Anderson Hernandes ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR NOVA FASE DA CONTABILIDADE

ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR NOVA FASE DA CONTABILIDADE

Estive com Rosilda Camargo, que além de ser uma amiga, é uma empreendedora muito competente que tem feito a diferença no mercado contábil.

Neste conteúdo você vai conhecer um pouco mais da sua história e entender como ela mudou o mindset e conseguiu crescer 500% a sua empresa.

imagem que represente Rosilda trabalhando na nova sede
Rosilda mudou recentemente a sede da Emprework

Vamos começar falando sobre essa mudança da Emprework Contabilidade.

Ela mudou em novembro de 2020, foi para um lugar completamente diferente de onde ela estava.

Mudanças

Anderson: Por que no meio de tudo o que estamos vivendo ela resolveu mudar?

Rosilda afirmou: oportunidade. Tem uma coisa que sempre me marcou muito foi a frase: “O profissional está sempre pronto.”

Ela levou essa frase para a sua vida pessoal. Recebeu uma proposta de investimento – um investidor anjo – e topou a mudança.

Rosilda já sabia o que queria e estava pronta para essa oportunidade.

Desafios

As oportunidades vêm com responsabilidades, como é encarar essa nova fase?

Rosilda: O frio na barriga é grande, mas isso é um fator importante. E que acima de tudo, sou movida a desafios.

Indo para o mercado contábil ela teve muito contato com empreendedores com perfis diferentes.

Eu pergunto: será que ainda falta – de forma geral – essa vontade de fazer as coisas acontecerem no mercado?

Rosilda:  Falando do empresário contábil, sim. Falta muito.

Ela percebeu que muitos empreendedores ainda enxergam o mercado como contadores. Depois da graduação de contabilidade montam um escritório e ficam “servindo” o cliente.

imagem que represente Rosilda com capa de revista premiação ContaAzul
Falta essa visão de empreendedorismo e disposição para enfrentar mudanças

Falta vontade de ser empresário, se arriscar e ir além.

Empreendedor contábil

É comum no mercado contábil, ter pessoas reclamando, dizendo que o negócio não consegue evoluir, que está estagnado etc.

Anderson: O perfil do empreendedor influencia nesse aspecto?

Rosilda: Sim, totalmente, o seu cliente é o reflexo da sua empresa.

Você acaba atraindo o que transmite.

Ela chegou a essa conclusão com todas as mentorias que fez em 2019 e 2020.

Muitas vezes o empreendedor contábil tem medo de perder o cliente e se sujeita a uma série de regras que o cliente impõe, deste modo o cliente se torna dono do seu negócio. Por isso ainda existe?

Porque o contador ainda não é empresário.

Rosilda diz que sempre será contadora e ama o que faz, mas antes de ser contadora é uma empresária.

A mudança de chave

Seu produto é a contabilidade, para isso ela precisa da capacidade técnica para saber o que está vendendo, mas para oferecer um produto ela precisa ser empresária.

Ela disse que está há mais de 15 anos no mercado, mas só há dois que é uma empreendedora contábil.

Anderson: Qual foi esse ponto de virada?

Rosilda: Foi quando eu vi que faltava congruência, ou seja, falava algo para o cliente mas não tinha congruência, não agia como tal.

Ela tinha uma mentalidade fechada ( muito apegada a economias pequenas) e hoje se permitiu ser inserida em outro ambiente.

Anderson: Será que o ambiente que está inserida, como um todo, influencia positivamente o seu negócio?

Rosilda: Totalmente, isso faz toda a diferença.

Hoje estou inserida num grande e notável ambiente corporativo de Curitiba, isso é um diferencial.

imagem que represente foto Anderson com Rosilda
O cliente quer isso, ele quer ser grande igual a você

Quando se mostra grande, passa uma segurança para o cliente, que hoje pode ver que tudo que ela fala, é feito na prática e acima de tudo: ela não tem medo de arriscar.

Mesmo que esteja numa situação confortável, é preciso se provocar todos os dias para ir além.

É você que determina onde quer e onde pode chegar.

Vivenciar outros ares, em todos os aspectos, empodera e eleva o seu nível de visão de onde pode chegar e o que pode construir.

Inspire o seu cliente

Rosilda é consultora financeira, como todos nós contadores, e somos referência para nossos clientes.

Um cliente chega até você porque de uma forma ou de outra chamou a atenção e é uma referência para ele.

Como falar para meu cliente: cresça! Se eu não estiver nessa mesma sintonia de mudança?

Hoje ela diz que é mais que uma empresária contábil, é uma empresária aberta a negócios.

Superando as expectativas

Com isso a Rosilda passa a ter um outro networking que acaba a favorecendo.

Ela conhece outras pessoas e tem contato com outros níveis de negócio, que também favorecem o próprio negócio em si.

A pergunta é: onde você quer levar a sua empresa?

Você tem que se tornar alguém pronto.

Com tudo isso, Rosilda está analisando outras maneiras de criar um ecossistema e evoluir paralelamente à contabilidade.

Essa é uma tendência que as empresas contábeis estão seguindo: buscar entregar para o seu cliente mais que a contabilidade.

Anderson: Será que é algo que efetivamente faz diferença no futuro?

Rosilda: Isso já está acontecendo, hoje as contabilidades que não entregam algo além e não tem valor agregado ficam brigando por preço.

A crise de 2020 mostrou que preço não é um diferencial, é preciso um relacionamento com o cliente, oferecer algo a mais.

Em 2020, ela disse que focou muito na retenção dos seus clientes e isso gerou novos clientes.

imagem que represente cliente precisando de atenção do contador
Os clientes estavam carentes de atenção numa situação tão complicada

É preciso que seja condizente o que está ensinando no mercado com o que você faz, caso contrário fatalmente em determinado momento, isso ficará evidente.

Elevando o nível de profissionalismo

Ninguém está pregando a ideia de que existem empresas infalíveis, erramos e isso faz parte do jogo.

Mas sem erro não há crescimento, é um caminho.

Os contadores acabam tendo medo de bloquear serviços do cliente que não pagam, por exemplo, e isso não pode acontecer.

Se o cliente não paga, você não entrega, isso é simples!

A mudança não acontece da noite para o dia, tudo tem o seu tempo, mas você precisa ter ação e iniciar o processo com sequência.

Desafios pessoais vs profissionais

Todo empreendedor tem problemas, nossa vida não é um mar de rosas, temos problemas pessoais como todos, mas é preciso ser maior que isso.

imagem que represente Rosilda Camargo palestrando no Summit
O nível de profissionalismo tem que existir na sua vida e é preciso saber conciliar as coisas

Você não pode parar o seu negócio em razão de um problema, tem que aprender e traçar uma estratégia de como o negócio vai funcionar diante de determinada situação.

Muita gente para no tempo, quando tem que enfrentar alguma situação desafiadora, e o seu negócio não pode parar.

A sua vida não pode ser um processo de desculpas para que não evolua.

Seu cliente não tem culpa dos seus problemas, sua empresa tem que girar.

Quem se paralisa com o medo, fica para trás. Todo mundo enfrenta problemas, é preciso ter forças para atravessar e buscar um aprendizado.

É possível crescer em meio a uma crise, isso tem haver com execução, capacidade de gestão e visão de mercado.

Quando a crise começou em 2020 eu me debrucei para entender o cenário real do que estava acontecendo, ao invés de ficar me lamentando eu fui estudar.

E isso refletiu muito nos nossos resultados da Tactus Contabilidade.

O ano de 2020 foi muito mais estressante que o normal, e hoje temos um grau de maturidade maior e aprendemos a viver com essa situação.

imagem que represente Anderson e Rosilda conversando na visita da sede
Rosilda valorizou a sua empresa em 2020 em 500% e esse é o jogo!

A vida é isso: uma construção de troca e parcerias, tenha próximo de você pessoas que podem te influenciar para o bem.

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