Anderson Hernandes FAÇA ISSO PARA CONSTRUIR RESULTADOS NA CONTABILIDADE

FAÇA ISSO PARA CONSTRUIR RESULTADOS NA CONTABILIDADE

Eu costumo dizer que para construir algo, muitas vezes tem que destruir, para que as coisas realmente darem certo.

E como isso funciona na prática?

Vamos ver quatro exemplos, de situações que eu passei, que podem te ajudar a entender sobre isso.

Como ter resultado na sua empresa contábil e a importância de lidar com isso? Confira!

Processos: construção e desconstrução

Primeiro eu tive que destruir os processos internos, para criar processos, que fariam sentido para a nossa operação.

imagem que represente modelo de contabilidade tradicional
É fácil perceber que as pessoas são apegadas a processos

Elas não conseguem evoluir, ficam tão apegadas a processos velhos, ruins, frágeis e lentos  que elas não conseguem sair do lugar.

Para evoluir você precisa destruir o que estava fazendo para repensar as coisas de uma nova maneira. Mas, nem todo mundo está disposto ou sabe lidar com isso.

Isso faz uma grande diferença.

Sistemas: Trocas e aprimoramento

O segundo fator foram os sistemas que adotamos.

Eu sei o quanto isso é difícil, recentemente em maio de 2020, decidimos trocar o sistema da nossa filial de Belo Horizonte, após a aquisição da Acce Contabilidade.

Quando fizemos a aquisição, herdamos um sistema lento, burocrático e ineficiente. 

imagem que represente reunião entre sócios
Nós chegamos à conclusão de que teríamos que fazer a troca de sistema

Inicialmente havíamos objetivado fazer essa troca em janeiro, pois é mais fácil fazer na virada do ano, porém decidimos antecipar esse processo de troca de sistema.

Quando você decide trocar um sistema destrói o seu negócio e também o modo como as coisas eram feitas.

O sistema vai ser diferente, mesmo que seja melhor existe a questão da migração de dados, a questão específica de como fará para não perder dados e ao mesmo tempo inserir novos dados que obrigatoriamente são necessários quando se troca o sistema.

Adaptação de equipe

Além disso, existe o processo de adaptação de equipe e muitas vezes até mesmo processo de adaptação do cliente, dependendo dos tipos de sistema que está utilizando ou ferramenta.

É preciso pensar de forma estratégica em relação a isso, entender faz parte do jogo, pagar o preço da mudança.

Equipes: construa um time forte

O terceiro aspecto está ligado à equipe.

Para que construa uma equipe, muitas vezes, tem que destruir a equipe anterior.

Principalmente quando está migrando de uma empresa contábil tradicional para uma empresa contábil digital.

Olhando para o seu time poderá entender que muita gente não está alinhada com o digital e isso é fato comum.

Alguns profissionais não estão prontos para utilizar mais tecnologia, para processos mais otimizados e não tem uma “pegada digital”e chega à conclusão que tem que se desfazer de parte do time, e para isso você destrói seu time.

Mas faz isso para reconstruir uma equipe muito mais forte e mais eficaz, para estar preparado para a nova realidade do mercado.

Faz parte do jogo também entender que precisa pagar esse preço.

Clientes

O quarto e último aspecto é sobre clientes.

Eu já passei por isso e vejo que isso é uma dor no mercado contábil e ao mesmo tempo uma dificuldade muito grande que o empreendedor contábil tem de entender que ele pode dispensar um cliente.

Os contadores têm dificuldade de enxergar que existem várias formas de prospectar clientes que estejam alinhados com a solução que ele entrega.

imagem que pessoa recusando algo
Isso é uma coisa extremamente necessária para que tenha melhores resultados

Um cliente desalinhado com a solução que tem vai atrapalhar toda a entrega do produto, além de consumir a energia que o time teria para dedicar a outros clientes.

Falar não para um cliente e dispensá-lo faz parte do jogo.

Isso significa desconstruir, pois vai dar um passo para trás quando dispensa um cliente.

Nós chegamos a dispensar muitos clientes com valores de honorários bem altos, nós desconstruímos para que a gente pudesse efetivamente focar no tipo de cliente que faz sentido.

Para ter de fato resultados, precisa considerar a necessidade desse processo de desconstrução.

Quando você faz uma reforma na sua casa ou apartamento, por exemplo, com certeza terá uma série de problemas.

Por mais que contrate um arquiteto e tente minimizar, é natural que isso aconteça.

As coisas podem acontecer e é preciso entender que faz parte do jogo, faz parte pagar o preço de lidar com situações inesperadas. No final, quando olhar tudo do jeito que queria deixar, vai entender que valeu a pena em todos os sentidos o trabalho, estresse e as dificuldades que passou.

Ninguém faz uma reforma para deixar pior, mas antes das coisas melhorarem sempre vão piorar primeiro.

Numa troca de sistema, antes dele ficar bom, sempre vai dar uma piorada, isso faz parte do jogo é um processo de adaptação, ajuste, melhoria e tudo mais… mudar é um processo complexo e difícil!

Dica importante: Não dê ouvidos para quem é negativo a processos de mudança!

Quem é resistente à mudança se apega aos problemas ao invés de focar na solução.

Ao tomar uma decisão vá em frente, faça as coisas acontecerem!

Não deixe a rotina do dia a dia te prejudicar e te impedir de fazer as coisas realmente darem certo.

Tenha persistência e consistência, isso fará uma grande diferença.

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