Muitos empreendedores têm dificuldade de vender seus serviços contábeis, e isso acontece devido a vários fatores, um dele é porque a maioria não compreende como é o processo de escolha do cliente e o processo decisório dentro da opção do serviço contábil.
Existem maneiras de melhorar essa comunicação, induzindo a forma que seu prospect escolhe o serviço. Há maneiras que direcionam que ele escolha a sua empresa e não o serviço do seu concorrente.
Hoje o mercado enfrenta um problema relacionado aos aspectos psicológicos da escolha de um cliente contábil, essa dificuldade é chamada de “choice overload” o que quer dizer “sobrecarga de escolha”. Essa sobrecarga acontece quando o cliente tem opções exageradas para escolher e ele não sabe como se decidir.
Simplifique a Escolha do seu Cliente
É como levar uma criança para a Disney e pedir que ela vá apenas a um dos brinquedos, que ela escolha.
Esse tipo de escolha requer que ele pense em muitos fatores.
É difícil encontrar uma empresa contábil que apresente propostas claras para o seu cliente, e quando não existe uma proposta de serviço segmentada ela fica confusa, são muitas informações e ele não consegue processar claramente, e ele precisa disso para fazer a escolha certa.
As maiorias das propostas apresentadas pelas empresas contábeis são uma extensão do contrato de prestação de serviços e com esse tipo de oferta o cliente fica ainda mais perdido, pois não consegue optar. Sendo assim a empresa não consegue conduzir o cliente a compra efetiva do seu produto.
A apresentação de uma proposta clara é essencial para que a venda seja concluída.
Essas propostas que são complexas demais têm muitos itens, o cliente começa a armazenar na cabeça antes da escolha fatores que não são relevantes e isso complica muito. Porque ele já não sabe qual fator usar para sua escolha, ele tem muitos sendo apresentados.
Programa de Marketing e Vendas para Empresas Contábeis
Talvez um dos fatores a repensar seja a elaboração das propostas. Na Tactus temos um programa de imersão de marketing na contabilidade, onde esse fator é discutido e compartilhamos modelos de propostas eficientes, esse programa é bem denso e pode ajudar muito quem esta com problemas de gestão e vendas.
Porque não adianta mostrar para um cliente uma proposta muito semelhante a seu contrato de serviço, que parece uma transcrição, e esse tipo não caracteriza uma proposta e sim quase um contrato de serviço, e vai ter que explicar muito bem para o seu cliente cada informação.
Entenda que toda essa venda é um processo onde em cada momento dele há uma maneira diferente de intervir, levando o seu cliente a fazer compra. Por isso a importância da segmentação, ela simplifica o processo de venda para que ele tome uma decisão adequada.
Se estudar sobre isso com pessoas que estão acertando nesse ponto, como no nosso curso de imersão, conseguirá sem problemas identificar o melhor momento de aumentar a expectativa do seu cliente para a compra do seu serviço. Então ao pensar em “choice overload” você precisa considerar todos esses aspectos.
Se complicar demais o processo de vendas terá problemas para fechar com seus clientes.
Na Tactus temos mais de 200 solicitações de propostas todos os meses e fechamos um número bem inferior a esse, claro. Estudamos diariamente cada fator que fará a diferença para fechar com um cliente.
A venda é um processo que se não for feita de forma correta não trará resultados. O nosso programa de imersão é feito com um grupo pequeno de empresários onde cada um consegue expor suas dúvidas, e com certeza sair de lá com conteúdo para dar uma guinada nas suas vendas!
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