* Anderson Hernandes
O valor de um profissional no mercado é determinado por diferentes fatores incluindo o conhecimento e habilidades que possui, o grau de especialização, a raridade do que faz e a força da sua marca pessoal. Grandes empresas há décadas estão evoluindo na adoção de estratégias de marketing para construírem marcas de sucesso. Em relação às marcas pessoais ainda existe um longo caminho para ser percorrido, justificado tanto pelo desconhecimento de estratégias, quanto pela falta de profissionais especializados nesse tema. No último livro que publiquei intitulado “O Poder da Marca Pessoal nos Negócios” reuni dez diferentes estratégias para ajudar profissionais a construírem uma marca pessoal forte.
Hoje mais do que em qualquer momento anterior, as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas e são a maior vitrine profissional já existente. Por meio dela, podemos fixar uma marca profissional forte, desde que saibamos aproveitar todo o potencial da rede. Exemplificando isso, nesse momento estou dentro de um voo de São Paulo a João Pessoa para ministrar uma palestra num grande evento da Paraíba. O motivo que levou a ser convidado para palestrar nesse evento está diretamente relacionado com o poder das redes sociais. Ao definirem quais seriam os palestrantes que participariam do evento, os organizadores realizaram uma enquete pelo Twitter na qual seus seguidores indicariam quem gostariam de ver palestrando no evento e para minha surpresa criou-se uma corrente para que eu fosse um dos palestrantes. A que atribuo esse resultado? A rede de pessoas que tenho criado em volta da minha marca pessoal.
Pessoas e as empresas estão sedentas por encontrar referencias no mundo profissional e você tem a possibilidade de ser mais um ou ser único. O que determinará aquilo que será profissionalmente está diretamente relacionado com o poder que a sua marca pessoal exerce. Uma marca pessoal forte gera algo que é amplamente valorizado por empresas em todo o mundo: a recomendação da marca. Pare e pense: o que faz uma pessoa que não recebe qualquer remuneração e sequer o conhece pessoalmente fazer uma recomendação profissional sua? Nunca subestime o poder de uma recomendação profissional e é sobre esse e diferentes outros fatores que abordo com maior detalhamento no meu novo livro.
A construção de uma marca pessoal é feita passo a passo, com a soma de pequenas conquistas e a ajuda de pessoas, com o investimento de muito tempo e com a orientação de profissionais especializados em personal branding. Apesar de não ser uma tarefa fácil com plena certeza, uma marca pessoal forte proporcionará uma valorização profissional que justificará todo o investimento que você fez, portanto invista na sua marca pessoal.
* Anderson Hernandes é especialista em marketing e marca profissional, palestrante e escritor do livro “O Poder da Marca Pessoal nos Negócios” e outros seis livros. Saiba mais em www.andersonhernandes.com.br