Será que você pode desenvolver hábitos que vão te ajudar a ser um melhor gestor e um melhor empreendedor contábil?
Conheça neste conteúdo, três hábitos que eu desenvolvi que me ajudam muito e podem servir de referência para pensar melhor na questão dos hábitos.
Busca pelo conhecimento
Eu dedico pelo menos duas horas por dia para estudar.
Pode parecer difícil dedicar 2 horas para os estudos, levando em consideração a rotina que nós vivemos, mas não é! Hoje temos uma vantagem, a depender da fonte que usa para estudar, é possível fazer isso ao mesmo tempo que outra atividade.
Por exemplo, faço uma hora de caminhada todos os dias pela manhã, esse tempo é dedicado aos estudos, eu caminho ouvindo podcasts.
Quando eu preciso assistir alguma coisa, normalmente através das plataformas de curso, eu deixo o tablet ao lado das telas que eu trabalho, para não tomar espaços no meu uso do dia a dia.
Tenho várias assinaturas dos conteúdos que fazem sentido para mim, além de conteúdos gratuitos e muita coisa que existe disponível na internet. E tem também os cursos que eu compro.
Eu invisto muito em cursos para autodesenvolvimento, e tenho sempre muita coisa para estudar dentro desses cursos.
O tempo de 2 horas acaba sendo insuficiente, porque acabo fazendo mais que isso diariamente, mas eu deixo como meta mínima 2 horas para dedicar aos estudos.
Exercício físico
Há algum tempo tive um melanoma na perna, quando eu tive alta prometi para mim mesmo que faria exercícios físicos diariamente.
Essa foi uma virada de chave que me ajudou muito a chegar onde eu cheguei.
Os exercícios, num segundo momento, me ajudaram muito quando contraí o vírus.
Em razão desse problema tive que fazer fisioterapia, hoje meu pulmão já está restabelecido, mas tive comprometimento pulmonar grande.
Mesmo depois de restabelecer minha capacidade pulmonar, estendi a fisioterapia para uma fase de fortalecimento, pois perdi muita massa muscular e estou muito “fadigado”.
A importância de praticar exercícios físicos
O exercício físico ajuda que tenha uma performance melhor, contribuindo para que seu cérebro esteja mais ativo.
Também ajuda a ter mais disposição, controlar a saúde e uma série de coisas que precisam ser acompanhadas de perto.
Inclua o hábito de se exercitar, nós não nascemos com hábito e sim desenvolvemos o hábito. Acredite, eu não acordo com disposição todos os dias de fazer uma caminhada por uma hora, mas o meu corpo pede isso, em razão do hábito que desenvolvi.
O hábito ajuda a priorizar aquilo que você não priorizaria naturalmente.
Levamos um tempo para estabelecer um hábito, mas depois que estabelece isso faz grande diferença nos seus resultados!
Olhe os números
Esse é um hábito de gestão que já tenho há algum tempo. Na verdade é uma rotina previamente estabelecida, que eu prefiro chamar de hábito.
Hoje muitas pessoas estão desenvolvendo problemas pois não constroem hábitos saudáveis em relação aos números do negócio.
O fato de olhar isso ajuda que eu tenha controle da minha empresa de perto.
Tenho várias pessoas envolvidas no trabalho e eu preciso controlar os resultados que elas geram.
Departamento Comercial
Invisto muito alto todos os dias no Google e Facebook, por exemplo, com os números enxergo o retorno que o departamento comercial está me trazendo.
Jogo um jogo de investimento alto e caso eu não olhe de perto os resultados que tenho, vou gastar muito dinheiro à toa.
Departamento Financeiro
A mesma coisa acontece no departamento financeiro, preciso sempre olhar como está o dinheiro em caixa e entender o que nós estamos pagando. Tudo isso para que a gente não tenha problemas em relação ao controle financeiro.
Essa é a minha função como gestor, eu estou olhando de perto os números do negócio.
Isso faz uma grande diferença. É preciso estudar, cuidar da mente, é importante fazer exercícios e cuidar do corpo e analisar números.
Se conseguirmos unificar os hábitos que favorecem sua vida profissional e pessoal, com certeza terá melhores resultados. Somos seres únicos e não é possível desassociar completamente o pessoal do profissional, tudo é feito por uma pessoa só.
Se unificar hábitos que te ajudam a ter melhores resultados e te ajudam a viver melhor e com mais saúde, com certeza sentirá uma grande diferença.
Como eu disse acima, desenvolver um hábito ou não é uma coisa que acontece de forma automática mas é algo possível, basta querer.
Para conferir outros artigos disponíveis no meu blog, clique aqui.