Existe um fenômeno que está influenciando diretamente os resultados das empresas contábeis, eu tenho vivenciado esse fenômeno com meus alunos que participam dos nossos programas presenciais.
O fenômeno consiste na diferença enorme que existe entre os resultados das empresas contábeis que dominam o marketing contábil e os resultados daquelas que não dominam.
E por que isso está acontecendo?
Os relatos que tenho vivenciado são sempre muito parecidos:
“Anderson, eu estou perdendo clientes.”
“Não estou conseguindo colocar clientes na mesma proporção que estou perdendo.”
“O que eu fazia antes e me trazia resultados, não traz mais.”
Por que isso está acontecendo?
Tudo isso acontece porque o marketing contábil no Brasil evoluiu significativamente e muitas empresas estão dominando esse processo de evolução.
As empresas que estão dominando esse processo de evolução são as empresas que estão conseguindo resultados e crescendo a sua carteira.
Já as empresas que não estão evoluindo nesse processo estão, no mínimo, estagnadas ou já começaram a perder mais clientes do que conquistar.
A importância do marketing
Existe uma necessidade natural de aplicarmos marketing em qualquer negócio, em uma empresa contábil a necessidade não é diferente.
Numa empresa contábil você precisa ter uma estratégia de marketing!
É claro que a sua estratégia depende muito de quais são os seus objetivos.
Em alguns negócios, como é o nosso na Tactus, precisamos de uma estratégia que nos dê um poder de tracionamento significativo, mas não é regra para todo empreendedor seguir a mesma linha estratégica na sua empresa.
O que não podemos negar é que precisamos de uma estratégia, pois, sem ela você não consegue fazer com que a manutenção da sua carteira de clientes permaneça com o mesmo resultado, e então você começa a “andar para trás”, porque perde completamente a sua competitividade:
- A pressão por preço;
- A concorrência;
- Novos serviços;
- Novas maneiras de encantar o mercado com as estratégias de marketing.
Esses são apenas alguns dos efeitos que sofrem as empresas que não estão evoluindo no marketing.
Acompanhe o processo de evolução
Com certeza você vai parar de ter resultados se não evoluir no conhecimento do marketing.
Há alguns anos escrevi um livro chamado “Marketing contábil”, ele foi o primeiro livro de marketing contábil que eu escrevi.
O livro abordava diferentes estratégias de marketing:
- Estratégias de internet;
- Estratégias de ordem pessoal do nosso dia a dia;
- Estratégias de indicação de clientes;
- Estratégias de geraram resultados naqueles anos etc.
Mas o livro, apesar de ser importante, não gerava o interesse que temos hoje em relação ao assunto.
Novas habilidades a serem exploradas
Todo esse interesse surgiu a partir do momento que as empresas começaram a sentir na pele o problema da falta de informação de marketing, consequentemente, elas perceberam que precisavam revolucionar o seu negócio e aprender novas habilidades.
Dentre essas novas habilidades está a criação de um processo eficiente de atração de clientes.
O marketing contábil há alguns anos era muito mais simples de ser desenvolvido, hoje com tantas mudanças, temos uma quantidade de informações a respeito do tema muito maior.
Antes eu conseguia ensinar, com muita propriedade, estratégias de marketing contábil em uma palestra. Eu conseguia, dentro de 90 minutos, dar dicas pontuais para que as pessoas saíssem da palestra, conseguisse aplicar e tivesse resultados efetivos.
Hoje eu levo cerca de 2 dias, no meu programa presencial, para mostrar como você pode começar a fazer uma estratégia efetiva de marketing contábil.
A informação acabou se tornando muito mais complexa de aplicar.
Simples ações como postar uma foto no Instagram, gravar um vídeo para o Youtube ou incentivar o seu cliente a fazer uma indicação, não funcionam mais se você não tiver estratégia e não entender fatores essenciais.
Esses fatores incluem entender:
- Como se comporta o seu cliente em uma rede social;
- Como utilizar estrategicamente um folder do seu negócio;
- Como efetivamente você fará a unificação de diferentes estratégias para ter um resultado efetivo.
Esses e muitos outros pontos são importantes, como eu disse acima, o marketing se tornou muito mais complexo com o passar do tempo.
E isso nos leva a outro fato: o marketing contábil não pode ser feito por qualquer um.
Você precisa mergulhar neste novo mundo e dominar as estratégias.
Mesmo que você contrate uma empresa, para fazer o marketing ou parte dele para você, é preciso dominar as estratégias.
Se você optar por contratar alguém para trabalhar na sua empresa, te ajudar no seu comercial e no marketing, precisa dominar as estratégias, caso contrário não saberá sequer o que pode cobrar de quem vai prestar os serviços.
Um dos meus alunos, por exemplo, recebeu uma entrega de serviço e contou para mim no nosso programa. Na época, questionei ele sobre seus objetivos, ao me responder, ele percebeu que o serviço recebido não tinha nada a ver com seu objetivo central.
Ele recebeu uma informação que na verdade não era aplicável e não traria resultados efetivos para ele.
E por que isso aconteceu?
Quando você tem clareza em relação a sua estratégia de marketing e consegue mergulhar nesse novo mundo, está apto a entender o que as pessoas estão te oferecendo, e por sua vez é capaz de avaliar se faz sentido para o seu negócio e se está de acordo com os princípios de marketing.
Como adquirir conhecimento e entender o que de fato precisa?
Eu quero te convidar para que faça parte do nosso programa de imersão.
No nosso programa, você passará cerca de 20h comigo, mergulhando nas estratégias de marketing contábil que efetivamente podem te dar resultados.
Você sai das nossas imersões com um direcionamento!
Dentro do programa, eu mostro diferente níveis de estratégia de marketing, a partir disso é possível entender em qual nível a sua empresa está e quais os próximos passos que pode tomar para atingir um próximo nível.
Você ainda nem começou?
Não se preocupe, nós vamos estudar o seu negócio! Eu reúno diferentes empresas contábeis e conheço as histórias de cada uma delas dentro desses dois dias, isso faz uma grande diferença para os seus resultados.
Nossa imersão é o início de uma jornada para que possa ter resultados através do marketing contábil.
Se você não dominar as estratégias de marketing contábil, com o tempo, você vai começar a regredir na sua empresa contábil.
Chegou a hora de aprender estratégias de marketing na contabilidade!
Invista em você e aprenda a como fazer o seu marketing e a vender os seus serviços contábeis!
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