Formar o preço de um serviço não é uma tarefa fácil. Porém, é inegável que a definição de preço de um serviço faz parte das possíveis estratégias de marketing da sua empresa de serviços. Definir uma estratégia de preço não se trata simplesmente de definir os custos e a formação de preço de um serviço. Empresas com custos semelhantes nem sempre terão preços semelhantes. Existem variáveis estratégicas no preço de um serviço.
Mas como você vai definir a sua estratégia de preço de um serviço. Existem três formas principais de você fazer isso:
MAIS POR MAIS
Isso ocorre quando você oferece mais serviços por um preço mais alto. Isso é uma estratégia de preço premium, cujo o preço será mais elevado e em contrapartida a sua empresa atuará no fortalecimento da percepção de valor do seu produto (serviço) no mercado.
MENOS POR MENOS
Nesse caso, o cliente pagará um preço mais baixo pelo serviço e consequentemente receberá menos produto agregado. O cliente aceita isso, ele quer custo benefício e portanto é uma estratégia muito válida.
MAIS PELO MESMO
Essa estratégia é bem competitiva na venda de serviços pois você oferece no mercado um plus ou algo a mais pelo mesmo preço praticado pela concorrência. Esse plus precisa ser atrativo para o mercado para que a estratégia tenha o efeito esperado.
As estratégias de preços citadas são usadas a todo momento no mercado e basta você analisar como elas podem interferir no seu negócio, proporcionando resultados para as suas vendas. O que você não deve nunca fazer é criar estratégias que quebrem a sua empresa (Mais por Menos) ou que quebrem o seu cliente (Menos por Mais). Isso vai comprometer não só os resultados como vai interferir na continuidade da sua empresa de serviços, quer pela rentabilidade ou pela credibilidade dentro do seu mercado de atuação.
No vídeo acima eu explico isso na prática com exemplos para você entender.
(se gostou compartilhe, isso é importante para mim)
tenho uma loja de portas de madeira como faço pra vender mais e melhor estratégias marketing quero dicas
Marco,
Já pensou em gravar vídeos com o passo a passo ou preparar um manual com as telas e procedimentos para explicar ao cliente? Tenho feito isso e tem sido bem prático.
De qualquer forma, suporte é fundamental para o resultado percebido pelo cliente e é um dos maiores fatores que fazem migração de clientes.
Andreia,
Tem várias possibilidades, uma delas é por tamanho da empresa e necessidade.
Exemplo:
http://www.tactus.com.br/contabilidade-para-medicos/
Anderson, gostaria de uma sugestão sobre esta mesma pergunta do Marco. Quero perguntar sobre consultoria telefônica, pois o gasto de tempo que nos temos para tirar duvida de preenchimento nas notas fiscais, instalação de certificado, duvidas de recursos humanos e outros assuntos é enorme, aqui gastamos mais da metade de nosso tempo auxiliando nossos clientes do que fazendo o nosso serviço que realmente foi contratado.
Anderson, gostaria de aproveitar o gancho da pergunta da Andreia e quero perguntar sobre consultoria telefônica, pois o gasto de tempo que nos temos para tirar duvida de preenchimento nas notas fiscais, instalação de certificado, duvidas de recursos humanos e outros assuntos é enorme, aqui gastamos mais da metade de nosso tempo auxiliando nossos clientes do que fazendo o nosso serviço que realmente foi contratado.
Boa tarde
Gostaria de visualizar melhor como fazer os diversos tipos de pacotes e como ofertar um com mais serviços e outro com menos sem comprometer a qualidade e cumprir todas as obrigações.
Seria possível dar exemplos práticos?
obrigada
Andréia de Padua
Andreia,
Tem várias possibilidades, uma delas é por tamanho da empresa e necessidade.
Exemplo:
http://www.tactus.com.br/contabilidade-para-medicos/