Escritórios de Contabilidade e o Marketing Contábil

A reportagem abaixo mostra como os escritórios contábeis estão se preparando para as mudanças que ocorrem no cenário de negócios das empresas contábeis. Mas cabe salientar que não devemos pressupor que basta investir em tecnologia, qualificação de equipes e deixar de lado os investimentos em marketing e comunicação As empresas de contabilidade devem buscar comunicar adequadamente aos seus clientes que estão preparadas a atender as novas mudanças impostas pelo mercado contábil e os beneficios delas aos seus clientes.

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Escritórios de contabilidade investem em formação e tecnologia

por Adriana Aguiar


A transição da escrituração fiscal e contábil do papel para arquivos digitais – Sped Fiscal e Contábil – exige também mudanças na formação e no modo de agir dos contabilistas, que passaram a ter ainda mais responsabilidades sobre as informações geradas pelas empresas e transmitidas ao fisco. “O profissional deixará de ser um funcionário apartado da empresa para passar a atuar diretamente na gestão da companhia”, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento (Sescon) no Estado de São Paulo, José Maria Chapina Alcazar.

Para Homero Rutkowski , representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no projeto do SPED, “essas exigências criaram um novo paradigma que traz consigo uma nova forma de repensar a profissão”. Isso porque as mudanças dão maior responsabilidade ao contabilista perante o fisco, que deverá conferir as informações transmitidas de forma eletrônica com muito mais facilidade e agilidade.

Para se qualificarem para essa nova realidade, diversos contabilistas têm frequentado palestras em suas entidades de classe. Em agosto, cerca de mil profissionais participaram dos seis eventos realizados pelo Sescon sobre o Sped Fiscal e Contábil e a Lei nº 11.638/07, que obriga as companhias a se adaptarem às normas contábeis internacionais. “O profissional que não se atualizar ficará excluído desse novo mercado de trabalho”, afirma Chapina.

Além do investimento pessoal, os escritórios de contabilidade também terão que investir em tecnologia, segundo o consultor tributário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Henri Paganini. As mudanças trarão, em um primeiro momento, problemas para as pequenas e médias empresas, que não têm recursos disponíveis para investimentos em equipamentos. “Isso deve gerar uma procura maior pelos grandes escritórios, que já contam com uma estrutura mais consolidada. Mas aos poucos os pequenos e médios vão se adaptar à nova realidade”, diz.

Fonte: Valor Econômico

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