Muitos profissionais têm dificuldades de recolocar-se no mercado de trabalho e motivos não faltam para isso: o excesso de profissionais desempregados, desqualificação profissional e a alta competitividade são alguns deles. Mas como podem conseguir uma melhor recolocação?
Bem, o ponto inicial do profissional é avaliar suas qualificações profissionais e se elas estão adequadas à vaga pretendida. Isso se aplica aos cursos e habilidades pessoais do candidato. É muito comum que candidatos à vaga preparem currículos com qualificações e cursos totalmente desalinhados com a vaga pretendida. Recentemente ao entrevistar uma candidata fiquei decepcionado quando ela mencionou que pretendia fazer um curso de graduação numa área totalmente diferente para a pretendida. É claro que a vaga foi encaminhada para outra profissional.
Na entrevista o profissional nunca deve se esquecer do marketing pessoal. Por mais óbvio que possa parecer, muitos profissionais ainda não se vestem adequadamente para uma entrevista. Neste caso, para os homens esqueça a barba por fazer, camisetas e calças jeans e para as mulheres minissaia, miniblusa e decotes acentuados nem pensar. É importante mencionar que o marketing pessoal pode muitas vezes decidir uma vaga.
O candidato deve tomar muito cuidado na entrevista com as pegadinhas, pois o entrevistador muitas vezes faz perguntas visando avaliar o comportamento do candidato. Nestes momentos notamos que existem candidatos que relutam em falar de assuntos como erros cometidos, agindo como se nunca tivessem cometido erros, o que não é verdade. Por isso, sempre fale a verdade ao entrevistador, procure citar exemplos que demonstre suas habilidades ao lidar com adversidades e acima de tudo mantenha a calma.
A empresa abre uma vaga de emprego para atender a uma necessidade dela. Para recolocar-se no mercado de trabalho as empresas devem compreender que você está preparado para atender as necessidades dela. Por isso, não basta saber fazer, você têm de mostrar a empresa que sabe fazer. Portanto, comunicar-se bem é fundamental. Assim, não deixe de treinar seu modo de falar para expressar-se com clareza, nunca usando gírias e falando olhando atentamente para o entrevistador.
A recolocação no mercado de trabalho torna-se mais fácil para aqueles profissionais que investem no seu autodesenvolvimento. Portanto, a leitura, cursos e palestras poderão ser úteis aos profissionais. Existem muitos cursos e palestras gratuitas promovidas por empresas, entidades de classe, prefeituras e escolas onde os profissionais poderão estar mais bem equipados para alcançar um bom emprego. Com tantos profissionais desqualificados, você estará um passo a frente por se qualificar melhor. Não se esqueça que são poucas empresas que estão dispostas a dedicar tempo para treinar seus profissionais em tudo que precisam.
Acima de tudo, a força de vontade deve ser fundamental para ser contratado para um novo emprego. Não se pode esperar que o emprego caia sobre a sua cabeça. É preciso esforço, portanto não desista e com certeza será bem sucedido!