Anderson Hernandes RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE E RESULTADOS EM EMPRESAS CONTÁBEIS

RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE E RESULTADOS EM EMPRESAS CONTÁBEIS

Existe uma frustração que encontramos com frequência dentro do mercado contábil: a qualidade do serviço não corresponde aos resultados alcançados.

Aprendi que ter qualidade é essencial para que eu possa ter resultados e também para que meu cliente sinta satisfeito e indique novas pessoas e com isso eu cresça a minha base de clientes.

Eu não estou falando em hipótese nenhuma que a qualidade é importante, tanto que a gente luta pela qualidade o tempo todo dentro da nossa empresa contábil. O que eu quero dizer é que a relação entre qualidade e resultado alcançados, do ponto de vista de crescimento de uma empresa contábil, nesse ponto de vista de conquistar mais clientes, ela não vai ser a mesma.

Por mais que tenha qualidade, você não garante que somente com qualidade consiga conquistar mais clientes.

Você pode ter um processo de retenção dos clientes em razão da qualidade que entrega.

O que pode fazer para ter melhores resultados? Acompanhe o conteúdo deste artigo e entenda o que precisa ter além de qualidade para ter resultados de fato.

O que fazer para ter melhores resultados?

A primeira coisa que precisa entender é: o conceito de qualidade, para te dar resultado, quem vai determinar o conceito de qualidade é o seu cliente.

Esse conceito de qualidade vai ser diferenciado para cada comportamento de grupo de clientes.

Os comportamentos ou os perfis de clientes tendem a ser repetitivos e tendem a ser influenciados pelo segmento em que aquele cliente participa ou pelo grau de maturidade que ele tem de empreendedor ou até mesmo pelo perfil dele pessoal.

Por isso que existem pessoas que por mais que você tenha qualidade no serviço, parece que não é suficiente, elas sempre arrumam uma questão para reclamar em relação a sua prestação de serviços.

imagem que represente pessoa interessada em serviços de outras empresas
Quando você se depara com esse tipo de perfil de prospectivo cliente, isso vai influenciar diretamente a percepção dele

Por outro lado, você tem outros que não estão muito preocupados com a qualidade, mas estão preocupados com outros fatores e aí a qualidade não tem o mesmo efeito que teria, por exemplo, como características de preço.

E acabamos entrando no discurso de: “quem vê preço, não vê qualidade”.

Você acha mesmo que as empresas de contabilidade online, que praticam preços altamente competitivos, não tem qualidade?

Dentro do perfil que elas estabeleceram de prestação de serviços, onde existe um processo de “self-service”,  elas têm que ter qualidade. Caso contrário, não justificaria reter milhares e milhares de clientes como eles, contando com uma carteira gigantesca de clientes.

O conceito de qualidade é subjetivo, porque vai depender especificamente de como é que pensa o seu cliente.

Elemento fundamental para ter resultados

Dito isso, entra um elemento que é fundamental para que tenha resultados: como o marketing contábil vai influenciar o seu cliente.

Essa é a resposta para empresas que têm sistema de qualidade, que investiram muito para ter uma prestação de serviço diferenciada, porém muitas vezes não conseguem performar como gostariam ou se conseguiram foi porque elas entenderam esse aspecto.

Porque, com base nas estratégias de marketing, é importante conseguir:

  • Construir uma marca diferenciada;
  • Quebrar objeções no seu respectivo cliente;
  • Mostrar a diferença entre o valor e o preço;
  • Entender até onde o seu cliente está disposto a pagar mais caro para poder ter um serviço de mais qualidade.

Ou seja, existe um limite, até onde as pessoas estão dispostas a pagar mais.

Enquanto para alguns perfis de clientes uma diferença de R$50 é preponderante para decisão de compra, para outros a diferença seria muito maior do que isso.

Por exemplo, se está competindo em um mercado onde as empresas online têm uma precificação para aquele tipo de cliente no valor de R$300, só que você não consegue praticar menos de R$500.

Você sabe, por exemplo, que precisa ter uma estratégia que justifique sair dos R$300 para os R$500, que seria uma diferença de R$200.

Somente o marketing pode fazer isso acontecer, estrategicamente falando, ele mostra para o cliente que essa diferença de R$200 é factível.

Ele precisa mostrar o que o cliente vai ganhar, o que vai entregar de diferente e que muitas vezes gastando esses R$200 ele vai economizar muito mais, porque o preço do tempo dele é mais caro, caso ele vá para uma plataforma online onde tem que fazer o serviço.

Qualidade por si só não garante o seu sucesso

A qualidade é extremamente necessária, mas todos precisamos ter qualidade para jogar o jogo da contabilidade e do empreendedorismo contábil.

Acreditar que a qualidade vai trazer o cliente de forma automática é um engano, pois não vai.

Coloque em prática ações para ter resultados

Afinal, o que é preciso fazer para ter melhores resultados?

Tem muita coisa que você precisa fazer. A partir de agora vamos dar dicas de como conquistar resultados na conquista de clientes. Continue acompanhando!

Estratégias de marketing contábil

A primeira coisa é dominar estratégias de marketing.

Entender alguns conceitos primários do marketing e como eles se correspondem dentro dos serviços profissionais contábeis.

Com base nisso, é preciso criar uma estratégia de prospecção ativa de clientes, fazendo com que a sua empresa ou sua marca pessoal, dependendo do que é a sua estratégia, seja atrativa para determinado público-alvo.

Com base nisso, consegue estabelecer claramente como gerar esse processo de atratividade, porque você descobre primeiramente quais os elementos que geram esse processo de atração e depois estabelece qual é o seu plano de geração de atração.

Com base nisso, torna a sua marca e a sua empresa atrativa para aquele público.

Isso vai fazer uma grande diferença!

À medida que você chama atenção do seu público, quebra uma objeção que pode existir por falta do conhecimento que o público-alvo tem sobre determinada marca.

imagem que represente cliente contábil pensativo
O cliente vai sempre considerar marcas que estão se destacando dentro do mercado que ele está

Dentro da Tactus Contabilidade Digital, por exemplo, nós temos uma estratégia muito forte de nos destacarmos dentro dos mercados digitais que atendemos.

Não me interessa fazer um processo de influência para o mercado médico, porque nós não atendemos esse mercado.

Agora dentro do jogo de negócios digitais eu preciso sempre pensar estrategicamente como a minha marca e a minha empresa contábil se torna atrativa para esse mercado.

Isso induz o nosso trabalho de marketing estrategicamente em tudo ao nosso público, confira alguns exemplos:

  • Conhecer claramente compensa nosso público;
  • Pensar no processo de conexão;
  • Entender onde o público está,
  • Como vamos utilizar estratégias de redes sociais;
  • Que tipo de conteúdo faz sentido.

Com base nisso, eu faço a minha marca se tornar conhecida, o que não garante por si só o resultado. Mas permite que eu passe a ser considerado parte de uma empresa que pode ser contratada por aquele respectivo cliente ou por um grupo de clientes.

Como se diferenciar da concorrência?

Com isso vamos para o outro aspecto que é: conseguirmos mostrar a diferença que existe entre aquilo que nós ofertamos e consequentemente entre que outras empresas contábeis também oferecem.

Nesse ponto o cliente vai fazer uma análise de alternativas no mercado e consequentemente vai adotar aquilo que faz ele sentir que está mais alinhado com fatores, por exemplo, preço X valor percebido.

Então, dentro de uma estratégia de marketing contábil, você precisa criar um processo de conexão para que o seu cliente possa entender que aquilo que vai entregar faz sentido para ele em todos os fatores, inclusive o preço que ele vai pagar.

É preciso deixar claro que existe um limite, até onde ele está disposto a pagar.

Quanto maior for a diferença que existe entre o valor que você pratica, com o valor que empresas estão praticando no mercado e que estão fazendo grandes estratégias de marketing, melhor tem que ser a sua construção para que possa minimizar os impactos de diferença de preço e o valor se encaixa nesse meio tempo, só que ao mesmo tempo, o seu cliente precisa estar disposto a pagar por esse valor.

A verdade é que o marketing fará com que tudo faça sentido.

Nós temos um grande problema em relação ao marketing que é: o desconhecimento de estratégias minimamente necessárias para toda a empresa contábil e quando falamos de marketing muito mais avançado encontramos um “gap” de conhecimento ainda maior em relação a tudo isso.

imagem que represente pessoa focada em estudos
Se você quer ter sucesso, precisa efetivamente investir o seu tempo em aprender estratégias que podem ajudar a sua empresa

Nos últimos anos nós temos aplicado estratégias de marketing contábil dentro da nossa empresa contábil e isso proporcionou crescimento absurdo da nossa carteira de clientes e consequentemente da nossa empresa como um todo.

Nos últimos anos, tenho ensinado outras empresas contábeis, com base na experiência que temos e com base na experiência de outras empresas, com as quais tive oportunidade de ficar próximo que têm mudado completamente a forma de fazer o seu próprio marketing, para poderem também ter resultados.

Na prática eu ensino outras empresas contábeis a fazer o marketing efetivo como nós fazemos.

Aprender sobre marketing está sob a sua responsabilidade.

Você tem acesso a essa informação para que possa virar completamente essa situação toda e possa começar a crescer a sua empresa contábil.

Entenda uma coisa: a qualidade profissional não vai resolver o seu problema, você precisa pagar o preço que é aprender sobre estratégia de marketing para ter resultados.

banner de divulgação de marketing contábil e vendas
Saiba como conquistar clientes contábeis na prática

Nós temos um programa de marketing contábil e vendas que pode fazer uma grande diferença no seu processo de aprendizagem.

Você sairá do ponto 0 de conhecimento de marketing ou de um conhecimento muito mínimo de marketing e vai passar para o conhecimento avançado.

Além do mais, vai aprender como gerar demandas através do marketing e gerar as conversões de clientes através das estratégias de vendas.

Esse é um programa completo que vai ajudar você de A a Z para que possa ter resultados de marketing. E você, vai ficar de fora?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores