A palavra estratégia está muito presente na minha vida e eu tenho buscado levar essa importância e mostrar esse significado para meus alunos.
A seguir você terá acesso a um material exclusivo e vai aprender como usar conteúdos de forma estratégica para gerar resultados de verdade.
Essa palavra “estratégia” é amplamente utilizada por muitos empreendedores, é unânime que temos que ter estratégia no nosso negócio, mas você sabe como funciona o pensamento estratégico? E como pode te trazer resultados diferenciados na sua produção de conteúdo?
Dentro deste contexto você vai entender que as coisas não são por acaso, que tudo é pensado e construído para acontecer dentro do marketing. E além disso, iremos disponibilizar para download o resumo desse conteúdo em formato de pdf.
É importante lembrar que o marketing não é uma ciência exata, com essa percepção você entende que sua estratégia deve ser construída dia a dia.
Isso faz uma grande diferença, essa construção é o pensamento estratégico e através disso você consegue evoluir nos seus resultados de maneira plena.
Redes Sociais
Vamos ver alguns passos para que você tenha resultados e informações práticas sobre o que fazemos aqui.
Seguindo as orientações poderá aumentar significativamente seus resultados.
Mas, ao falar sobre estratégias de conteúdo, temos que entender os conceitos primários que envolvem as redes sociais, esses conceitos devem ser respeitados, pois influenciam diretamente os resultados que poderá ter.
Você não é dono de nada nas redes sociais
Dentro das redes sociais você está em um terreno alugado, existe uma concessão para você estar ali.
Mas a qualquer momento a rede social pode mudar as regras do jogo e te tirar dali e isso acontece muitas vezes sem que você perceba.
A entregabilidade das redes sociais, do ponto de vista orgânico, tem diminuído com o passar do tempo. Isso acontece por uma simples razão: uma rede social em fase inicial tem poucos usuários e então o seu conteúdo é entregue para um volume significativo de pessoas. Mas, com o tempo, mais pessoas vão entrando e produzem conteúdos que passam a concorrer com muitos outros.
Com isso a entregabilidade do seu conteúdo cai, as pessoas se ligam com mais pessoas e seu conteúdo deixa de ser único.
Quanto maior o seu perfil é comum que o engajamento seja menor.
E como uma pessoa com perfil muito grande tem resultados se o seu engajamento é pequeno?
Ela tem um perfil gigante e distribui para um número pequeno de pessoas, mas esse grupo pequeno que se engajou com ela foram impactadas.
Você precisa crescer a sua rede social com as pessoas certas.
Algumas pessoas acabam ficando ansiosas para atingir os 10 mil seguidores do Instagram, que chegam a comprar seguidores.
Sabemos que essa é uma prática bastante comum, mas isso acaba atrapalhando o seu engajamento e consequentemente atrapalha a entrega do seu conteúdo.
É importante que você pense que você precisa respeitar as regras desse terreno alugado que é a rede social.
Como melhorar o engajamento?
Confira dicas práticas para isso:
- Conheça melhor seu público;
- Identifique quais tipos de publicação engajam;
- Que de CTA (Call to Action) que proporcionam engajamento;
- Avalie que tipo de coisa você testou e não funcionou e o que funcionou.
Algoritmo
Numa rede social somos “controlados” por aquilo que o algoritmo quer.
O algoritmo domina a rede social e passa por uma série de mutações para poder tornar a rede social mais inteligente.
Ele precisa ter aspectos visíveis para entender que o seu conteúdo é de valor e isso acontece através das reações sobre sua postagem, ações como salvar, interações, likes, encaminhamento e tempo gasto na publicação.
Uma dica para que as pessoas fiquem mais tempo na sua publicação é escrever o conteúdo da postagem – o texto abaixo da foto – em formato de copy.
A copy se trata de um conteúdo persuasivo e esse texto leva a pessoa a algum tipo de ação, que pode ser simplesmente o compartilhamento, mas que seja uma ação relevante para o seu conteúdo.
Você deve ajudar o algoritmo te ajudar.
Público
É essencial entender o seu público, você precisa conhecer plenamente e saber para quem efetivamente está falando.
Para saber isso , necessário um planejamento para definir uma linha editorial do que vai ser feito.
Quando você não sabe para quem fala acaba produzindo conteúdos muito dispersos e muitos contadores estão fazendo papel de coaching dentro da rede social, isso é um erro!
É preciso aprender a conduzir as coisas de acordo com a sua estratégia trabalhando o seu conteúdo de forma assertiva. Ao entender o seu público, você vai usar a melhor linguagem para ele, ou seja, falar a linguagem que as pessoas vão entender.
O contador muitas vezes quer publicar um vídeo para explicar um assunto e ao fazer isso explica de forma tão técnica que ele não conecta com pessoas leigas, ou seja, acaba falando para um outro contador.
Conexão
Para ter resultados você precisa criar um processo de conexão com o seu público-alvo. Como fazer isso?
Tudo importa, até mesmo o cenário onde irá gravar um vídeo, principalmente a linguagem que vai utilizar, os detalhes fazem diferença.
Quando você consegue que as ações ocorram nos primeiros minutos depois da sua postagem, isso faz uma grande diferença na entregabilidade do conteúdo.
Na Tactus Contabilidade, por exemplo, ao fazer uma postagem no feed nós divulgamos a postagem nos stories, para que aumente a entregabilidade.
A seguir você poderá ver alguns formatos de post que trazem resultados, confira!
Esses formatos são muito importantes, eles vão contribuir para quando você for patrocinar o seu conteúdo e decidir fazer isso de forma estratégica.
Quais são as fases para produzir conteúdo e ter resultados? Continue acompanhando!
Estratégia
Por que a estratégia é fundamental? Quando você tem ações sem um direcionamento estratégico, é o mesmo que fazer as coisas sem um propósito.
Ao você aprender o marketing contábil, você vai enxergar a estratégia dos outros e com isso você verá que às vezes,as pessoas não têm estratégia!
Essa análise é muito presente na minha vida, desde 2015 eu faço análise de canais no Youtube e para nossa última Imersão de Marketing fiz uma análise estratégica de canais que eu vinha acompanhando.
Portanto analisei sobre a performance de cada um.
Se for investir em vídeos, você precisa entender que as coisas precisam ter uma produção um pouco diferente do que você faz dentro do Instagram.
Vídeos
No Youtube você precisa entregar um vídeo de boa qualidade, com áudio e imagem melhores. O importante é ter seguidores conectados com a solução que oferece para converter clientes.
Equipamentos necessários
Para você começar a gravar conteúdos, é possível fazer excelentes produções hoje com um bom celular, porque além da gravação do vídeo, ele te permite mais flexibilidade.
Para quem está começando é importante ter paciência, pois não será da noite para o dia que terá resultados, por isso, o celular faz muito mais sentido, pois além de filmar ele entrega outras funções.
Cenário
Outro ponto importante são os cenários, como disse acima: a sua imagem fala tanto quanto suas palavras.
Tenha cenários estratégicos para gravar seus vídeos e se preocupe sempre com isso. O que está “atrás” de você pode passar uma mensagem para seu público, reforçando o que você está falando, pense nisso sempre.
Tudo é pensado e faz diferença, os detalhes vendem.
A cada vez que for fazer um tipo de produção pense que para cada uma que for fazer, existe o aspecto do que aquela rede social espera de você. A grande questão da produção de vídeo não são os equipamentos em si, muita gente compra todos equipamentos e não se sente confortável diante da câmera.
E se você não se sente confortável diante da câmera vai precisar treinar, se não fizer isso não terá resultado.
A nossa preocupação com o julgamento dos outros interfere diretamente no nosso sucesso.
Se ficarmos preocupados com isso, vamos frear o nosso sucesso. Você precisa fazer aquilo que te faz bem e que é bom para o seu negócio!
Entenda que: a forma como você vê a si mesmo, não é a forma como as pessoas te veem. Ou seja, quando as pessoas começarem a te ver e a estabelecer um contato com você, os resultados vão aparecer e você se sentirá mais motivado. Você sempre vai se deparar com críticas e tem que aprender a lidar com isso.
Assista aos conteúdos que produz e entenda que você não é um estranho(a), aprenda a gostar de si mesmo e pare de criar barreiras que acabam bloqueando seus resultados.
Dados estatísticos
É comprovado que o vídeo traz mais resultados no engajamento. Ou seja, as pessoas não se engajam com um texto como se engajam com um vídeo.
O vídeo influencia o processo de conversão muito mais do que qualquer outro meio. Em 93% das nossas conversões o nosso lead passou por um vídeo, em alguma fase do nosso funil de vendas, isso significa que o vídeo influenciou o processo de conversão.
Dicas práticas
Vamos conferir agora dicas práticas para fechar esse conteúdo incrível:
- Crie cenários diferentes para a produção de vídeo, isso é possível em um ambiente bem planejado;
- Reforce, com o seu cenário, a mensagem que quer passar ao seu público.
- Tenha estratégia;
- As pessoas se conectam com a realidade, seja você mesmo e não um personagem;
- Sempre pense no que rede social que escolher espera de você;
- Treine para se sentir confortável diante a câmera;
- Faça stories no Instagram, de forma natural, não se preocupe em vender: treine;
- Enfrente seus medos, vire essa chave;
- Você pode postar vídeos que sejam editados ou de corte seco (sem edição), se forem bem produzidos, os dois terão resultados;
- Não invista pesado em equipamentos no início, com um bom celular + microfone + tripé e iluminação circular, você terá bons resultados;
- 50% do nosso público é no Youtube através do celular, ao falar de vídeo é preciso considerar tudo.
Para produção de conteúdo é muito importante ter um planejamento.
Na Tactus Contabilidade, nós temos uma trilha de planejamento, desde o início temos um roteiro que engloba todo o caminho e fazemos essa organização através de uma ferramenta chamada Trello.
Eu uso a estratégia de acompanhar sempre influenciadores e procuro ideias para produzir os conteúdos. Adaptar suas ideias para o seu público é essencial.
Metrificação de resultados
E por fim, é muito importante fazer a medição de resultados. Você precisa avaliar as métricas disponíveis dentro do Instagram e do Youtube.
Com esses números você pode ver quais publicações mais geram resultados, pessoas que mais interagiram e depois consegue fazer a leitura e isso te dá subsídios para entender quais conteúdos faz sentido produzir.
Existe um site que chama Socialblade, trata-se de um site totalmente gratuito que mostra dados estatísticos e análise das mídias sociais e a partir dele, é possível entender se sua estratégia está fazendo sentido, fora estratégia de conversão de clientes.
É essencial analisar o tempo todo para alinhar sua produção com o objetivo principal e metrificar o seu negócio.
Se você pretende usar conteúdos para gerar clientes contábeis esse é o caminho!
Siga as instruções a seguir e com certeza você terá bons resultados. Acesse agora o resumo do nosso conteúdo:
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