos bastante é o Google Ads. Quem procura por “contabilidade para Infoprodutores” no Google hoje vai encontrar a Tactus nas primeiras posições. Por quê? Porque eu sei exatamente o que meu público está pesquisando, e posiciono anúncios diretamente relacionados a isso. Mas aqui você precisa ter cuidado: pode ser um canal caro se não for bem administrado.
  • SEO (Tráfego orgânico): De forma simples, SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas para fazer o Google mostrar o seu site para quem está buscando serviços como os seus. Aqui na Tactus, nosso blog atrai milhares de visitantes todos os meses, e muitos desses visitantes se tornam clientes.
  • Networking offline (BNI e eventos presenciais): Não menospreze o poder dos relacionamentos pessoais. Participar de grupos empresariais como o BNI ou estar presente em eventos do seu segmento é poderoso. Não dá para depender só do digital. Muita gente ainda prefere fazer negócio olho no olho. Já fechamos ótimos contratos graças ao networking offline.

Leia mais: Ideias de posts de Contabilidade para o Instagram

Como determinar o investimento necessário em cada canal?

Primeiro, você testa. Começa pequeno e avalia os resultados. 

Se colocar R$ 500 em anúncios no Instagram, quantos leads entram? 

Desses leads, quantos viram clientes de fato? 

Com esses números na mão, você decide se vale a pena aumentar o investimento ou se precisa mudar algo na estratégia.

O melhor canal é aquele que traz cliente bom com menor custo. 

Pode ser que o Instagram tenha um custo por lead mais barato do que o Google, mas pode ser também que o Google traga clientes mais qualificados e com ticket maior. 

Você precisa testar continuamente até encontrar o equilíbrio perfeito entre custo e qualidade dos clientes.

Como traçar sua jornada até os R$ 100 mil por mês com Contabilidade

Agora você vai entender em números claros quanto dá para ganhar na Contabilidade e quanto tempo leva para atingir R$ 100 mil.

Veja como fica a sua jornada dependendo do volume de clientes que você consegue captar por mês:

  • Se você trouxer 30 clientes por mês com ticket médio de R$ 1 mil, vai levar cerca de 3 anos para atingir R$ 100 mil de faturamento mensal recorrente.
  • Se aumentar o ritmo para 50 clientes por mês com o mesmo ticket médio, vai levar aproximadamente 2 anos.
  • Agora, se conseguir chegar a 100 clientes por mês, vai atingir esses R$ 100 mil em cerca de 1 ano.

É simples assim. E você precisa ajustar esses números para a sua realidade. 

Se o seu ticket médio hoje é menor que R$ 1 mil, naturalmente você vai precisar trazer mais clientes ou levará mais tempo.

Se for maior, a jornada pode ser mais rápida. O fundamental é ser realista com seu cenário atual.

Estratégias simples para aumentar o ticket médio da sua Contabilidade

Não é só a Contabilidade que dá dinheiro, mas principalmente os serviços agregados.

Se você quer bater os R$ 100 mil mensais (ou até passar disso), não pode viver apenas da receita recorrente dos honorários. 

Precisa aprender a monetizar serviços complementares.

Hoje, por exemplo, cerca de 30% da receita da Tactus vem de serviços que não são Contabilidade. 

Isso foi um divisor de águas no nosso crescimento.

Exemplos concretos de serviços complementares que funcionam:

  • Registro de marcas e patentes: Muitos empresários não fazem ideia de como proteger a marca. Se você oferecer esse serviço, vai gerar valor imediato e receita extra.
  • Seguros: Vários clientes precisam de seguros empresariais. Você pode fazer parceria com corretoras e receber uma comissão.
  • BPO Financeiro: Gestão financeira terceirizada é uma demanda crescente, e você pode implantar o BPO Financeiro na sua Contabilidade ou indicar parceiros para isso.
  • Assessoria especializada em RH: Folha de pagamento, gestão de benefícios, compliance trabalhista, tudo isso pode ser vendido como serviço separado.
  • Treinamentos: Empresários precisam de capacitação em gestão financeira, emissão de notas e obrigações fiscais. Oferecer treinamentos é outra forma de monetizar.

Leia mais: Como precificar honorários contábeis

Defina metas realistas e escale de forma gradual.

Sua meta tem que partir da sua realidade. 

Se você ainda está começando e tem pouca experiência em marketing, 30 novos clientes no primeiro ano já é uma excelente marca. 

Se já tem estrutura e equipe, buscar de 50 a 100 clientes por ano é perfeitamente viável.

Hoje na Tactus, nós conquistamos entre 400 a 500 novos clientes todos os anos. 

Mas nós temos uma estrutura comercial forte e investimos muito dinheiro em marketing contábil e vendas. 

Isso não acontece por acaso.

Quando comecei a investir em marketing digital, lá atrás, eu não trazia 400 clientes por ano.

Comecei com metas menores e fui escalando progressivamente. 

É isso que você precisa fazer também: começar pequeno, validar seu processo, e ir escalando à medida que domina o processo de como vender serviços contábeis.

Como reter clientes contábeis

Sua Contabilidade dá dinheiro quando você sabe atrair clientes e mantê-los satisfeitos. 

O custo para conquistar um novo cliente é sempre maior do que para manter quem já está com você.

Além disso, um cliente satisfeito traz novas indicações, o que reduz o custo de aquisição.

Se o cliente se sente bem atendido, ele fica. Parece simples, mas muita gente erra nisso.

E a fórmula para ter uma boa retenção é mais simples do que se imagina:

  1. Alinhe as expectativas sobre o seu trabalho logo no início;
  2. Atenda o cliente rápido quando ele precisar, com processos bem estruturados;
  3. Se comunique de forma clara e objetiva, falando a língua dele;
  4. Sempre que possível, mostre resultados práticos do seu trabalho;
  5. Crie um relacionamento de confiança e não apenas burocrático.

Como aplicar tudo isso no seu escritório contábil

Para fechar, quero que você tenha clareza dos pontos-chave que vimos até agora. É isso que você precisa trabalhar para fazer sua Contabilidade dar dinheiro e chegar ao faturamento de R$ 100 mil por mês:

  1. Diversificação dos canais: Não dependa apenas de anúncios pagos. Explore SEO, redes sociais e networking offline.
  2. Definição clara do ticket médio: Saiba quanto cada cliente paga e trace estratégias realistas com base nesses números.
  3. Meta anual de aquisição: Tenha uma meta clara de novos clientes e ajuste sua jornada para alcançá-la.
  4. Estratégias de retenção: Um cliente bem atendido vale mais do que qualquer campanha de marketing.
  5. Monetização complementar: Aprenda a oferecer serviços extras para ampliar o faturamento sem depender apenas da contabilidade mensal.

Quer provar na prática que contabilidade dá dinheiro?

Você já viu que é possível chegar aos R$ 100 mil por mês com uma estratégia bem definida.

Agora, imagine ter acesso ao que realmente funciona, com quem já percorreu esse caminho e ajudou centenas de empresários contábeis a escalar seus negócios.

Na AH Club, você encontra conteúdos exclusivos, ferramentas e estratégias aplicáveis para transformar o seu escritório em um negócio altamente lucrativo.

E se você quer acelerar ainda mais, a AH Mentoria te coloca lado a lado comigo, para construir um plano sólido e realista, totalmente adaptado à sua realidade.

Se você se interessou, entre em contato com minha equipe e saiba como posso ajudar você a escalar seu negócio contábil.

Picture of Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade e da AH Educação, Anderson Hernandes é mentor de negócios contábeis, palestrante e referência em gestão e marketing para contabilidade. Com 30 anos de experiência, é autor de 11 livros e já realizou mais de mil eventos pelo país.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores