Anderson Hernandes COMO DEIXAR A OPERAÇÃO DA EMPRESA CONTÁBIL

COMO DEIXAR A OPERAÇÃO DA EMPRESA CONTÁBIL

Você é empreendedor contábil e se sente muito preso ao seu operacional? Posso perceber no mercado que essa é uma realidade para a grande maioria dos empreendedores.

Muitos contadores me dizem que também querem sair da operação, para focar somente nos aspectos estratégicos ou talvez não operacionais da empresa contábil, mas não conseguem.

imagem que represente Anderson Hernandes falando
Estou no mercado contábil há mais de 20 anos e deixei a operação contábil há 10 anos

Faz 10 anos que eu não tenho sequer um sistema de operação contábil instalado no meu computador. Mas, afinal de contas, como fazer isso?

No conteúdo a seguir darei algumas dicas práticas em relação a esse assunto. Confira!

Foco nas estratégias

O primeiro aspecto é que se você não consegue se desligar da operação completamente e se sente preso na operação, obviamente sua performance estratégica vai ser prejudicada.

Não há como comparar, eu estou fora da operação e penso de forma muito mais ampla sobre o meu negócio, conseguindo ter uma visão muito mais sistêmica do mercado e criar estratégias para que a minha empresa possa alavancar.

Esse foco nas estratégias foi relevante para que pudéssemos ter o crescimento da nossa carteira de clientes, continuamos a crescer em razão disso: o bom trabalho não operacional que vem sendo desempenhado.

Departamento operacional

Para que tudo isso funcione, eu preciso ter alguém na minha equipe de extrema confiança. Caso eu não tenha alguém na operação, não posso largar esse departamento na mão de funcionários, porque isso com certeza me trará problemas futuros e a empresa pode acabar quebrando por esse abandono.

Dentro do mercado contábil, algumas pessoas estão se perdendo pelo caminho e isso acontece, porque estão se encantando com coisas no sentido não operacional,  como atividades complementares à atividade contábil, fugindo da atividade empresarial contábil.

Ou se perdem, porque simplesmente não gostam da operação e largaram essa responsabilidade na mão de funcionários. É exatamente nesse ponto que começam a surgir os problemas.

Conte com pessoas de confiança

Muita poeira acaba sendo enviada para “debaixo do tapete” quando não há uma supervisão, e isso em algum momento pode causar problemas para sua empresa.

Então se você é sozinho e não tem ninguém para fazer essa função, terá que se dividir: passando uma parte do seu tempo ligado a operação e uma parte ligado a coisas não operacionais.

imagem que represente tempo
O tempo para dividir sua tarefas deve ser bem distribuído para atingir bons resultados

Mas inevitavelmente, você precisa ter pessoas que possam te ajudar, elas são o que eu chamo de “braços”, para elas você pode delegar tudo aquilo que não é tão relevante e pode te consumir tempo.

Uso de ferramentas

Não se esqueça que mesmo com uma pessoa para auxiliar, você terá que inserir ferramentas que permitam que você tenha um controle automatizado de uma série de coisas.

Boas ferramentas podem te proporcionar mais segurança sobre o que é efetivamente entregue para o seu cliente.

imagem que represente ferramentas contábeis
As ferramentas podem te auxiliar inclusive sobre atividades que não foram entregues

Na maioria das vezes, o problema começa com o que não está sendo entregue, isso faz com que seus funcionários acabam jogando problemas para “debaixo do tapete”.

Sócios

É essencial entender que para ter resultados estando desligado da operação, você precisa efetivamente ter pessoas que possam te ajudar nesse processo. Para isso, é válido pensar em ter um sócio, e você pode inclusive “criar” esse sócio.

Na Tactus Contabilidade Digital, por exemplo, criei meus sócios: três deles eram pessoas ligadas a operação, que tinham um entrega muito boa e que eu trouxe para a sociedade e eu explico todo esse processo detalhadamente dentro de um dos nossos cursos!

Em 2017, eu era o único dono do escritório e vi que precisava de mais gente nessa linha de frente comigo. Por isso, resolvi partir um pedaço deste bolo, para conseguir crescer a nossa empresa e ter mais resultados.

imagem que represente união entre colaboradores
Dividir conhecimentos é multiplicar esforços

Muita gente tem medo de dividir, às vezes o empreendedor contábil tem uma pessoa muito boa na operação que não serve para gestão ou para tomar decisões estratégicas, mas operacionalmente é muito bom.

Esse tipo de pessoa geralmente tem condições de lidar com o time e poderia ser um dos “braços” que são necessários, mas por medo de dividir um pedaço do bolo com essa pessoa, o empreendedor segue engessado. Isso é um erro!

Se não tiver alguém que esteja no mesmo barco que você nesse ponto, terá problemas. É impensável largar a sua operação na mão de funcionários,  sendo que eles não têm o risco que você tem.

imagem que represente empreendedor preocupado
Sozinho o risco fica completamente sob sua responsabilidade

No passado, eu já fiquei com muitos problemas, acabei abandonando a minha operação e passei por uma situação desse jeito: o funcionário foi embora e largou o problema conosco. Hoje isso não acontece mais, pois a partir do momento que eu tenho pessoas junto comigo nesse barco, elas estão dividindo inclusive o risco e assinando por aquilo que está sendo feito.

Head de operações

A nossa operação está na mão de uma pessoa super qualificada, que no caso é a Fernanda. Ela está plenamente preparada e preocupada com o que está sendo entregue.

Mas é preciso oferecer contrapartidas para essas pessoas, para que o risco faça sentido. Eu sigo o lema: dividir riscos e bônus para multiplicar os resultados.

Mas até que encontre alguém que possa confiar terá que se dividir: parte do seu tempo da operação e parte na estratégia. Terá que trabalhar um pouco mais para que tenha mais resultados estratégicos.

Mercado contábil

Outra dica que tenho é: fique de olho no mercado, tente trazer e atrair pessoas excelentes para seu negócio. Cercando-se de pessoas competentes, você vai encontrar alguém que consiga formar a pessoa e ajustar para que possa exercer essa função.

Caso não queira ter um sócio, por motivos que não vem ao caso, você pode ter um profissional qualificado e colocar ele como responsável. É óbvio que você vai pagar mais caro por isso, mas ele também será corresponsável e vai assinar pelo que está sendo feito.

Consequentemente, isso vai trazer menos riscos ao ter um contador que está assinando e arriscando o seu registro caso algo dê errado. Mas, na minha opinião, nada melhor do que ter um sócio qualificado para ajudar a conduzir os seus negócios.

Eleve seu negócio contábil

Se você está sozinho deve pensar que para chegar a outros níveis da sua empresa contábil, dentro do mercado que você atua, precisa entender que faz parte do jogo colocar pessoas junto com você esse negócio.

imagem que represente líder tomando decisões
Ter uma empresa contábil é muito complexo

Quando você tem uma empresa pequena que tem poucos funcionários ou pouquíssimos clientes, você faz tudo, não tem uma operação complexa ou um volume grande de informações. 

Eu acredito que você deve se fortalecer para que seu negócio não fique vulnerável. Para que qualquer vento não te derrube, precisa se fortalecer de forma estruturada e para ter resultados na contabilidade, você precisa passar para outros níveis e se profissionalizar, portanto, dividir o bolo faz parte do jogo.

Você quer aprender como tudo isso que é feito na Tactus Contabilidade Digital? Como usar o case de sucesso da Tactus para aplicar no seu negócio contábil?

Para aprender isso e muito mais, temos o nosso curso de Gestão de Pessoas e Processos, que é ministrado por mim e pela Fernanda.

Neste curso, a Fernanda fala somente de operação e sobre Gestão de Pessoas e eu falo especificamente da Gestão Estratégica do Negócio Contábil e sobre a Gestão dos Gestores, mostrando de modo detalhado como eu faço a gestão dentro do meu negócio contábil.

Esse curso vai realmente virar a chave e mudar a forma como você vê os aspectos relacionados à Gestão de Empresa Contábil.

Você vai conhecer técnicas exclusivas que farão uma diferença para você.

Quer deixar a operação da sua empresa contábil? Não perca mais tempo e venha aprender com quem chegou lá!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores