Anderson Hernandes Contabilidade Online a 50 reais

Contabilidade Online a 50 reais

Quais o riscos de adotar um modelo de serviço online de contabilidade a apenas 50 reais? Copiar um modelo de contabilidade online econômica é uma boa alternativa? Como concorrer com serviços de contabilidade de baixo preço?

Eu gravei um vídeo com dicas matadoras para você. Separe 15 minutos para assistir e depois leia esse artigo, que pode mudar a sua mentalidade:

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O que você vai fazer pela sua empresa contábil?

Olhe atentamente o que está acontecendo no mercado contábil. Milhares de novos empreendedores e clientes de escritório contábeis tradicionais estão sendo atraídos por um serviço de contabilidade online de baixo preço, para ser exato a preços completamente impraticáveis no mercado.

Hoje é comum encontrar empresários contábeis perderem clientes em virtude do que é apontado pelo mercado como “concorrência desleal”. Com base nisso, surgem algumas perguntas:

O que vai acontecer com o mercado contábil?

O mercado será dominado por um única ou por um pequeno grupo de empresas de serviço de contabilidade online?

Você conhece realmente como é a estratégia de empresas que contam com milhões de reais de investidores anjo que apostam em Startups que unem a tecnologia e a contabilidade?

Essas são apenas algumas das perguntas que surgem e que a maioria não sabe responder.

Uma má noticia…

Se você acha que alguém vai derrubar esse serviço massificado de contabilidade online de baixo preço, me desculpe, mas é pouquíssimo provável que isso aconteça. Olhe para o Uber, Airbnb e outros modelos de negócios concorrentes no mercado que fazem parte de uma economia disruptiva.

O que tudo isso ensina para o mercado de contabilidade? Muita coisa…

Junto com quebras de paradigmas existem os defensores da marca, que veem vantagem em contratar um serviço que oferece pouco sobre o ponto de vista de valor agregado, mas que atrai pela oferta de preço baixo. Como o próprio cliente, na maior parte dos casos, não sabe dimensionar a extensão do serviço contábil, consequentemente não compreende muito além do preço.

Na verdade, quem contrata esse serviço mal sabe que ele próprio terá que fazer um trabalho, que provavelmente o fará errado. Até que os efeitos desse trabalho feito pelo leigo venham a tona isso não é um problema para o mercado.

E que dizer do CADE, poderia ele atuar nesse sentido para defender a classe de empreendedores contábeis afetados? Bem, não cabe a mim avaliar isso, não sou advogado e sou um profissional de marketing e gestão de empresas contábeis. Mas, penso que as entidades poderia sim recorrer a ele formulando argumentações devidas nesse caso.

Uma boa noticia…

Se por um lado é praticamente inútil tentar derrubar esses serviços massificados de contabilidade online, por outro lado, individualmente as empresas contábeis podem fazer muito para defender o seu mercado. Sinceramente, falta muito por parte das empresas nesse sentido.

Você nunca me verá reclamando de concorrência desleal, ainda que eu não seja imune a ela, e tampouco reclamar de Conselho de Classe, pois com o Marketing Contábil eu defendo o meu mercado. E continuarei assim…

Tenho feito muitas ações nesse sentido, junto aos meus clientes, bem como nos prospects que nos procuram. Eles mencionam a disparidade de preços entre os nossos serviços e os massificados. Com estratégias bem definidas mostramos porque existem essas diferenças. Também tenho ajudado os meus alunos a nortearem suas ações estratégicas.

Num dos vídeos da Tactus que tenho investido financeiramente, falo abertamente sobre essa diferença de serviços. Se você chegou até aqui nesse artigo sugiro que assista e note o tom das minhas explicações:

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Você provavelmente não tem ideia de como esse vídeo nos trouxe resultados dentro do nosso funil de conversão de clientes (se não sabe o que estou falando, preocupe-se). Isso é apenas a ponta do iceberg de tudo que temos feito para defender o nosso mercado.

Não temos nenhum investimento anjo na Tactus, portanto cada ação de marketing é pensada, calculada e monitorada, pois não podemos “queimar dinheiro”. Atualmente temos somado muito mais faturamento de clientes oriundo das “empresas contábeis de 50 reais” do que perdido para elas. Mas, sejamos sinceros também perdi clientes e isso faz parte do jogo!

Porém, é incrível a quantidade de escrituração contábil que temos refeito desses clientes, pois simplesmente eles vem para a Tactus com muitos problemas. Posso te garantir que a maioria desses clientes não sabem o que estão contratando. Agora analise em escala, o que está sendo informado ou deixado se ser informado ao fisco. Pense no risco que essas empresas estão correndo em enviar uma contabilidade feita pelo próprio cliente, leigo por sinal. Isso sem mencionar o colega que está assinando tudo isso, mas isso não é problema meu e sim dele.

Aos poucos o mercado vai começar a implodir, pois vivemos na era do SPED, os problemas se tornarão evidentes e a “contabilidade barata” não será tão barata assim. Haverá efeitos para as empresas que contratam, para os investidores que colocaram seu dinheiro lá e para os responsáveis técnicos por tudo isso.

Mas, você e eu não podemos esperar, pois é preciso fazer algo. A boa notícia é que você pode fazer algo pela sua empresa AGORA.

Você precisa agir!

O que você fará para defender o seu mercado?

É sabido por nós profissionais contábeis temos restrições do que podemos fazer, quanto se trata de propaganda. Por exemplo não podemos falar que o nosso serviço é melhor que o de outro colega ou vender um serviço abaixo do preço de custo para conquistar mercado.

Esse tema sempre gera controvérsias e dentro do Marketing Contábil e eu sempre mostro como fazer uma estratégia ética para o seu negócio contábil. O fato é que poucos estão efetivamente defendendo o seu mercado, por isso a classe precisa acordar e fazer algo individualmente.

Mas, Anderson e a união da classe? Me desculpe, esquece essa história de união, você precisa fazer pela sua empresa. Ao fazer pela sua empresa você faz pelo mercado. A mudança começa de dentro para fora!

Não tenho condições de investir nem 1/100 em marketing que a “Contabilidade de 50 reais” investe mensalmente. Eu sei o que estou falando, vou repetir, eu seu o quanto estão investindo e é muito dinheiro! Mas, eu invisto uma valor considerável para conquistar os resultados que conquistamos e você também pode fazer o mesmo.

Se eu, você e muitos outros fazerem mais em estratégias efetivas de marketing o mercado vai enxergar com mais clareza as diferenças entre os serviços prestados de contabilidade e os serviços prestados de TI (que se autodenominam contabilidade). Mas, note que falei de estratégias efetivas, não esse blá blá blá que tem se falado por ai com dicas superficiais que na verdade não passa de pura teoria inaplicável.

Marketing Contábil exige metodologia prática!

Você precisa definitivamente aprender estratégias de marketing para defender o seu mercado. Aprender com quem está no mercado e aplica efetivamente essas estratégias.

S

Por fim, saiba que estarei incansavelmente defendendo o meu mercado e ajudando aqueles que acreditam no meu trabalho a também fazerem o mesmo.

Se gostou desse artigo, compartilhe nas redes sociais, ele poderá ajudar outros. Obrigado 🙂

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