Todos os dias vendas são perdidas, reuniões são mal sucedidas e recursos são desperdiçados simplesmente porque alguém não deu a devida atenção a sua marca e marketing pessoal. O conceito de marca profissional ou personal branding é aplicável a todos os segmentos profissionais. A todo momento estamos nos vendendo nossas idéias, serviços, produtos ou objetivando convencer nosso público para nossos objetivos. Por isso, a construção de uma marca pessoal não deve ser deixada de lado e precisa ser levada a sério pelos profissionais.
Quando lancei o livro Marca Pessoal passei a atender uma grande demanda de empresas de diversos segmentos para presentear seus profissionais com o objetivo de não perder negócios com seus clientes devido a uma postura inadequada, incapacidade de se comunicar de forma correta, vestimenta não condizente com o contexto e muitos outros fatores que impedem as pessoas de fazerem negócios.
Não importa se você é um vendedor, contador, médico, engenheiro ou qualquer outro profissional, sempre você estará vendendo a sua marca e portanto nunca subestime a importância de construir uma estratégia de marketing pessoal. Eu poderia deixar dezenas de conselhos nesse respeito, mas vou deixar aqui cinco breves dicas para a sua marca pessoal:
- Nunca menospreze a importância de estar atento as oportunidades
- Sempre se comporte como se estivesse sendo observado
- Esteja vestido em conformidade com o contexto profissional
- Pense muito antes de falar ou postar algo que possa prejudicar a sua imagem
- O maior investidor da sua própria marca tem que ser você mesmo.
Pense nisso e sucesso!