Anderson Hernandes CRESCIMENTO E CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS

CRESCIMENTO E CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS

Estive com Robson Cavalcanti, que é fundador e sócio da Wisecont Contabilidade Digital e nesse episódio de podcast ele me contou um pouco do seu percurso e como as coisas foram acontecendo com o passar do tempo. Aposte no conhecimento e conheça a jornada desse empreendedor contábil. Vamos nessa?

Há alguns anos Robson estava como sócio de uma empresa contábil e essa sociedade acabou se desfazendo, depois ele montou uma nova empresa contábil que hoje é a Wisecont Contabilidade Digital.

A primeira empresa contábil dele nasceu em janeiro de 2015 e permaneceu até maio de 2019, em 3 de junho de 2019 nasceu a Wisecont.

Quando o Robson se separou da outra sociedade fizeram uma solução amigável e distribuíram uma carteira de clientes, nesse processo eles discutiram o processo de quem ia ficar com cada cliente e quem não ia, e Robson abdicou do processo da marca do imóvel. 

O começo da Wisecont Contabilidade Digital

A Wisecont nasceu com seis pessoas, hoje eles têm mais de 47 colaboradores, aqueles que começaram com esse processo da carteira oriunda de uma divisão.

Tudo foi dividido em partes iguais, cada um ficou com um pouco de cliente e a partir daí a empresa dele começou a traçar a sua própria história.

Agora, em dois anos e meio de empresa, eles têm 8 unidades em oito capitais.

O processo de recomeço

E como foi esse processo de recomeçar para o Robson?

Ele não começou completamente do zero, saiu com uma carteira, mas obviamente deixou para trás 50% da carteira e algumas coisas sobre o ponto de vista da empresa.

Como um empreendedor contábil, sempre teve dentro do circuito de fluxo de crescimento serviços extraordinários.

Essa foi uma das coisas que ele abdicou nessa transição, ele não tinha mais uma máquina funcionando de serviços extraordinários, como alterações contratuais, alvará de funcionamento e etc.

A partir do momento que a carteira dele foi reduzida, as possibilidades de crescimento do seu negócio também.

Quando ele começou a lançar uma marca, veio um novo no processo comercial e uma nova estratégia de marketing onde ele estava trabalhando tráfico inicial para formação de público e tudo mais, e tinha uma operação tudo muito limitado.

E para quem está começando, foram bastante ousados, alugaram um imóvel com 20 salas e eram apenas seis pessoas.

Esse é o mesmo imóvel que ele está até hoje, o foco dele e da equipe sempre foi ocupar o espaço inteiro.

Eles tinham entendido exatamente o que funcionava e dava resultado, sendo assim, resolveram trabalhar forte em cima disso.

Dividir para multiplicar

Hoje, de modo geral, todos os passos que eles imaginaram estão ocupados e o Robson não recomeçou sozinho, ele também é adepto a sociedade.

Quem me conhece sabe que eu sou adepto a sociedade, que acredito no conceito de dividir para multiplicar, na Tactus Contabilidade Digital temos vários sócios.

imagem que represente quadro atual de sócios na Tactus Contabilidade
Esses são os sócios da Tactus Contabilidade

Ele veio de uma sociedade anterior e começou a nova empresa com uma sociedade. Sabemos que a sociedade é um caminho de multiplicação e de crescimento dos negócios.

A partir do momento que você entende que haverá problemas, desafios e diferenças, tem tudo para dar certo!

É claro que os sócios talvez tenham pensamentos estratégicos e crenças diferentes, mas quando você está pronto para recepcionar isso, consegue avançar.

Em 2019 o Robson desfez a outra sociedade, mas foram 4 anos e meio de muito sucesso.

Tiveram um faturamento de 5.4 milhões totalizando os quatro anos de uma empresa que iniciou com 11 clientes.

Portanto, ele já tinha um resultado oriundo de uma sociedade e isso o ajudou com todos que estavam embarcando naquele novo processo de performar.

Gere conexão e tenha resultados

Todo o resultado que eles têm e o crescimento acelerado vem através da conexão das pessoas.

Cada um dos sócios teve que entender esse projeto e isso só gera uma conexão tão grande pois é levado por todos como um projeto de vida.

No caso da sociedade, se houve uma dissolução, é porque algo estava dando errado – isso é comum e acontece – mas muita gente acaba carregando isso, criando uma barreira para não criar novas sociedades.

imagem que represente pessoa com medo de confiar em outras pessoas
As pessoas se “traumatizam” e acreditam que porque uma vez não deu certo, não dará certo nunca mais

Consequentemente, para essas pessoas, o problema está no termo sociedade da mesma forma que a pessoa condiciona que problema está no termo casamento, quando uma relação não deu certo.

Robson observa que sair de uma sociedade para outra, foi um fator determinante para o sucesso que eles têm conquistado desde então.

Sabemos que algumas pessoas passam por dissoluções dolorosas, mas outras só precisam entender quais as causas que impactam naquela dissolução – independente de quem tenha sido responsabilidade – e tentar no próximo passo avançar e melhorar.

O grande divisor de águas no caso da nova sociedade, segundo ele, é que ele e o sócio têm competências diferentes, assim eles puderam agregar e se conectar demais.

Robson diz que Elder, seu atual sócio, é incrível.

Ele já saiu da outra empresa pensando em convidá-lo para sociedade, isto porque ele é muito agressivo no aspecto de crescimento empresarial, além de muito focado em marketing de vendas mas ao mesmo tempo quer estar conectado com toda a gestão do negócio, e o seu fator mais forte é o de vendas.

Remuneração por serviços extras

Na Wisecont, hoje eles remuneram toda a equipe que vende serviços extras.

Como isso funciona?

Imagine que seja recebido um cliente novo e ele esteja cheio de irregularidades, portanto o fiscal automaticamente levanta essas irregularidades e enxerga uma oportunidade.

Isso consequentemente é uma venda, porque ela também é comissionada.

O cliente tem que ter a melhor experiência possível com a empresa, ele deve entender que está numa contabilidade que vai manter ele nos trilhos para poder se desenvolver bem.

É muito legal ver uma pessoa que está do outro lado do jogo em outro estado, trazer esse processo de expansão para o nosso público, que é a questão de construir uma rede de relacionamento, mas ao mesmo tempo ter um sócio ou sócios estratégicos junto com você.

Expansão de negócios contábeis

Inicialmente ele estava em Recife, como foi essa ideia de começar expandir fora do Estado?

Essa já é uma ideia antiga que ele tinha desde a primeira empresa contábil, mas de alguma forma não foi muito bem recebida anteriormente e tudo isso foi trazido para o modelo Wisecont, de forma muito mais aceitável.

Como disse acima, ele tem uma sintonia muito grande com seu sócio e isso ajudou muito nessa questão, pois um confia nas ideias do outro e todos os sócios do Robson ou são alunos dele ou se conectaram com ele de alguma forma antes da sociedade.

Ter alguma relação inicial foi um ponto muito importante.

Criação das outras unidades

Quando eles começaram as conversas com São Paulo, já tinham um cardápio de produtos de um projeto agressivo e a certeza de que daria certo.

Eles entenderam que ao invés de trabalhar o processo de nascer do zero, seria mais interessante agregar pessoas engajadas e que já tivessem conectadas, mas não evoluindo como gostariam.

imagem que represente expansão de negócios com outras unidades
Depois disso começaram a fazer um processo e a partir daí foram nascendo outras unidades de forma simples e rápida

Eles têm trazido muita credibilidade para o mercado: as pessoas entendem a seriedade e como o projeto é importante, afinal o processo Wisecont é levado muito a sério.

É claro que existem muitos problemas e desafios, como em qualquer campo, mas no geral tudo acontece muito bem.

As oito unidades da Wisecont Contabilidade Digital estão performando com entregas e resultados que não tinham antes e todos juntos, isso é um processo incrível!

Esse é o resultado de uma única e atividade pensamento estratégico, também de muita ousadia.

Considerando que Robson saiu de uma sociedade que não deu certo e começou do zero uma nova empresa com a parcela de cliente que levaram localmente, veja onde ele está: em menos de três anos estão com oito unidades ao todo, em diferentes Capitais e isso depende de ousadia dos empreendedores contábeis.

Resultados em negócios de contabilidade

A contabilidade é um negócio muito bom e tem uma demanda muito alta.

Quando você fala que conseguiu sair do zero para 10.000 de faturamento mostra para as pessoas que sim, você pode fazer alguma coisa, desde que tenha foco e estratégia, sabendo sempre quais caminhos deve seguir.

O que não dá para imaginar é que alguém possa abrir uma unidade e começar a faturar 20 mil sem fazer absolutamente nada, isso não existe!

Processo de crescimento

Robson se tornou sócio de cada uma das unidades que ele criou e atualmente está criando uma rede.

Como isso ocorreu?

Ele se tornou sócio de quatro novas unidades, primeiro replicou quatro unidades e agora em mais quatro.

A unidade de São Paulo é composta por um grupo de sócios, nasceu um novo CNPJ e uma nova empresa em Curitiba com o sócio de São Paulo.

De Cuiabá eles foram para Goiânia e com os sócios de Cuiabá nasceu uma nova unidade.

Em João Pessoa trouxeram o sócio de Fortaleza para o nascimento de mais uma unidade. Por fim, em Natal, estão indo para Maceió com os sócios.

Basicamente criou-se um novo negócio para uma cada unidade, a partir daí outro negócio para outro estado.

Qual será o processo de expansão das novas unidades?

A expectativa era um processo de expansão de 10 novas unidades até dezembro, diminuíram isso para 3, portanto, devem fechar com 12 unidades até o final do ano de 2021 localizadas em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Além disso, ele tem a centralização de alguns departamentos e algumas operações em determinadas sedes.

No acordo de sócios que eles definiram não existe uma regra fixa, por isso não pode ser considerado um modelo de franquia.

Eles usam diferentes sistemas e ferramentas nas unidades, tudo é feito conforme a demanda de trabalho e do time, o mais importante é que todos falam a mesma língua e conseguem se ajudar.

A centralização do financeiro, por exemplo, é padrão para todas as empresas.

Profissionalismo na gestão

Muitas coisas nas empresas ele teve que readequar.

Mas ele tem experiência em trazer novos sócios e maneiras novas de gerir.

Esse profissionalismo, muitas vezes, não existia antes da chegada deles nas empresas.

Uma observação importante: a partir do momento que você foca na aquisição de clientes, geralmente tem que reciclar sua carteira.

Como já dissemos, a Wisecont não é uma franquia, é um processo de crescimento com as pessoas que estão conectadas no processo.

Estratégia de marketing e vendas

Na empresa eles trabalham com dois processos: um processo de branding e um de conversão, seja topo, meio ou fundo de funil.

Grande parte do investimento deles está concentrada no Google e no produto para abertura de empresas.

Ele tem uma série de serviços extras e em algumas unidades a maior captação de recursos vem através de serviços extras.

O produto que não é produzido na unidade de origem, tem um percentual para quem está produzindo.

Tenha estratégias para ter sucesso

Para “dar conta” de tudo isso é preciso ter estratégias para descansar e se desligar, por mais complicado que seja.

Robson gosta de viajar e ele disse que estão tentando chegar a um projeto auto gerenciável mas que ainda falta muito, mas eles estão no caminho.

Para isso, eles estão trabalhando na dinâmica de que a formação das pessoas inteligentes estratégicas fazem uma grande diferença, porém muitas coisas que ele adorava fazer teve que parar de fazer por uma questão estratégica.

Toda equipe traz dores e sensibilidades que precisam ser ajustadas, hoje ele está um pouco afastado disso e é uma coisa que ele sente falta, mas por outro lado, está mais próximo do comercial e do marketing para abrir outras unidades e para ganhar mais mercado local.

Eles estão tendo um efeito colateral positivo que é o de branding.

Quando se concorre com as empresas que estão na internet um dos pontos que pode te fazer ganhar – e é lógico que não se ganha todas – é a questão de ser local.

Vender qualquer pessoa vende, porém, vender para o mesmo cliente várias vezes é um ponto de diferenciação e eles são muito fortes nisso.

As pessoas hoje estão muito imediatistas.

Se a sua empresa não estiver preparada para atender as pessoas no momento que elas precisam, certamente vão desistir.

Robson treinou seu time de vendas e está sempre conectado para tirar dúvidas e ajudar com ações.

Para criar um time bom é importante ter um monitoramento e uma capacitação contínua, além de estar sempre muito próximo do seu time.

Invista em scripts poderosos para trabalhar a eficiência de uma boa qualificação.

Esses são os pontos que fazem uma grande diferença.

A importância do equilíbrio e planejamento estratégico

Mas o primeiro desafio do contador – e o maior – é ele se tornar essa pessoa.

Como empreendedor contábil é importante entender que você não vai conseguir fazer tudo, portanto, tenha foco.

Se quiser abraçar tudo de uma vez, vai acabar fazendo as coisas de modo ruim.

É preciso fazer escolhas, pois o posicionamento estratégico tem que prevalecer.

O foco é poderoso, quando foca você faz o que está fazendo de forma clara e em alta performance, sem foco não faz nada.

É muito importante também desenvolver a capacidade de dizer não.

Conforme vai crescendo é óbvio que não conseguirá estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então filtre muito bem como vai “gastar” seu tempo.

imagem que represente pessoa com desgaste emocional
Se desgastar como pessoa pode ser destrutivo para o seu negócio também

Existe um processo de distanciamento natural quando está fora do seu negócio, e se disser sim para todas as palestras que te convidam ou a todos os eventos, isso pode te prejudicar.

Ao mesmo tempo que você não pode ficar só dentro da sua empresa contábil, porque fica viciado num único olhar e não enxerga os problemas.

Você precisa ter foco, entender onde quer chegar e avaliar como está se posicionando nos resultados da sua estratégia, isso o motiva a continuar seguindo e é isso que deve ser trabalhado.

O Robson Cavalcanti é exemplo de crescimento e criação de redes e pode servir como inspiração para você e sua empresa.

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