Uma das maiores dificuldades que os empreendedores contábeis têm é no momento da venda. E por que será que isso acontece?
Para falar sobre esse assunto estive com um dos maiores especialistas em vendas do Brasil, o palestrante William Caldas, com mais de 10 anos de experiência em palestras sobre temas como: motivação, vendas, atendimento a clientes e liderança de equipes.
Vamos falar um pouco sobre o processo de vendas de empresas contábeis consultivas e inclusive ele já fez esse tipo de treinamento no nosso programa de mentoria e conhece muito bem esse mercado. Vamos nessa?!
Repertório em vendas
Comecei nosso bate-papo perguntando: O que é o tão falado repertório em vendas?
Willian diz que o repertório hoje é ouro, um vendedor que tem um repertório é diferenciado, saindo do discurso tradicional que fala só sobre o produto dele e vai além disso.
![Imagem de vendedor ofertando serviço](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/vendedor-ofertando.jpg)
Todo profissional de área comercial quando sai de uma reunião e alguém pergunta como foi, ele diz que existem 3 respostas:
Abaixo da expectativa: O comprador acha que a empresa não conhece nada sobre o produto.
Dentro da expectativa: Está muito parecido com os demais.
Acima da expectativa: Além de ter fluido bem, ele expôs fatos do segmento e deu consultoria na reunião.
Portanto, o repertório nutre o argumento!
Preparação acontece antes de vender
Quando for visitar um cliente é imprescindível estudar esse cliente, e não somente a empresa, mas também conhecer bastante sobre o segmento.
O repertório quando é raso faz com que a percepção do cliente seja de preço, e isso desvende.
![imagem que represente pessoa falando em reunião](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/falando-em-reuni%C3%A3o.jpg)
Além disso, olhar para o segmento com uma visão precisa traz um repertório e base para ajudar o cliente.
Willian observa que uma vez uma professora lhe disse:
“Quanto mais previsível você é, menos poder você tem, quanto mais imprevisível mais poder tem.”
Essa é uma frase muito real!
Quando eu tenho um argumento contábil previsível eu fico dentro da média e não me destaco.
Mas, para encantar um cliente e gerar uma experiência legal nele, o argumento tem que ser imprevisível e mostrar que você pode fazer o que ele não está esperando.
Como construir repertório de vendas?
Existem fontes para nutrir o seu repertório como: sites, blogs, Google Alertas e fóruns, acompanhando sempre autores especializados no segmento do cliente.
Quem não tem repertório, acaba falando somente de serviço.
![imagem que represente pessoa sem paciência](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/pessoa-sem-paci%C3%AAncia.jpg)
Sem um repertório você mostra que está totalmente por fora ou pior ainda, quando o cliente tem um repertório melhor que o seu.
Isso quer dizer que seu argumento é previsível, com isso, terá que prender o seu cliente através de descontos.
Com um bom repertório você cria o argumento.
Aprenda a criar uma narrativa que reúna todos os contextos que vão incluir os gatilhos que ajudarão no processo do seu cliente.
A contabilidade faz o papel de entender e de ser a visão do cliente para o que importa no segmento.
As pessoas não seguem a liderança, elas seguem a visão de liderança e não basta só pesquisa e internet, é preciso ir a campo e entender.
Alinhamento de expectativas
Dentro de uma construção de vendas, às vezes podemos gerar um processo de frustração e não conseguir fechar a venda, mas não nos damos conta disso.
Você tem condições de analisar o feedback do cliente, de acordo com o que ele fala, a postura dele ou o tipo de argumentação contrária que ele coloca, para não fechar o serviço?
Isso está relacionado com o alinhamento de expectativas.
Ao começarmos uma reunião, se é um cliente novo, prepare todo o seu terreno como vendedor sobre o seu segmento.
Pois, o que importa para o cliente é qual é a dor que ele está tendo e qual a expectativa da cura dessa dor.
Importa ouvir mais, em um primeiro momento e saber fazer um rápido diagnóstico.
Na conversa com o cliente você deve demonstrar não apenas o que você faz, mas como você faz.
![imagem que represente escuta entre uma conversa](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/escuta-entre-uma-conversa.jpg)
Valorize aquilo que vendeu
A frustração que é gerada, muitas das vezes – conseguimos ver isso em contratos cancelados ao fazer um estudo sobre motivos de cancelamento – tem um percentual importante relacionado a: comprei um serviço e me entregaram outra coisa.
Dentro da empresa, para evitar que o cliente saia, é preciso que exista uma sintonia, pois ele não vê a pessoa, ele vê a marca.
É muito importante também que se valorize para o seu cliente, mostrando como a sua empresa pode beneficiar a empresa dele.
Gere no cliente a sensação de ter acertado na contabilidade. Entenda que esse é um processo de construção contínuo.
Processo de venda
Na sua empresa você já tem uma pessoa para fazer a venda?
No processo de venda um ponto muito importante é: identificar os influenciadores e os tomadores de decisão no processo de conversão.
Na venda lidamos com vários atores, saiba entender isso.
Importância do influenciador
Nem todo cliente quer receber uma visita nesse momento, mas é preciso de ferramenta para olhar nos olhos – mesmo que online – para negociação.
Às vezes quando está numa reunião é importante fazer a leitura corporal das pessoas da mesa.
![imagem que represente pessoa influenciando outra pessoa](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/pessoa-influenciando.jpg)
Não se esqueça, depois de conseguir a venda: quando for preciso, honre o influenciador. Se não nutrir ele de maneira adequada, ele pode influenciar ao seu favor, mas também pode agir de modo inverso.
Mantenha o usuário próximo
Depois que a venda acontece, o serviço contábil chega ao usuário.
O influenciador sai fora do jogo, o comprador decisor também, o financeiro também e você tem a entrega para o usuário.
Qual o cuidado que deve tomar com o usuário?
Dê todo o suporte para o usuário, ele pode quebrar a venda feita e muitas vezes o empreendedor contábil não entende isso.
Quando o usuário pode virar um risco?
Quando eu não o contextualizo, ele se sente ameaçado sem saber de nada.
É importante criar uma entrega diferente, um mapeamento das dúvidas.
Fazer um briefing com os usuários e para entender o que eles sabem, lembrando que isso dá bastante trabalho. Mas isso, de fato, é um trabalho consultivo.
O que é óbvio para você pode nunca ser para ele, cada usuário tem uma história, vivência e uma experiência individual.
Relacionamento é tudo e um pouco mais
Você tem que mostrar para o seu cliente que a empresa mudou e mudou para melhor. Quando vai para a operação de uma empresa contábil sem visão de vendas tudo é muito complicado.
Olhe para a sua base e para seus clientes inativos, faça uma análise e isso pode ser uma resposta para o seu negócio.
![imagem que represente pessoa querendo atenção](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/querendo-aten%C3%A7%C3%A3o.jpg)
Na operação da Tactus Contabilidade Digital criamos células de empresas de clientes. Entendemos que uma coisa é administrar uma empresa contábil que tem 100 clientes, a outra coisa é administrar uma empresa que coloca em sua carteira quase 100 clientes todos os meses, o nível de complexidade é muito grande.
Criamos carteiras dentro da nossa operação e temos uma pessoa responsável somente para dar o suporte para o cliente, enquanto outra pessoa executa as atividades daquele cliente.
Antes o cliente ficava sem o suporte ou o suporte não era no timing que ele imaginava.
Hoje na Tactus Contabilidade Digital temos uma área específica direcionada ao atendimento e o restante que executa, ela tem um volume grande de demanda, mas tem isso organizado e tem que fazer esse atendimento.
E essa pessoa também é capacitada para execução, ela tem que saber o que o cliente precisa.
Nunca coloque alguém que não tem capacidade técnica para dar atendimento ao cliente.
O que um cliente espera de uma empresa contábil?
É preciso ter uma equipe bem preparada para que o cliente não fique refém de atendimento, esperando somente o contador responsável trazer respostas.
O seu cliente tem que querer falar com o seu time e se sentir tão bem assistido quanto ao falar com você.
O colaborador deve entender que tudo bem ele errar, desde que tente acertar. Tem empreendedores contábeis que não treinam e não empoderam a equipe, não soltando a informação e acabam travando tudo.
Desta forma não há como escalar clientes, muito menos atendimento. Além disso, busque sempre saber quais são as tendências no mercado contábil.
A arte de delegar tarefas
Os empreendedores ainda têm medo de passar conhecimento, achando que um colaborador pode virar seu concorrente, isso não faz o menor sentido.
Mesmo empoderando o time, ele pode se sentir inseguro para tomar decisões, o que fazer?
Um bom líder cria situações em que o colaborador possa ser o decisor, depois discute se foi ou não a melhor decisão.
![imagem que represente pessoa olhando para outra](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/olhando-para-outra.jpg)
Venda é uma consciência comercial, do porteiro ao presidente todo mundo vende e todo mundo atende.
Se não vende o produto em si, vende a informação, a postura, o jeito do negócio ou a experiência.
O melhor dos mundos é conhecer o negócio do empresário a ponto de ele perceber que você se importa com ele, mesmo ele não sendo ainda o seu cliente ainda. E dessa forma você gera o pensamento: “imagina o que vai acontecer quando eu for cliente dele”.
Venda é fruto de uma estratégia
Se interesse pelo negócio do seu cliente, do seu público-alvo, pesquise.
Nunca tivemos tanta ferramenta e informação como temos hoje, o que falta é atitude.
Não existe falta de tempo, basta priorizar as coisas pois temos tudo na mão.
A importância do networking
Meu encontro com William para produção deste conteúdo, reflete a importância do networking.
Sempre trocamos informações, um está construindo e ajudando o outro a todo tempo. É fundamental criar essas conexões estratégicas, isso dá um ganho para o empreendedor contábil.
![imagem que represente pessoas conversando](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2021/03/pessoas-conversando.jpg)
Você vai economizar passos na sua caminhada, e não é sobre ser o mais veloz e sim como correr.
É preciso sair da sua caixinha e pensar de outras maneiras. O relacionamento é tudo, ele que constrói a venda.
Dica: Não adianta ser só consultivo na venda e não ser na prática, você tem que ser consultivo da porta para fora e da porta para dentro.
Com o digital o mundo perdeu os mapas, o dinheiro não está mais nas capitais, ele está espalhado.
As vendas são fruto de um contínuo processo de treinamento. Portanto, aprenda a vender para treinar outras pessoas, para isso existe muito conteúdo como esse e cursos disponíveis.
Não deixe para amanhã o que você pode aprender hoje!
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.